Noite Violenta | David Harbour e os Pais Natais que foram mais atrevidos
Estamos a entrar no último mês do ano, e em Dezembro entramos também, oficialmente, na época natalícia! Um pouco por todas as cidades do país vamos começar a ver as clássicas luzes e árvores de Natal. Nas maiores cidades, nomeadamente Lisboa, existem espaços exclusivos, como é o caso do Wonderland. Igualmente, começam a surgir os filmes natalícios, as televisões vão ser inundadas pelos clássicos de Natal, como por exemplo, com a franquia de “Sozinho em Casa”. Mas para além das televisões, surgem também as estreias nos cinemas. E este ano há um filme natalício diferente da maioria. Com David Harbour, “Noite Violenta” estreia hoje nas salas de cinema portuguesas.
Desde de pequenos, formulamos a imagem que o Pai Natal é simpático e justo, e que dará presentes aos mais bem comportados. No entanto, nem sempre é esse o caso. Existem muitas versões de Pais Natais maléficos, incluindo nos jogos, com “Visceral Cleanup Detail – Santa’s Rampage” e nas séries, com o Bad Santa de “Futurama”. Mas é no cinema que podemos encontrar mais casos, dada à importância do tema no meio. Desde Billy Bob Thornton a David Harbour em “Noite Violenta”, vamos mostrar-te os Pais Natais do cinema que fartaram-se de ser bonzinhos.
The Ref (1994)
As décadas de 80 e 90 do século passado foram prolíficas neste género de filmes. O primeiro da lista conta com Kevin Spacey entre o elenco. Um ladrão rapta uma família para, no final, ficar de um meio de uma discussão conjugal, dado que o casal está num processo de aconselhamento. Entretanto está George, um Pai Natal que bebeu demasiado mas que no final vai salvar o dia. Neste caso, o Pai Natal redimiu-se.
Elf (2003)
Com Will Ferrell, “Elf” conta a história de Buddy, um ajudante elfo que desconfia da verdadeira identidade do Pai Natal de um centro comercial, acusando de não ser verdadeiro, e que conhece, de facto, o verdadeiro Pai Natal. Na sua defesa, o Pai Natal do centro comercial afirma que o pai de Buddy está na lista dos mal-comportados. No final de contas, este Pai Natal também devia estar nessa lista.
Bad Santa (2003)
De todos os filmes presentes na lista, é em “Bad Santa” que vemos o pior lado do Pai Natal. Protagonizado por Billy Bob Thornton, é que conta com a última participação de John Ritter antes da sua morte, o filme é uma comédia negra que vai dar aos adultos umas belas gargalhadas. No entanto, não é aconselhável para as crianças, senão perdem rapidamente a ideia simpática que têm sobre o Pai Natal.
A Christmas Story (1983)
Na mesma linha do Pai Natal de Billy Bon Thornton, vamos também encontrar um Pai Natal pouco amistoso em “A Christmas Story”. Uma vez mais, temos a clássica ideia que os Pais Natais dos centros comerciais personificam o lado negro da adorável personagem natalícia. Neste filme, o Pai Natal vai contar com ajuda de pequenos elfos igualmente maléficos.
Trading Places (1983)
Provavelmente é a história de Natal mais triste desta lista. Neste filme um empresário troca de vida com um homem mais desfavorecido. Nesta troca, veste-se de Pai Natal, mas anda pelas ruas alcoolizado, ao ponto de um cão urinar-lo em cima. No final tenta cometer suicido, mas sem efeito dado que a arma encrava. Não será uma “Noite Violenta”, mas sim triste.
Better Watch Out / Christmas Evil (1980)
Um homem com problemas mentais e obcecado pelo Natal decide vestir-se de Pai Natal, e empunhando uma faca, matar desenfreadamente quem aparece à frente. Basicamente vemos um mundo alternativo de Michael Meyers.
Santa’s Slay (2005)
Na mesma linha do filme anterior mas numa maneira mais cómica, dentro dos possíveis. Um profissional de luta decide descer pelas chaminés das famílias e decide por em prática ações mortais.
Silent Night, Deadly Night (1984)
O estereótipo do assassino vestido de Pai Natal é uma vez mais evocado neste filme. Uma criança viu os seus pais serem assassinados na véspera de Natal, e durante os seus anos no orfanato, sobre vários abusos. O seu trauma levou-o ao extremo.
Tales from The Crypt – And All Through the House(1972)
Neste episódio desta série de terror, um homem vestido de Pai Natal foge de uma instituição psiquiátrica para espalhar o pânico. Mas no que parece ser uma história genérica, revela-se cheia de plot-twists. A mulher assassinada pelo Pai Natal, viu-se amaldiçoada, porque anteriormente tinha assassinado o marido.
Miracle on 34th Street (1947)
É o filme mais antigo da lista, mas um dos mais conhecidos. Deixando os Pais Natais assassinos de lado, em “Miracle on 34th Street” acompanhamos a história de um homem com poucas maneiras, e incapaz de desempenhar a tarefa de ser Pai Natal. Ao mesmo tempo, o “verdadeiro” Pai Natal está furioso por lhe terem tirado o lugar.
The Santa Clause (1994)
O único aspeto maldoso deste filme é o facto da personagem interpretada por Tim Allen ver-se no meio do assassinato do verdadeiro Pai Natal, quando este cai do seu telhado. Por isso, vai ter de o substituir.
Jingle All The Way (1996)
Pelos vistos há pessoas que não se intimidam pelo aspeto físico de Arnold Schwarznegger. Num filme repleto de Pais Natais de centro comerciais, uma luta gigantesca está prestes a acontecer.
Qual é o teu filme de Natal favorito? Vais ver o filme “Noite Violenta”?