Ne Zha 2 quebra recorde histórico de Star Wars: O Despertar da Força
Enquanto Star Wars tenta repetir os sucessos do passado, o Oriente reescreve a história do cinema com números que desafiam a compreensão.
Em tempos não muito distantes, as salas de cinema do planeta inteiro rendiam-se às produções americanas, aceitando com naturalidade a sua dominância nas bilheteiras globais. Os heróis da Marvel, os Jedi de Star Wars e as personagens da Disney reinavam absolutos, definindo o que significava ser um filme “blockbuster”. Mas enquanto o mundo não estava a olhar, um fenómeno surgiu do outro lado do mundo, redefinindo completamente as regras do jogo.
Ne Zha 2 ultrapassa Star Wars: O Despertar da Força
A sequela da animação chinesa “Ne Zha 2” acaba de atingir um marco histórico ao superar os 2,08 mil milhões de dólares em receitas globais (Deadline), ultrapassando assim “Star Wars: O Despertar da Força” e entrando para o grupo exclusivo dos cinco filmes mais rentáveis de sempre.
O que torna este feito verdadeiramente extraordinário é que, ao contrário das produções de Hollywood que compõem o resto da lista, praticamente toda a receita global do filme veio do público doméstico na China, com apenas 31 milhões de dólares provenientes do estrangeiro. Mais de 300 milhões de bilhetes para “Ne Zha 2” foram comprados por espectadores chineses, um número que quase iguala os 340 milhões da população total estimada dos Estados Unidos.
O filme viu inegavelmente uma popularidade sem precedentes na China desde o seu lançamento no Ano Novo Lunar. Assim, o filme ultrapassou os 2,06 mil milhões de dólares arrecadados por “Star Wars: O Despertar da Força” no inverno de 2015-16. Antes disso, tinha superado “Divertida-mente 2” para se tornar o filme de animação mais rentável de sempre, em apenas três semanas nos cinemas.
A ascensão de um novo gigante do cinema mundial
O primeiro “Ne Zha” foi o projeto de estreia do estúdio, Chengdu Coco Cartoon, e arrecadou 742 milhões de dólares nas bilheteiras. De forma semelhante às sequelas de animação de grande sucesso de Hollywood, como “Moana 2” e “Divertida-mente 2”, anos de exibição subsequente em plataformas de streaming ajudaram inegavelmente a aumentar a expetativa para “Ne Zha 2” na altura em que chegou aos cinemas durante o lucrativo período de bilheteira do Ano Novo Lunar.
À medida que a indústria cinematográfica local da China continua a crescer a passos largos, “Ne Zha” provou ser um marco fundamental. O filme oferece ao público chinês algo que nunca antes tiveram oportunidade de apreciar: um filme de animação produzido localmente com a qualidade de produção de um filme da Disney ou DreamWorks, mas enraizado numa história da mitologia e cultura tradicionais chinesas. Ao ser capaz de competir com sagas como Star Wars, a China prova que está pronta para competir com os maiores de Hollywood.
Isto foi suficiente para tornar “Ne Zha 2” na primeira animação a atingir os 2 mil milhões de dólares e ultrapassar a saga Star Wars. Assim, o filme junta-se a uma lista dos cinco filmes mais rentáveis de todos os tempos que inclui os filmes “Avatar“, “Titanic” e “Vingadores: Endgame“.
Será que estamos a testemunhar o princípio do fim da hegemonia de Hollywood? Partilha a tua opinião nos comentários.