Mortal Kombat X (PS4) | Análise

 

 Mortal-Kombat-X-PS4  

  • Editora: Warner Bros.
  • Produtora: NetherRealm Studios
  • Plataformas: PS4, Xbox One

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Lembro-me de quando o primeiro Mortal Kombat foi lançado para a Mega Drive da Sega. Foi, inevitavelmente, um dos jogos mais falados do momento devido à sua violência.  Essa violência deixou, aos poucos, de ser chocante, mas a saga tentou sempre avançar na força dos seus visuais, mostrando cada vez mais, sendo cada vez mais chocante. Mortal Kombat X é o mais violento MK feito até hoje, mas é também o melhor Mortal Kombat alguma vez feito.

Nota-se que Mortal Kombat X não quer apenas melhorar, quer também mudar algumas coisas. Com 8 personagens novas e com as já conhecidas a apresentarem golpes novos e algumas mudanças de características menos importantes, Mortal Kombat X continua a renovação da saga no sentido certo. Uma das mudanças da saga está na sua história, e aqui talvez esteja a maior controvérsia, pois este enredo não encaixa no que estamos habituados. Mortal Kombat X apresenta um enredo mais pessoal, focando nas ligações entre personagens, explorando, mesmo que de forma muito rápida, temas como a amizade e a confiança, deixando de ser apenas um jogo de violência pura no seu enredo. Apesar de ainda não ser um enredo muito convincente, devido ao que depois acontece nos combates, a verdade é que este pode ser um bom caminho para a saga e apenas podemos apontar o dedo para o facto de não ser uma narrativa fácil de se seguir se forem novos na saga e não conhecerem as personagens.

Com uma campanha que vos demorará umas oito horas, Mortal Kombat X cria a sua identidade, mas mesmo que a história fosse inexistente, o prazer do jogo estaria presente nas lutas, que aqui é o que interessa. E é assim que passamos para a jogabilidade, intuitiva, sem grandes falhas e que se alia de forma perfeita com a parte gráfica do jogo. Sem quebras, a fluidez dos movimentos dos personagens é de salientar, dando a sensação de continuidade dos golpes quando começamos a dominar o jogo. O resultado é algo credível ao fim de algumas horas, dependendo da nossa perícia.

mortal-kombat-x

A isto alia-se um design interessante nos cenários, com boa qualidade gráfica e muita vida, e ainda personagens bem detalhadas. Infelizmente algumas personagens não estão tão bem criadas graficamente quando comparadas com outras, o que é de estranhar e que se nota facilmente nos combates e nos menus.

Mortal Kombat X traz de volta a barra de stamina, obrigando os jogadores a pensar no que fazer em vez de “disparar” todos os golpes possíveis o mais rapidamente possível. Com isto o combate torna-se mais estratégico, com momentos em que temos de abrandar o ritmo e recuperar a nossa personagem para depois executar um poderoso golpe. Tal noção é mesmo muito bem vinda e dá qualidade ao jogo porque nos níveis mais difíceis, teremos de saber quando atacar, quando defender e quando recuperar energia.

mortal kombat x

Outra novidade, e que melhora bastante o jogo, é a possibilidade de variações no estilo de combate. Cada personagem tem três variações possíveis, quer seja invocar algo ou alguém para nos ajudar durante a luta, ou até alterar os golpes disponíveis, entre um leque de golpes mais ofensivos ou outros mais defensivos. Tudo isto ajuda à estratégia que já mencionámos e se quiserem dominar este jogo, terão de antecipar estas alterações.

A seguir vem o multiplayer, em que Mortal Kombat continua muito bem. Vários desafios, cheios de diversidade, quer seja ao percorrer os combates até chegarmos ao fim de uma torre, ou tentarmos ganhar pontos para o clã de certas personagens. Se misturarmos tudo o que temos para fazer com as variações que cada combatente tem, então Mortal Kombat tem mesmo muito para nos entreter durante muito tempo. E claro, não podemos esquecer as Fatalities, cada vez mais violentas, sendo cada vez mais a imagem de marca da saga.

Mortal Kombat X ainda pode melhorar em muitos aspetos, mas é, claramente, o melhor Mortal Kombat alguma vez feito, sendo atualmente o grande nome nos jogos de luta. Se gostam deste género, MKX é o jogo a ter!

Pontos fortes:

  • Variações nos modos de combate das personagens
  • Excelente design
  • Jogabilidade e fluidez de topo

Pontos fracos:

  • Alguns personagens têm a qualidade gráfica de outros
  • O enredo não consegue ser importante para quem está a jogar

 

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

LP

 

Luis Pinto

Developer de videjogos e inteligência artificial - Autor do canal Luís Pinto - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Luis Pinto has 827 posts and counting. See all posts by Luis Pinto

0 thoughts on “Mortal Kombat X (PS4) | Análise

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *