Miguel Gomes: As Curtas-Metragens | Passatempo MHD

 

A Magazine.HD e o Curtas Vila do Conde, em parceria com a FNAC, têm  para oferecer exemplares deste fantástico DVD

 
[tab name=”Curtas-Metragens Miguel Gomes Vol.2″]

 

FICHA TÉCNICA

  • Realização: Miguel Gomes
  • Site: www.curtas.pt
  • Curtas-metragens: “Entretanto”; “Inventário de Natal”; “31”; “Kalkitos”; “Cântico das Criaturas” e “Redemption”

 

miguel gomes

 

 

SINOPSE

ENTRETANTO
PT, 1999, 25′

Pais e professores ausentaram-se. 
Entretanto, dois rapazes e uma rapariga formam um trio amoroso. Rui, Nuno e Rita atravessam três espaços e tempos para poderem ficar a sós: jogo de futebol, festa com piscina, praia. Equilíbrio instável, o trio está demasiado próximo do triângulo. 
Entretanto é o tempo da suspensão. Dos gestos, da comunicação, da linguagem. A impotência resulta da falta de consciência para estruturar os sentimentos e de uma linguagem que permita comunicá-los. Só se pode conjecturar: Rui ama Rita, Nuno ou o jogo? Nuno ama Rita e está dependente de Rui? Rita, passiva dona do jogo, amará alguém? Dela, figura axial do trio, só sabemos que fecha os olhos para se refugiar numa interioridade etérea – as nuvens são a realidade, Entretanto é o intervalo que as suspende.

INVENTÁRIO DE NATAL
PT, 2000, 23′

É dia 25 de Dezembro, em meados dos anos 80. A família reúne-se em casa dos avós por entre reposteiros vermelhos na janela que dá para a marquise, relógios de pêndulo, cadeiras com assentos em vime e um presépio enorme. Não há um destaque individual, interessa apenas o retrato de grupo constituído por quatro gerações e dois cães.

31
PT, 2001, 27′

«Esta é a pega da pancada da direita. Para a executarmos, sabendo que a bola vem para a direita, vamos naturalmente levar a raquete atrás. Com o ombro esquerdo virado para mim, que é donde vem a bola… Naturalmente, avançam o vosso pé esquerdo e vão executar a pancada».

KALKITOS
PT, 2002, 19′

Um rapaz que aparenta uns 20 anos pede para jogar à bola com miúdos pequenos. Os miúdos acham estranho e perguntam-lhe a idade. Quando responde, «tenho dez», é alvo de troça da pequenada. Afasta-se, só e condoído. Mas irá encontrar outros meninos diferentes, como ele…

CÂNTICO DAS CRIATURAS
PT, 2006, 24′

Assis, 2005: 
Um trovador percorre as ruas da cidade natal de S. Francisco cantando e tocando o Cântico do Irmão Sol ou Cântico das Criaturas, texto que S. Francisco redigiu no Inverno de 1224. 
Bosques de Umbria, ano de Mil Duzentos e Doze: Durante uma pregação aos pássaros, S. Francisco desfalece subitamente. Reanimado por St. Clara, o santo parece estranhamente ausente e sem memória.
Quando a noite cai, os animais da floresta cantam em glória a Francisco. Mas esse amor cantado começa a gerar um sentimento de posse, um desejo de exclusividade, ao qual habitualmente chamamos de ciúme.

REDEMPTION
PT/FR/DE/IT, 2013, 25′

No dia 21 de Janeiro de 1975, numa aldeia no norte de Portugal, uma criança escreve aos pais em Angola para lhes dizer como Portugal é triste. No dia 13 de Julho de 2011, em Milão, um velho recorda o seu primeiro amor. No dia 6 de Maio de 2012, em Paris, um homem diz à filha bebé que nunca será um pai de verdade. Durante um casamento no dia 3 de Setembro de 1977, em Leipzig, a noiva luta contra uma ópera de Wagner que não lhe sai da cabeça. Mas onde e quando estes quatro pobre diabos começaram à procura da redenção?

miguel gomes

Nascido em Lisboa, em 1972, Miguel Gomes estudou Cinema e trabalhou como crítico para a imprensa portuguesa até ao ano 2000. O cineasta faz parte, juntamente com outros realizadores portugueses, da denominada “Geração Curtas”, um momento central da história do cinema português contemporâneo, na transição de século, que abriu as portas a uma nova geração de cineastas muito jovens e que são a cara do cinema português de hoje. O realizador desde cedo mostrou a sua iconoclastia, reinventando-se a si mesmo em cada filme novo e forjando um método de trabalho coletivo, atento às imprevisibilidades da rodagem. Esse método foi apurado e é uma das mais visíveis características de “As Mil e Uma Noites”, cujo primeiro volume estreia este mês nas salas de cinema.

Consulta aqui as restantes datas de lançamentos DVD, BD e BD3D.

 

Lê Também:   Esta obra prima de Copolla foi um surpreendente Flop e quase arruinou a sua carreira

[/tab]

[tab name=”Passatempo”]

MIGUEL GOMES: AS CURTAS-METRAGENS | PASSATEMPO MHD

A Magazine.HD e o Curtas Vila do Conde, em parceria com a FNAC, têm para oferecer 3 exemplares deste fantástico DVD.

Para te habilitares a ganhar um destes prémios, apenas é necessário:

  • Ser FÃ da página do FACEBOOK da Magazine.HD
  • Estar inscrito na NEWSLETTER da Magazine.HD (se ainda não estás inscrito, podes registar-te no rodapé desta página).
  • Preencher os dados adiante requeridos até dia 26 de outubro incluindo a resposta às seguintes 2 PERGUNTAS:
  1. Diz-nos o título da rubrica Magazine.HD dedicada às estreias cinematográficas em Portugal. Pode ser útil a consulta desta nossa página.
  2. Qual o nome do filme de Miguel Gomes selecionado para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, nos Óscares? Pode ser útil a consulta deste seu artigo.
  • Código: MHD_DVD_MIGUEL_GOMES

 

MIGUEL GOMES: AS CURTAS-METRAGENS | JÁ EM DVD

 

Lê Também:   Esta obra prima de Copolla foi um surpreendente Flop e quase arruinou a sua carreira

LISTA DE VENCEDORES

Luís Filipe Cardiga Santos
Nuno Filipede Sá Coutinho Tancoso Santos
Daniela Charrua

IMPORTANTE

  • Para a atribuição de qualquer dos prémios, designadamente Ingressos, dvds, blu-rays, cds, jogos ou livros, serão apenas consideradas participações válidas, aquelas que tenham os dados pessoais solicitados, além da indicação das respostas certas.
  • Entre as respostas certas, será premiado o primeiro e último participante, e os demais de forma equitativa em função do nº de respostas e do nº de ofertas ou convites a atribuir, sendo que só é válida uma participação por pessoa.
  • A lista dos vencedores será anunciada no Facebook e publicada no nosso Site.
  • Os vencedores serão contactados por e-mail.
  • Salvo indicação expressa em contrário, os portes de envio não estão incluídos.
  • A participação neste passatempo pressupõe que o seu titular aceita lhe seja enviada a nossa newsletter informativa e de aviso sobre outros passatempos.

[/tab]

[end_tabset]