Hayao Miyazaki vai construir santuário natural para as crianças
Miyazaki quer tornar reais as suas visões encantadoras, com a criação de um santuário que pretende juntar crianças e natureza no sul do Japão.
Lê também: Hayao Miyazaki irá realizar curta de animação em computador!
O lendário animador japonês – que é também um reconhecido ambientalista e defensor das causas sociais – está a investir 2,5 milhões de dólares do seu próprio dinheiro no projeto, cujo objetivo é incentivar as crianças a valorizar a natureza através do contato direto, isto é, através dos seus cinco sentidos.
Com conclusão prevista para 2018, na remota ilha de Kume (situada a cerca de 90 quilômetros a oeste de Okinawa) as instalações serão construídas no meio de uma floresta virgem, tendo o cuidado de integrar os edifícios dentro do cenário natural. O dormitório de dois andares, que poderá acomodar até 30 crianças, irá ocupar o espaço de um antigo parque infantil abandonado, numa pequena clareira, doada pela cidade de Kumejima para o projeto. A população local está também a ser consultada em relação à sua futura gestão.
Desde a sua estreia como realizador, com “O Castelo de Cagliostro” (1979), passando pelo filme vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação, “A Viagem de Chihiro” (2000), até ao seu último trabalho “As Asas do Vento” (2014), que a ligação entre a humanidade e a natureza, particularmente o sentimento de deslumbramento pelo mundo natural na infância, e a sua perda iminente, são temas recorrentes das obras de Miyazaki.
A construção da utopia de Miyazaki começa em abril de 2016.