Crédito editorial: Gulf MG / Shutterstock.com (ID: 2480016911)

Mosquitos adoram-te no verão? Este é o motivo

Mosquitos e verão. Duas palavras que, juntas, podem transformar uma noite quente e tranquila num concerto de zumbidos e comichões.

Por que será que estes pequenos invasores zumbidores parecem sempre ter um “tipo” preferido? E se te dissesse que a culpa não é só do azar?

Lê Também:
Este é o eletrodoméstico mais perigoso deste verão

O mistério está na pele

Mosquito
Mosquito Aedes albopictus © Zidan Basory via Shutterstock, ID 2388508261

É verdade: não é imaginação tua. A ciência confirma que os mosquitos têm inegavelmente preferências — e tu podes muito bem ser o equivalente a um rodízio de picanha voador para eles. Segundo a revista cientifica PLOS ONE, a explicação não está só no tipo de sangue, como muita gente pensa, mas sim no conjunto de compostos químicos que libertamos pela pele. Entre os principais culpados? Os ácidos carboxílicos.

Estes ácidos, produzidos pelas bactérias que vivem naturalmente na nossa pele, são altamente apelativos para os mosquitos. Assim, os mosquitos fêmeas usam recetores olfativos para detetar odores humanos, como o ácido láctico e os ácidos carboxílicos — elementos que os ajudam a decidir quem será o jantar.

Além disso, o dióxido de carbono (CO₂) que exalamos é uma espécie de GPS para os mosquitos. Assim, pessoas com metabolismo mais acelerado (como grávidas ou atletas) exalam mais CO₂, tornando-se alvos prioritários. E, sim, vestir roupa escura também ajuda os bichos a encontrar-te mais facilmente, tal como relata a National Geographic Portugal.

Lê Também:
Não deites fora as cascas dos ovos, faz isto primeiro

Não és tu, são as tuas bactérias

Cuidados Pele Tecnologia tecnologias
Foto de Shiny Diamond, via © Pexels

De acordo com um estudo do NIH, a concentração e o tipo de compostos presentes na pele de uma pessoa são determinantes para atrair mosquitos. Curiosamente, pessoas com uma diversidade microbiana menor na pele tendem inegavelmente a atrair mais picadas. Ou seja, um ecossistema de bactérias equilibrado pode atuar como repelente natural.

Outro fator é o ácido láctico, libertado com o suor. Este composto, especialmente quando combinado com o calor corporal, atrai intensamente os mosquitos. Portanto, se és daqueles que transpira com facilidade, estás a emitir um convite olfativo involuntário ao festim.

Os mosquitos são seletivos e consistentes — se eras o prato preferido no ano passado, a má notícia é que vais continuar a sê-lo. Assim, a nossa composição química da pele é estável ao longo do tempo, e isso faz com que continuemos a atrair os mesmos mosquitos de forma consistente. Se quiseres encontrar uma maneira simples de te livrares destes diabretes podes ver a solução aqui.

E tu? És do grupo dos picados ou dos intocáveis? Conta-nos nos comentários.



Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *