Realizador de filme vencedor dos Óscares é detido pelas forças israelitas
Em sequência do clima de guerra entre Israel e a Palestina, um realizador vencedor do Óscar este ano acabou detido pelas forças israelitas.
Ao contrário do que muitos pensam, o conflito entre Israel e a Palestina não é recente. Na verdade, as hostilidades entre os dois países remontam ao século XIX, numa altura em que o povo judeu procurava estabelecer um Estado reconhecido pelas outras nações. Além disso, os imigrantes judeus foram ocupando os territórios anteriormente pertencentes à Palestina, gerando uma guerra entre israelitas e árabes. Em consequência, o Estado de Israel surgiu apenas nos anos quarenta, como nos explica o filme “Golda“.
No entanto, durante a década de noventa, os dois países assinaram um acordo de paz, apesar de nenhuma das partes ter verdadeiramente cumprido os seus termos. Mais recentemente, em 2023, iniciou-se um novo conflito armado, com uma luta pelo controlo da Faixa de Gaza. Em resultado, milhares de pessoas perderam a vida, e o rasto de destruição parece não ter fim, como mostra o documentário “No Other Land”. Em consequência, esta semana, um realizador que venceu um Óscar na edição deste ano acabou detido pelas forças israelitas.
Hamdan Ballal capturado esta semana pelas forças de Israel
Hamdan Ballal nasceu em 1989, numa aldeia da Cisjordânia, o maior território da Palestina. Sendo um defensor dos direitos humanos, Ballal é também realizador, tendo colaborado no documentário “No Other Land”, juntamente com Basel Adra, Yuval Abraham e Rachel Szor. A longa-metragem acabou mesmo por vencer um Prémio da Academia este ano. No entanto, após o término da temporada de prémios, o realizador acabou por retornar ao seu país de origem.
Durante o dia de ontem, várias notícias informaram que o cineasta de “No Other Land” foi detido durante uma invasão dos israelitas à aldeia onde vive com a mulher e o filho. Aparentemente, os opositores entraram dentro da casa do realizador, acabando por o espancar à frente de todos. Mas, quando Ballal chamou uma ambulância, as forças israelitas entraram dentro do veículo para o capturar. Consequentemente, os familiares perderam o rasto do cineasta.
No entanto, após 24 horas mantido em cativeiro, Israel declarou que terá libertado o realizador de “No Other Land” e que este se encontra de regresso a casa. Em declarações, Yuval Abraham afirmou que “epois de ter sido algemado durante toda a noite e espancado numa base militar, Hamdan Ballal está em liberdade e prestes a regressar a casa para junto da sua família”.
De que fala “No Other Land”, o filme que venceu um Óscar?
O documentário vencedor de um Óscar, realizado por Hamdan Ballal, “No Other Land” descreve-se como um ato de resistência perante a situação conflituosa entre Israel e a Palestina. Assim, a longa-metragem segue a história de Basel Adra, um jovem ativista palestino que cresceu a acompanhar a guerra entre os dois países. O jovem viu-se constantemente expulso do seu lar pelas forças israelitas, tendo estas deixado um rasto de destruição pelo seu território.
Para além do Óscar de Melhor Documentário, “No Other Land” venceu outros prémios importantes em festivais como o Berlinale e o Festival de Cinema de Vancouver. Mas, a longa-metragem conquistou também um BAFTA e um Gotham, bem como dezenas de outros galardões. No entanto, após o término da temporada de premiações, os envolvidos no filme passaram a ser perseguidos pelos opositores da sua nacionalidade em diferentes ocasiões.
Já assististe ao documentário “No Other Land”? O que pensas de toda esta situação?