NBA 2K14 (PS3) | Análise

 

 nba 2k14  

  • Editora: 2K Sports
  • Produtora: Visual Concepts
  • Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC,

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

“NBA 2K14” traz de volta para as nossas consolas um dos desportos mais amados e lucrativos no mundo . Sem concorrência, a 2K Sports poderia relaxar, mas tal nunca foi nem é o caso. Por outro lado, o facto de a concorrência chegar na próxima geração, com o NBA Live, a 2K Sports poderia ter deixado de lado este jogo da atual geração, mas tal também não aconteceu e o que recebemos é, muito provavelmente, o melhor jogo de sempre para esta modalidade.

O que vemos desde o início é que a 2K consegue melhorar todos os aspetos dos jogos anteriores e rapidamente notamos que visualmente está ainda melhor, principalmente na apresentação do que acontece durante o jogo. A NBA é conhecida pela sua qualidade mas principalmente pelo seu espetáculo, e nesse aspeto este jogo é fantástico. Desde a apresentação a cada início de jogo, como se estivéssemos perante uma transmissão televisiva, passando pelas estatísticas constantes, anúncios de futuros jogos, imagens da cidade anfitriã e no fim as entrevistas, tudo está perfeito, e se juntarmos as várias e quase instantâneas repetições dos melhores lances, ficamos com uma verdadeira sensação de que estamos perante algo verdadeiro.

nba2k14

Aliás, tudo neste jogo é feito de forma a que seja possível acreditar que estamos perante uma verdadeira transmissão televisiva. O público está bem recriado e os estádios são cheios de vida, com as mascotes sempre ativas à volta do campo, os fotógrafos e os operadores de câmara a não serem apenas objetos inertes, e claro, não poderiam faltar as cheerleaders. Pelo meio temos os treinadores e os suplentes que também se apresentam ativos e são alvos das câmaras em alguns momentos.

Outro fator importante no realismo gráficos são as movimentações dos nossos jogadores. Estão cada vez mais perfeitas, principalmente nos momentos de contacto e na forma como rapidamente festejam, protestam ou mostram desalento quando algo corre mal. Durante a apresentação do jogo alguns movimentos são repetidos, mas durante o jogo tudo parece tão bom que nunca encontrei um movimento que estivesse fora do sítio ou que não parecesse natural perante a situação.

nba lebron james

Em termos de jogabilidade, tudo está intuitivo, como esta série já nos habituou e a novidade está na capacidade de fintarmos com o analógico direito. Este melhoramento da jogabilidade está bem feito mas ainda não está perfeito, e precisará de um esforço da vossa parte para saberem com exatidão o que estarão a fazer. No entanto, assim que conseguirem dominar o analógico, não deverão voltar a usar alguns botões. Com uma enorme variedade de movimentos, juntem uns amigos, dominem as fintas, e preparem-se para o show! Por fim, salientar que nos modos mais altos de dificuldade, os adversários são bastante competentes, agressivos e organizados. Existe um ou outro momento em que a IA não está ao nível do que fazemos, mas é de tal forma raro que rapidamente se esquece.

nba-2k14

Todavia o grande trunfo deste jogo está no som. A banda sonora é boa e os efeitos de som também, mas os comentários são simplesmente perfeitos. Quase sem repetições ao fim de várias horas de jogos, somos atropelados por estatísticas dos comentadores, previsões dos próximos jogos e até comentários sobre os jogos anteriores. Comentam jogadores em particular e falam no momento exato do que está a acontecer em campo. Não são raras as vezes em que conseguimos um cesto no último segundo e de imediato os comentadores invadem o som da nossa sala.

Para aquelas que não dominem as estratégias da modalidade, o jogo tem a opção de nos sugerir movimentações por forma a ganharmos espaço ou a ajudar os nossos colegas a evitar um adversário. Em termos de modo de jogo, é o que já estamos habituados: podemos escolher uma equipa ou criar o nosso jogador e avançar para o grande campeonato americano. A novidade está no modo LeBron James: Path to Greatness. Aqui o que iremos fazer é construir o futuro deste astro do basket e tentar torná-lo na maior lenda de sempre. Podendo escolher entre continuar nos Miami ou sair para outra equipa, o jogo irá simular o futuro deste jogador e nós teremos de jogar os momentos chave, tentando trazer mais uns anéis de campeão para casa. No entanto, o nome Jordan será algo difícil de bater.

Com 14 equipas europeias, excelente caracterização dos atletas e uma sensação constante de realidade, “NBA 2K14” é um jogo sólido e de grande qualidade que está atento aos pormenores. O simples facto de as equipas europeias apresentarem um estilo de jogo totalmente diferente (menos espetáculo e estratégia mais objetiva), demonstra-o.

miami heat

“NBA 2K14” é o melhor jogo do seu género, é realmente muito bom sem um grande defeito a apontar, e mais importante, é um dos melhores jogos de desporto alguma vez feitos. Pedia-se mais no modo LeBron James e não existe nenhuma inovação estrondosa, mas em tudo o resto oferece momentos em que nos esquecemos que estamos perante um videojogo, não pela sua qualidade gráfica mas pelo detalhe a tudo o que envolve o jogo. Os simuladores de futebol bem que deviam colocar os olhos em alguns pormenores deste jogo.

Pontos fortes:

  • Os melhores comentários de sempre num jogo de desporto
  • Detalhe total para nos dar a sensação de uma transmissão televisiva
  • Movimentações dos jogadores sem defeitos
  • São muitos os jogadores que facilmente identificamos

Pontos fracos:

  • Pedia-se mais do modo LeBron James: Path to Greatness

LP

Lê Também:
Os Melhores Jogos de 2019 | TOP MHD

Luis Pinto

Software developer - Autor do canal Tek Test - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *