Este clássico com Michelle Yeoh venceu 3 Óscares e chega à TV nesta semana
Com “Wicked” quase a chegar aos cinemas nacionais, a presença de Michelle Yeoh faz-se sentir na televisão portuguesa com a estreia de “Memórias de uma Gueixa”.
Realizado por Rob Marshall (“A Pequena Sereia“), “Memórias de uma Gueixa” fez história em 2005 ao explorar um período da história japonesa pouco conhecido pelas audiências ocidentais, o que lhe valeu a conquista de 3 estatuetas douradas na cerimónia dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A longa-metragem contou com um elenco de luxo liderado por Michelle Yeoh, e com a participação de nomes como Ziyi Zhang, Ken Watanabe, Suzuka Ohgo e Togo Igawa.
“Memórias de uma Gueixa” estreia na televisão portuguesa no dia 28 de novembro, quinta-feira, pelas 19h40, através do AMC.
Qual a história de “Memórias de uma Gueixa”?
O filme dá a conhecer a história de Nitta Sayuri, uma jovem japonesa que abandona a sua vida numa pequena aldeia costeira após ser vendida para a servidão, acabando por se tornar numa das Gueixas mais populares da história do Japão. Decorrendo na década de 20, “Memórias de uma Gueixa” explora ainda a jornada de crescimento da pequena Sayuri, acompanhando a forma como se integra na sociedade, o seu novo papel como Gueixa e a forma como interage com a sua nova clientela.
De onde conheço Michelle Yeoh?
Michelle Yeoh é conhecida do grande público não só pela sua participação neste clássico de Hollywood, mas também por protagonizar “O Tigre e o Dragão”, “Mistério em Veneza”, a comédia “Asiáticos Doidos e Ricos” e “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo“. Este último estreou em Portugal a 7 de abril de 2022, onde angariou 350 mil euros e rendeu à atriz o seu primeiro Óscar de Melhor Atriz Principal.
Atualmente Michelle Yeoh prepara-se para regressar ao grande ecrã com “Wicked“, filme protagonizado por Cynthia Erivo e Ariana Grande com estreia marcada para 5 de dezembro.
O que diz a crítica sobre o filme?
Com uns surpreendentes 35% de aprovação no Rotten Tomatoes, a crítica não parece ter sido muito convencida pelo resultado final do projeto. Peter Debruge, da Premiere Magazine, revela que “A abordagem de Marshall é simultaneamente acessível e exótica, uma introdução de cortar a respiração que expõe sem estragar um mundo de mistério cuidadosamente guardado”. Já Zadie Smith, do Daily Telegraph, constata na sua análise que “‘Memórias de uma Gueixa’ fere o coração e o cérebro com a sua monotonia esmagadora, diálogos inertes e sub-humanos e a tentativa calculada de Marshall de nos vender mais um conto de fadas de Hollywood sobre prostituição”. Por sua vez, Andrew Sarris, do Observer, afirma que “O tema continuou a ser suficientemente interessante para que este americano provinciano aceitasse e, em última análise, gostasse do romantismo do filme, mesmo com o seu final feliz resignadamente cansado”.
Já conhecias este grande filme com Michelle Yeoh?