© MotelX

MOTELx’20 | The Rental, em análise

O Motelx chegou ao fim da sua 14ª edição e continuamos a rever os títulos em exibição nos últimos dias do festival. A fechar a programação, na sessão de encerramento, tivemos oportunidade de assistir à antestreia da primeira longa-metragem realizada por Dave Franco, “The Rental”. 

“The Rental”, estreia de Dave Franco como realizador de longas-metragens, estreou no MOTELx na sua sessão de encerramento depois de anunciados os vencedores. Antes da exibição houve ainda tempo para ver uma breve mensagem video enviada por parte do autor do filme, depois da organização reforçar uma vez mais a sua existente relação de proximidade com a família Franco (que sabemos decorrer de uma passagem espontânea de James Franco pelo Motelx em 2019).

O argumento escrito por Dave Franco e Joe Swanberg coloca-nos num dos pontos de partida mais comuns para o terror. Dois casais decidem marcar uma viagem de fim-de-semana para celebrar uma merecida vitória no seu emprego. Alugam, para o efeito, uma bela moradia à beira-mar numa localização remota e idílica.

Este deveriam ser dias descansados, até ao momento em que o grupo começa a desconfiar de que alguém os está a espiar depois de uma câmara ser encontrada no chuveiro. Este suposto fim-de-semana de celebração acaba por se tornar em algo bastante distinto e muito mais sinistro. Progressivamente o ambiente leve vai-se tornando mais pesado, à medida que segredos e ilegitimidades se começam a revelar.

“The Rental” é povoado por um conjunto de problemas conjugais, mentiras e traições que se encaixam perfeitamente dentro dos clichés do género. Os quatro amigos começam a ver a sua dinâmica a sofrer irreparáveis danos à medida que o perigo começa a espreitar e um hóspede não desejado chega à casa.

A estreia na realização de Dave Franco conta com alguns trunfos, tais como a presença de intérpretes como a sua esposa Alison Brie (“Glow”, “Bojack Horseman”) ou Dan Stevens de “Downton Abbey”. O filme, lançado nos EUA em julho, tornou-se a segunda longa-metragem na história a chegar a número 1 de forma simultânea nos cinemas e também nas plataformas de VOD, fruto desta sua estreia atípica no âmbito da crise pandémica. A fotografia e cenografia do filme marcam também este pesadelo costal pela positiva.

TRAILER | “THE RENTAL” (2020) DE DAVE FRANCO

Acabam por aqui os motivos de louvor, e infelizmente chegamos aos imensos defeitos que se multiplicam. “The Rental” é uma narrativa previsível, quase desprovida de contexto no que diz respeito à personalidade e até ocupação das suas personagens, onde parecemos assistir a um slasher quase desprovido de sangue. Os homicídios são rápidos, limpos e desprovidos de tensão dramática.

O assassino em “The Rental” não tem corpo. Nada sabemos sobre ele, entra e sai como um fantasma na noite. Não fala, não interage, não tem uma história ou motivações. Assim, o filme baseia-se menos num enredo e acima de tudo numa ideia inacabada, comum e facilmente atingível.

Nada é distinguível, especial ou específico neste “The Rental”. É só mais um filme de terror, que se desenrola com particular lentidão e na total ausência de perigo durante quase dois terços do filme.

“The Rental” abre a 17 de setembro nos cinemas nacionais sob o título “O Segredo do Refúgio”. A estreia na realização de Dave Franco pode não ser extraordinária mas promete um 1 hora e meia de entretenimento leve e descomprometido. 

The Rental, em análise
The Rental Dave Franco

Movie title: The Rental

Date published: 16 de September de 2020

Country: Estados unidos da América

Duration: 89'

Director(s): Dave Franco

Actor(s): Alison Brie, Dan Stevens, Jeremy Allen White, Sheila Vand

Genre: Terror, EUA, 2020, 89'

  • Maggie Silva - 50
50

CONCLUSÃO

“The Rental” chove no molhado de uma das mais genéricas narrativas de terror que podemos encontrar.

 

O MELHOR: O setting (especialmente a casa) onde a acção se desenrola.

Os interpretes.

O PIOR:  Tudo o resto.

MS

Sending
User Review
4 (1 vote)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Leave a Reply

Sending