© 87North

Noite Violenta | David Harbour e os Pais Natais que foram mais atrevidos

Estamos a entrar no último mês do ano, e em Dezembro entramos também, oficialmente, na época natalícia! Um pouco por todas as cidades do país vamos começar a ver as clássicas luzes e árvores de Natal. Nas maiores cidades, nomeadamente Lisboa, existem espaços exclusivos, como é o caso do Wonderland. Igualmente, começam a surgir os filmes natalícios, as televisões vão ser inundadas pelos clássicos de Natal, como por exemplo, com a franquia de “Sozinho em Casa”. Mas para além das televisões, surgem também as estreias nos cinemas. E este ano há um filme natalício diferente da maioria. Com David Harbour, “Noite Violenta”  estreia hoje nas salas de cinema portuguesas.

Desde de pequenos, formulamos a imagem que o Pai Natal é simpático e justo, e que dará presentes aos mais bem comportados. No entanto, nem sempre é esse o caso. Existem muitas versões de Pais Natais maléficos, incluindo nos jogos, com “Visceral Cleanup Detail – Santa’s Rampage” e nas séries, com o Bad Santa de “Futurama”. Mas é no cinema que podemos encontrar mais casos, dada à importância do tema no meio. Desde Billy Bob Thornton a David Harbour em “Noite Violenta”, vamos mostrar-te os Pais Natais do cinema que fartaram-se de ser bonzinhos.

Lê Também:   Noite Violenta | Ganha convites com a MHD

The Ref (1994)

Noite Violenta
© Walt Disney Studios

As décadas de 80 e 90 do século passado foram prolíficas neste género de filmes. O primeiro da lista conta com Kevin Spacey entre o elenco. Um ladrão rapta uma família para, no final, ficar de um meio de uma discussão conjugal, dado que o casal está num processo de aconselhamento. Entretanto está George, um Pai Natal que bebeu demasiado mas que no final vai salvar o dia. Neste caso, o Pai Natal redimiu-se.




Elf (2003)

Noite Violenta
© Warner Home Video

Com Will Ferrell, “Elf” conta a história de Buddy, um ajudante elfo que desconfia da verdadeira identidade do Pai Natal de um centro comercial, acusando de não ser verdadeiro, e que conhece, de facto, o verdadeiro Pai Natal. Na sua defesa, o Pai Natal do centro comercial afirma que o pai de Buddy está na lista dos mal-comportados. No final de contas, este Pai Natal também devia estar nessa lista.




Bad Santa (2003)

Noite Violenta
© Dimensions Films

De todos os filmes presentes na lista, é em “Bad Santa” que vemos o pior lado do Pai Natal. Protagonizado por Billy Bob Thornton, é que conta com a última participação de John Ritter antes da sua morte, o filme é uma comédia negra que vai dar aos adultos umas belas gargalhadas. No entanto, não é aconselhável para as crianças, senão perdem rapidamente a ideia simpática que têm sobre o Pai Natal.




A Christmas Story (1983)

Noite Violenta
© MGM

Na mesma linha do Pai Natal de Billy Bon Thornton, vamos também encontrar um Pai Natal pouco amistoso em “A Christmas Story”. Uma vez mais, temos a clássica ideia que os Pais Natais dos centros comerciais personificam o lado negro da adorável personagem natalícia. Neste filme, o Pai Natal vai contar com ajuda de pequenos elfos igualmente maléficos.




Trading Places (1983)

Noite Violenta
© Paramount Pictures

Provavelmente é a história de Natal mais triste desta lista. Neste filme um empresário troca de vida com um homem mais desfavorecido. Nesta troca, veste-se de Pai Natal, mas anda pelas ruas alcoolizado, ao ponto de um cão urinar-lo em cima. No final tenta cometer suicido, mas sem efeito dado que a arma encrava. Não será uma “Noite Violenta”, mas sim triste.




Better Watch Out / Christmas Evil (1980)

Noite Violenta
© Pan American Pictures

Um homem com problemas mentais e obcecado pelo Natal decide vestir-se de Pai Natal, e empunhando uma faca, matar desenfreadamente quem aparece à frente. Basicamente vemos um mundo alternativo de Michael Meyers.




Santa’s Slay (2005)

Noite Violenta
© Media 8 Entertainment

Na mesma linha do filme anterior mas numa maneira mais cómica, dentro dos possíveis. Um profissional de luta decide descer pelas chaminés das famílias e decide por em prática ações mortais.




Silent Night, Deadly Night (1984)

Noite Violenta
© Slayride Productions

O estereótipo do assassino vestido de Pai Natal é uma vez mais evocado neste filme. Uma criança viu os seus pais serem assassinados na véspera de Natal, e durante os seus anos no orfanato, sobre vários abusos. O seu trauma levou-o ao extremo.




Tales from The Crypt – And All Through the House(1972)

Noite Violenta
© HBO

Neste episódio desta série de terror, um homem vestido de Pai Natal foge de uma instituição psiquiátrica para espalhar o pânico. Mas no que parece ser uma história genérica, revela-se cheia de plot-twists. A mulher assassinada pelo Pai Natal, viu-se amaldiçoada, porque anteriormente tinha assassinado o marido.




Miracle on 34th Street (1947)

Noite Violenta
© 20th Century Fox

É o filme mais antigo da lista, mas um dos mais conhecidos. Deixando os Pais Natais assassinos de lado, em “Miracle on 34th Street” acompanhamos a história de um homem com poucas maneiras, e incapaz de desempenhar a tarefa de ser Pai Natal. Ao mesmo tempo, o “verdadeiro” Pai Natal está furioso por lhe terem tirado o lugar.




The Santa Clause (1994)

Noite Violenta
© Walt Disney Studios

O único aspeto maldoso deste filme é o facto da personagem interpretada por Tim Allen ver-se no meio do assassinato do verdadeiro Pai Natal, quando este cai do seu telhado. Por isso, vai ter de o substituir.




Jingle All The Way (1996)

Noite Violenta
© 1492 Pictures

Pelos vistos há pessoas que não se intimidam pelo aspeto físico de Arnold Schwarznegger. Num filme repleto de Pais Natais de centro comerciais, uma luta gigantesca está prestes a acontecer.

Lê Também:   God of War Ragnarok é o jogo que mais rápido vendeu na história da PlayStation

Qual é o teu filme de Natal favorito? Vais ver o filme “Noite Violenta”?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *