NBA 2K16 – (PS4) | Análise

 

Todos os anos a série NBA da 2K Sports consegue melhorar e ser um dos melhores jogos de desporto do ano. Será que NBA 2K16 repete o feito?

 NBA_2K16_PS4  

  • Editora: 2K
  • Produtora: 2K Sports
  • Plataformas: PS4, Xbox One

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

A verdade é que consegue!

Começando pela parte gráfica, NBA 2k16 é o melhor da série tal como se exigia. As movimentações dos jogadores estão cada vez mais realistas, as faces com melhores expressões e temos vários jogadores com movimentos próprios e que rapidamente identificamos se formos fãs da modalidade. A isso junta-se uma fluidez bastante agradável em todos os momentos do jogo e ainda um público com vida, variado e capaz de responder ao que está acontecer.

Para além do que vemos enquanto jogamos, também os menus estão agradáveis e intuitivos, mas é na forma como cada encontro é apresentado que faz a diferença, tal como nas anteriores edições. Sentimos que estamos perante uma transmissão televisiva, quer seja antes, durante, nos intervalos e até após o jogo terminar. Tudo parece planeado de forma detalhada, com estatísticas constantes, comparações entre jogadores, animações, etc… uma verdadeira transmissão televisiva. Na parte gráfica apenas lamentamos que algumas sequências de movimentos sejam repetitivas durante os modos de carreira, em entrevistas, etc…

nba

Mas uma boa transmissão não poderia ser fantástica se não tivesse um bom ambiente sonoro e, como sempre nesta série, também NBA 2k16 apresenta comentários de grande nível, ao ponto de dizermos, com segurança, que estamos perante os melhores comentários que já ouvimos num videojogo.

nba 2k

Na jogabilidade vemos uma grande melhoria na forma como podemos defender. É mais intuitivo, o jogo percebe o que queremos fazer e durante todo o encontro sentimos o peso de cada jogador e a física de choque que é processada a cada encosto entre jogadores. Aliás, um dos grandes avanços na edição deste ano é as diferenças de peso entre jogadores. A agilidade é mais variada, o que fazemos com cada um e os tempos de resposta estão mais realistas, levando a que o jogador mais leve consiga melhores movimentações mas incapacidade de choque mesmo em velocidade.

No entanto o grande trunfo é a nova inteligência artificial que nos obriga a perceber realmente as movimentações deste desporto. O adversário está mais inteligente, tal como a nossa equipa também está, criando movimentações que levam-nos a olhar para todo o campo tentando ver quais as melhores decisões. Pelo meio vemos como aos poucos a IA se adapta ligeiramente, não nos deixando marcar sempre da mesma forma. Tudo isto torna cada encontro num desafio apetecível!

nba-2k16-05-740x416

Com vários modos de jogo, os nossos olhos fixam-se no modo carreira em que o nosso jogador tentará chegar ao estrelato. Com um modo história realizado por Skipe Lee, acabamos por ter uma história interessante, mas que acaba por não se enquadrar de forma eficaz com o que está a acontecer em campo. No entanto, é impossível não admirar o caminho que NBA 2k16 tenta seguir. Ainda tem problemas com entrevistas repetitivas, mas compensa com fantásticos comentários durante os jogos e que encaixam muito bem na nossa carreira, principalmente quando comentam estatísticas de jogos anteriores ou momentos importantes da época em que fomos a figura principal.

O resultado global são modos de jogo completos, viciantes e coerentes, ficando na nossas mãos sermos o grande jogador da NBA. Será difícil mas valerá a pena, pois estamos perante um dos melhores jogos de sempre de desporto. Viciante, cheio de qualidade e com muito para fazer e colecionar, NBA 2k16 é um jogo fantástico para qualquer fã da modalidade, quer sejam veteranos ou novos jogadores da série. NBA 2k16 continua a andar em frente, tornando-se cada vez melhor, sem concorrência à sua volta, e é o grande candidato a jogo de desporto de 2015!

Pontos fortes:

  • Comentários de luxo
  • Jogabilidade e inteligência artificial melhorada
  • Bastante realista a nível tático
  • Modos de jogo aliciantes
  • Igual a uma transmissão televisiva oferece a verdadeira emoção da NBA
  • Michael Jordan jogável!

Pontos fracos:

  • História do modo MyCareer não se enquadra totalmente

 

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

Luís Pinto

 

Luis Pinto

Developer de videjogos e inteligência artificial - Autor do canal Luís Pinto - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Luis Pinto has 830 posts and counting. See all posts by Luis Pinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *