Michael Fassbender e Daniel Day-Lewis são os reis do Metacritic

Um estudo recente da Vox concluiu que Fassbender e Day-Lewis são os atores ligados a filmes com melhor média no Metacritic. Brevemente em “Phantom Thread”, Daniel Day-Lewis lidera isolado com uma média de 73 em 100.

A indústria cinematográfica queixa-se dos sites de classificações. Afinal, uma péssima avaliação no Metacritic, Rotten Tomatoes ou IMDb pode afastar alguns espectadores das salas de cinema. Um estudo recente da Vox analisou os dados da plataforma Metacritic, onde os filmes são avaliados até 100 de acordo com críticas. Na escala de 0 a 100, a partir de 61 o Metacritic considera os filmes com uma avaliação favorável, garantindo-se como aclamados a partir de 81/ 100.

Embora estas avaliações não sejam uma ciência exata, variando a apreciação de um filme de pessoa para pessoa, de críticos para espectadores, é impossível não consultar os resultados do estudo com curiosidade. No entanto, importa também compreender que uma média mais alta não significa necessariamente maior qualidade por parte dos atores. Há bons atores com carreiras irregulares, ou escolhas de projetos contestáveis.

Lê Também:
20 Papéis ignorados pelos Óscares na última década

Ora, de acordo com o estudo ninguém escolhe projetos como Daniel Day-Lewis. Esta aceção conduzirá sempre à velha história do ovo e da galinha. É Day-Lewis que tem o toque de midas com o seu talento, ou nem por isso? Uma mescla de fatores, naturalmente. O ator de 60 anos, que teoricamente terá em “Phantom Thread” o seu último papel, bate toda a concorrência com uma média de 73. No Metacritic, os filmes do ator com melhor classificação são “Haverá Sangue” (93) e “Lincoln” (86).

Michael Fassbender surge logo depois com uma média de 69. Analisando apenas o sexo masculino, é John C. Reilly quem fecha o pódio com 66. Entre as atrizes, destaque máximo para Carey Mulligan, com uma média de 70. “A Propósito de Llewyn Davis” (93) e “Uma Outra Educação” (85) foram os trabalhos melhor avaliados da atriz. Tilda Swinton e Marion Cotillard surgem empatadas (média de 68 para ambas).

Curioso é também constatar o upside down. Rob Schneider é o rei no pólo oposto – média de apenas 30 em 100. Seguem-se Jennifer Love Hewitt (32), Adam Sandler (36), Ashton Kutcher (37), Jessica Alba (38) e Katherine Heigl (39).

Phantom Thread | Vai Daniel Day-Lewis manter a média no Metacritic?

Algum destes dados te surpreende? Esperavas ver outro ator e atriz na liderança? Costumas considerar fiáveis as avaliações no Metacritic?

Miguel Pontares

Licenciado em Comunicação Empresarial, estudou ainda Escrita de Argumento para Cinema e Televisão. É um dos autores do blog Barba Por Fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *