Microsoft: Utilizadores perdem acesso à plataforma, incluindo bancos e companhias aéreas
O ‘apagão’ global da Microsoft provocou um verdadeira caos um pouco por todo o mundo e Portugal não está a ser exceção.
Sumário
- É o assunto do momento em todo o mundo: a falha global da Microsoft está a provocar limitações em vários setores;
- Companhias aéreas, grupos de media e vários bancos estão com os servidores em baixo por uma deste ‘apagão’;
- Em Portugal há constrangimentos no Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa e serviços de telecomunicações como Vodafone, MEO e NOS estão a enfrentar problemas.
O mundo acordou na sexta-feira, 19 de julho, com a Microsoft em baixo, num ‘apagão’ global que está a afetar utilizadores em todo o mundo, incluindo bancos companhias aéreas e de media. Isto aconteceu logo após a empresa ter afirmado que estava a resolver um problema que afetava o acesso às aplicações e serviços do Microsoft 365. Embora a Microsoft tenha assegurado que a situação estava a ser corrigida, a verdade é que os relatos de interrupções continuam a ‘disparar’ a nível global.
Por apurar continua o motivo e a extensão do problema. Até ao momento, o governo britânico garante que não há indícios de que possa estar em causa um ciberataque. Ainda assim, o site DownDetector, que monitoriza interrupções na Internet relatadas pelos utilizadores, registou problemas crescentes nos serviços da Visa, ADT Security e Amazon, além de companhias aéreas como a American Airlines e a Delta. Agências noticiosas, incluindo a ABC e a Sky News, foram incapazes de transmitir nos seus canais de televisão e rádio e relataram o encerramentos súbitos dos computadores com o sistema operativo Windows.
O cenário em Portugal
No que diz respeito aos aeroportos portugueses, fonte oficial da ANA assegurou ao Observador que nenhum sistema está comprometido. Contudo, como revela a mesma publicação no Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, já se formam filas, pois companhias aéreas como a Ryanair estão a realizar check-ins manualmente. Apesar disso, até ao momento, não há registo de qualquer cancelamento de voos.
Além disso, mostra o mesmo site, serviços de telecomunicações como Vodafone, MEO e NOS estão a enfrentar problemas. Além disso, há dificuldades na utilização de serviços Microsoft, incluindo Microsoft365, Teams e Azure. Também foram reportadas falhas nos serviços do banco Santander Portugal.
Estás a ser afetado de alguma forma?