Minecraft (PS4) | Análise

 

 minecraft_ps4  

  • Editora: SCEE
  • Produtora: Mojang
  • Plataformas: PS4, PS3, XBox One, Xbox 360, PC

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Minecraft é um dos grandes fenómenos dos últimos anos. Uma ideia base que pode parecer demasiado básica para viciar, mas que vergou um mundo de jogadores a começarem a escavar, procurando os melhores materiais para depois construírem o que quiserem. Mas como conseguiu esta ideia vergar todo um mundo? Porque toda a ideia, para além de viciante e sem limites, está executada de forma perfeita.

Em primeiro lugar, para todos os que nunca jogaram Minecraft, devemos salientar os vários tutoriais nesta versão, bem preparados para que tudo se torne fácil. É nestes tutoriais que percebemos que Minecraft é mais do que apenas “cavar” e “construir”. Inimigos, desafios e um ilimitado conjunto de possibilidades que nos levam a perceber que apenas a nossa criatividade é o limite. Minecraft é um jogo que apenas acaba quando nós o quisermos.

minecraft metal gear

Nesta análise vemos as diferenças entre as anteriores versões e as novas versões para as novas consolas, neste caso a PS4. O que salta de imediato à vista é a velocidade e fluidez que Minecraft consegue ter na nova consola da Sony. Sem quebras, Minecraft tem agora 37 vezes mais espaço disponível para construção quando comparado com outras versões. O resultado é um mapa sem barreiras e com uma visão global que nos demonstra a magnitude deste mapa. Basta subirmos uma montanha e olharmos à nossa volta para percebermos, com uma palpável sensação de dimensão, as possibilidades que nos rodeiam.

Na jogabilidade também se notam melhorias, sendo mais fácil fazermos o que desejamos. A jogabilidade é mais inteligente ao perceber o que queremos e mesmo que as pequenas melhorias possam parecer quase irrelevantes, quando ficamos horas e horas a construir, percebemos que acabamos por ganhar alguns minutos. Tanto em termos gráficos como na parte sonora, as melhorias existem, mas não têm tanto impacto na experiência que é jogar este magnífico jogo de construção. Aqui o que nos dará prazer é vermos a nossa imaginação a transformar-se em algo visível, quer seja uma casa ou outro local qualquer. O prazer está em precisarmos de um material e conseguirmos encontrá-lo após enfrentarmos vários perigos. E claro, também existe prazer em parar e ver tudo o que já foi construído por outros jogadores. Um verdadeiro mundo de criatividade e trabalho de vários meses ou anos.

minecraft_

Nesta versão PS4, temos a possibilidade de dividir a nossa televisão em 4 e jogarmos com mais três amigos ou irmos para a componente online onde o jogo suporta até oito jogadores ao mesmo tempo. Imaginem as possibilidades…

minecraft balamb

Não existe muito mais para falar sobre este jogo. A sua fama e o número de fãs que continua a ter ao fim de cinco anos demonstra a qualidade desta obra que pode parecer estranha para quem nunca jogou. A sensação de enfrentar um perigo, sabendo que podemos perder os materiais que acabámos de encontrar, é uma poderosa emoção que desperta o nosso instinto de sobrevivência, e quando o perigo é partilhado e ultrapassado com amigos, ainda melhor. Poucos jogos nos levam a continuar, infinitamente, a jogar com prazer. Minecraft consegue-o. Ficamos mais ambiciosos, queremos melhores materiais, enfrentamos inimigos mais poderosos, escavamos em locais mais isolados. Minecraft pede a nossa superação e consegue-o, sendo um jogo difícil de largar.

minecraft monumento

Esta nova versão, aqui testada na PS4, é a melhor versão de Minecraft. O tempo que estará na vossa consola será definido por cada jogador, pois uns irão adorar, outros nem por isso. Para uns serão dias bem pensados, para outros serão meses, e para alguns serão anos. Um fantástico jogo no qual é difícil encontrar pontos fracos. Uma grande aquisição para a nova consola da Sony.

 

Pontos fortes:

  • A criatividade é o nosso limite
  • Mais rápido, melhor jogabilidade
  • Área muito maior
  • Um jogo diferente de qualquer outro

Pontos fracos:

  • (Estamos à procura, mas até agora, nada de relevante)

LP

 


Também do teu Interesse:


Lê Também:   Este popular jogo da PlayStation recebe crossplay com o novo lançamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *