Mulheres no Cinema Português em discussão na Fundação Calouste Gulbenkian

A mesa-redonda “Mulheres no Cinema Português” decorre a 11 de Setembro na Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Simpósio Internacional ‘Women in Iberian Cinema’.

No âmbito do Simpósio Internacional ‘Women in Iberian Cinema‘, que decorrerá em Lisboa, a 11 e 12 de Setembro de 2017, o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, reuniram-se com a Fundação Calouste Gulbenkian para apresentar uma mesa-redonda titulada “Mulheres no Cinema Português”.

Participarão na conversa Cíntia Gil (directora do Festival Internacional doclisboa), Susana de Sousa Dias (cineasta), Joana Ferreira (produtora, C.R.I.M.), Rita Benis (argumentista e investigadora académica, FLUL), e Cristina Matos Silva (comissária para o cinema, Lisboa Film Commision).

A mesa-redonda será moderada pela jornalista Ana de Sousa Dias.

Lê Também:
Guia das Estreias de Cinema | Agosto 2017

O evento tenciona incentivar a partilha de perspectivas sobre o número e estatuto das mulheres que trabalham no cinema português. Mais do que abordar paradigmas autorais, pretendemos reflectir sobre a representação das mulheres nos diferentes géneros cinematográficos, pensar o feminismo, programação e a história do cinema em Portugal, assim como discutir preconceitos de género e igualdade num campo restrito mas em desenvolvimento.Depois da intervenção das convidadas, o público terá também oportunidade de intervir. Para mais, a entrada no evento é gratuita.
No geral, o simpósio contribuirá para ampliar os debates sobre o lugar das mulheres nos cinemas de Portugal e Espanha, através de uma revisão da teoria feminista e pós-feminista, assim como de novos relatos da história do cinema.

Cartaz Oficial | Simpósio Internacional “Mulheres no Cinema Ibérico”

Mulheres no Cinema Português

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *