Novo concorrente do ChatGPT traz funcionalidade inovadora
A Inteligência Artificial chegou para ficar! Depois de o ChatGPT ter dados os primeiros passos, seguiu-se o Gemini. Porém, há um novo player neste atrativo mercado: o Metis, da Amazon.
Sumário:
- ChatGPT e Google Gemini vão, ao que tudo indica, receber mais um concorrente no campo da Inteligência Artificial;
- Trata-se do Metis, um produto da gigante Amazon; que vai introduzir uma novidade que nenhum dos rivais consegue executar;
- Estamos a falar da possibilidade de ir “buscar” informações fora do escopo em que foi treinado, uma ferramenta inédita.
Não há qualquer dúvida de que a Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar por completo a tecnologia e o mundo em que vivemos. Depois da chegada do ChatGPT da OpenAI e do Gemini, da Google, há mais um player que está prestes a entrar neste mercado de muitos milhões. Assim, a gigante do comércio online, Amazon – que também detém um dos principais serviços de streaming, a Prime Video – prepara-se para expandir a sua atuação no campo da IA com uma nova e poderosa ferramenta.
De acordo com informações avançadas pelo Business Insider, a Amazon está a desenvolver um chatbot de IA, conhecido internamente como Metis. Este novo chatbot, tal como o rival, estará disponível via browser e vai funcionar com base no modelo de linguagem de grande escala de IA da Amazon, chamado Olympus. Assim, ao que tudo indica, o Metis será capaz de gerar respostas tanto em texto quanto em imagem, fornecer links de origem, sugerir perguntas adicionais e criar imagens.
A grande diferença do Metis para o ChatGPT
Além disso, a Amazon planeia utilizar o método RAG (geração aumentada de recuperação) para o Metis. Desta forma, vai permitir que que o chatbot não se fique apenas pelos dados com que foi treinado. Vai também procurar informações externas de forma a proporcionar respostas mais atualizadas, algo que nenhum dos outros modelos tem capacidade de executar.
Mas não é tudo! O Metis – qual Alexa! – vai também realizar tarefas como acender luzes ou reservar voos, segundo a mesma publicação. Esta nova iniciativa da Amazon no campo da IA promete não só rivalizar com as tecnologias existentes mas também abrir novas oportunidades para melhorar a vida dos seus clientes.
O que achas desta novidade? Costumas recorrer ao ChatGPT ou ao Google Gemini?