Naomi Kawase e Kiyoshi Kurosawa em Cannes

Foram finalmente revelados os seleccionados para o Festival de Cannes 2017 e para alegria dos fãs do cinema japonês, Naomi Kawase e Kiyoshi Kurosawa fazem parte da lista.

Thierry Frémauxe e Pierre Lescure revelaram a selecção oficial para o Festival de Cannes 2017, um dos mais prestigiados. O evento realiza-se em maio e a lista completa pode ser conferida no nosso artigo (aqui). Entre os escolhidos estão as obras de Naomi Kawase e Kiyoshi Kurosawa.

Confere: Samurai Gourmet, em análise

Parte da selecção oficial está Hikari, escrito e realizado por Naomi Kawase. Com data de estreia marcada para 27 de maio no Japão, a obra segue a relação entre um cameraman com ambliopia chamado Masaya (Masatoshi Nagase), e Misako (Ayame Misaki), uma rapariga desconectada do mundo. O elenco conta ainda com Misuzu Kanno, Mantaro Koichi, Tatsuya Fuji, Saori Koide, e Chihiro Otsuka.

Naomi Kawase é conhecida em Portugal através de filmes como Uma Pastelaria em Tóquio. A cineasta também não é nenhuma estranha a Cannes, tendo vencido o prémio Golden Camera em 1997 por Moe no suzaku, e o Grand Prize of the Jury em 2007 por Mogari no Mori.

HIKARI É O NOVO FILME DE NAOMI KAWASE

Na selecção Un Certain Regard encontra-se Sanpo Suru Shinryakusha (Before We Vanish) de Kiyoshi Kurosawa, o realizador que venceu anteriormente o FIPRESCI Prize (UCR) em 2001 por Korei, o Jury Prize (UCR) em 2008 por Tokyo Sonata, e em 2015, o Directing Prize (UCR) por Kishibe no Tabi.

Sanpo Suru Shinryakusha inspira-se numa peça de teatro homónima, escrita e dirigida por Tomohiro Maekawa. O enredo centra-se Narumi Kase (Masami Nagasawa) e Shinji Kase (Ryuhei Matsuda). O casal enfrenta alguns problemas mas tudo muda quando Shinji desaparece. Dias depois ele regressa a casa, completamente mudado. Agora terno e gentil, ele sai para uma caminhada todos os dias. Contudo, a verdadeira história começa quando uma família é brutalmente assassinada e Shinji confessa a Narumi ser um alien que veio à Terra para a invadir.

Lê ainda: Midnight Diner: Tokyo Stories, em análise

A obra conta com a realização de Kurosawa e a participação de atores como Mahiro Takasugi, Yuri Tsunematsu, e Hiroki Hasegawa. A sua estreia está marcada no Japão para 9 de setembro.

MERGULHA NESTA CURIOSA HISTÓRIA

Já conhecias estes dois cineastas? Qual o teu filme favorito deles?

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *