TVCine Edition comemora o Dia de Portugal com 6 filmes nacionais
O canal TVCine Edition volta a comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com filmes nacionais. Assim, há seis filmes recentes em estreia na televisão para veres.
A saber, as obras a exibir são: “Arrabalde” (2022, Frederico Serpa), “Na Mata dos Medos” (2024, António Borges Correia), “Nome” (2023, Sana Na N’Hada), “O Melhor dos Mundos” (2024, Rita Nunes), “Mãos no Fogo” (2024, Margarida Gil) e “Os Papéis do Inglês” (2024, Sérgio Graciano).
Arrabalde, para começar o Dia de Portugal
O Dia de Portugal no TVCine Edition começa logo de manhã pelas 11h com a estreia do filme “Arrabalde”. A obra conta no elenco com nomes como, por exemplo, Luís Miguel Cintra, Mário Abel, Gonçalo Botelho, Valerie Braddell, Manuela Couto, Cândido Ferreira, Pedro Lacerda ou Manuel João Vieira numa primeira realização de Frederico Serpa que tem alguns trabalhos anteriores enquanto ator.
Em “Arrabalde” assistimos à história de dois amigos que dão um passeio de bicicleta pela cidade onde testemunham vários episódios. Ao cair da noite, são postos à prova. O filme trata-se de um retrato de uma cidade para retratar todas as outras.
Na Mata dos Medos, um filme de “bastidores”
O especial “Dia de Portugal” continua às 12h20 com a exibição de “Na Mata dos Medos”. Um filme de António Borges Correia com Anabela Brígida, Joana Bárcia, Cláudio da Silva, Gustavo Alves, João Amaral, entre outros.
“Na Mata dos Medos” aborda a história de uma realizadora de cinema, Alice (interpretada por Anabela Brígida), que é recém-viúva. Com um filme em mãos por fazer, agarra-se a uma estrutura frágil e em risco de ruir: um filme-ensaio, sobre os primeiros amores, ainda sem financiamento. Neste filme, assistimos a uma metamorfose onde a ficção do filme de Alice se confunde com o “corpo” de “Na Mata dos Medos”. O filme venceu o Prémio do Público na última edição do FESTin.
O filme tem já repetições marcadas para sábado 14 de junho às 9h10 e domingo 15 de junho às 6h25, igualmente no TVCine Edition.
As marcas da Guerra Colonial em Nome
Pelas 13h50 o especial “Dia de Portugal” prossegue então com a exibição da ficção “Nome”. Um co-produção entre Portugal, Guiné-Bissau, França e Angola realizada pelo veterano realizador guineense Sana Na N’Hada. Misturado com a ficção, o realizador cruzou várias imagens de arquivo filmadas por si durante a Guerra Colonial.
Em “Nome” são retratados os anos finais da Guerra Colonial, a partir de 1969, na Guiné-Bissau, bem como o início da independência no pós-25 de Abril. Nome, o protagonista, deixa a sua aldeia, abandonando a sua mulher grávida, e junta-se ao grupo de resistência Maquis, com os guerrilheiros do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde.
Após a independência assistimos à amargura e cinismo, mediante a ganância que surgiu nestes homens. O filme estreou na secção ACID do Festival de Cannes e tem no elenco nomes como, por exemplo, Marcelino António Ingira, Binete Undonque e Marta Dabo.
Além desta exibição, há já uma repetição do filme marcada para sexta-feira 13 de junho às 7h25 também no TVCine Edition.
Num futuro próximo em O Melhor dos Mundos
O especial “Dia de Portugal” prossegue às 15h50 com o filme “O Melhor dos Mundos”. A obra trata-se de um retrato relativamente futurista pela realizadora Rita Nunes, uma vez que se passa em Lisboa em 2027.
Neste filme um grupo de cientistas luta para conseguir manter a sua investigação, três anos depois de serem instalados novos cabos submarinos de comunicação entre Portugal Continental, Açores e Madeira.
Marta (interpretada por Sara Barros Leitão) e Miguel (Miguel Nunes), uma sismóloga e um oceanógrafo – e que são um casal – , fazem parte deste grupo, mas veem-se em desacordo em várias questões científicas. Entretanto, certa noite, Marta recebe dados que apontam para a possibilidade de um sismo avassalador abalar Lisboa. Assim, discussões éticas e científicas dividem o grupo. No elenco, além de Sara Barros Leitão e Miguel Nunes, fazem parte Rui M. Silva, Ivo Alexandre, Flávia Gusmão, Diogo Mesquita, entre outros.
Se não vires o filme neste especial, podes (re)vê-lo na sexta-feira 13 de junho às 6h10 também no TVCine Edition.
Mãos no Fogo, um filme igualmente de “bastidores”
Depois, pelas 17h05, o TVCine Edition exibe “Mãos no Fogo”, um filme de Margarida Gil com Carolina Campanela, Rita Durão, Marcello Urgeghe, Ricardo Aibéo e Adelaide Teixeira no elenco.
Em “Mãos no Fogo” assistimos à história de Maria do Mar (interpretada por Carolina Campanela), uma estudante de cinema que se encontra a filmar um documentário sobre os solares do Douro. No meio deste trabalho, descobre que a mansão esconde segredos sombrios. O filme é inspirado no conto “A Volta do Parafuso” de Henry James.
O filme repete igualmente na sexta-feira 13 de junho às 01h10 no TVCine Top e na segunda-feira 16 de junho às 4h25 no TVCine Edition.
A fechar o Dia de Portugal, Os Papéis do Inglês
Por fim, o especial “Dia de Portugal” termina às 18h55 com “Os Papéis do Inglês”. Um filme de Sérgio Graciano com argumento de José Eduardo Agualusa. É protagonizado por João Pedro Vaz, David Caracol, Miguel Borges, Carlos Agualusa, Joana Ribeiro e Délcio Rodrigues, entre outros.
Em “Os Papéis do Inglês” assistimos à história de Ruy Duarte de Carvalho (interpretado por João Pedro Vaz), poeta, romancista e cineasta que descobre que o seu pai deixou uns papéis no deserto do Namibe. Esses mesmos papéis poderão ajudá-lo a desvendar um mistério que aconteceu em 1923. Ruy segue, assim, uma busca pelos “papéis do Inglês”, numa jornada épica entre os finais do século XIX e o final do século XX no sul de Angola.
O filme repete igualmente na quinta-feira 12 de junho às 13h20 no TVCine Top e no sábado 14 de junho às 12h20 no TVCine Edition. Além das repetições marcadas, todos os filmes irão ficar disponíveis no TVCine+ para que os possas ver quando quiseres.