© Netflix

Nokia pretende lançar a banda larga mais evoluída do mundo

A Nokia lançou a Lightspan MF-14, uma plataforma de sexta geração de banda larga, onde no futuro se pretende chegar a  100G.

revelou a primeira plataforma de sexta geração de banda larga, a Lightspan MF-14, descrita como capaz de convergir todos os serviços numa única infraestrutura de fibra.

Recentemente, a Nokia anunciou a Lightspan MF-14, uma plataforma de banda larga de sexta geração, a mais avançada do mundo. A empresa pretende ser a primeira a traçar um percurso nesta nova era, e com isso lançou a plataforma PON que tem uma rapidez superior à anterior em quatro vezes e consegue correr ” banda larga aos serviços de consumidor, aplicações para Indústria 4.0, conetividade para negócios, transportes 5G e serviços de smart cities”, ou seja, consegue convergir todos os serviços apenas numa infraestrutura.

Por agora, a Nokia está a testar esta plataforma com diferentes operadoras de diferentes locais do mundo, estando o seu lançamento planeado para o final do ano.

Com a Pon vai ser possível uma baixa latência, maior segurança, mais eficiência ao nível energético e uma latência reduzida, promete a empresa. Acrescentado que a Lightspan MF-14 vai permitir “aos operadores endereçar as necessidades de banda larga para as próximas décadas”.

Lê Também:   THU e Sony juntam-se para a Sony Talent League

A tecnologia utilizada pela Nokia foi apelidada de Brodband 6 pela World Broadband Association. A Nokia vai ter clientes tanto da Europa como da América do Norte e Ásia-Pacífico.

De acordo com o vice-presidente da Nokia para as Redes de Banda Larga, Geert Heyninck, a plataforma vai ter tecnologias avançadas que integraram novos serviços.  “Se pensar nisso, o número massivo de pontos de conexão da fibra torna-o um desafio de se obter uma visão instantânea de tudo o que se acontece na sua rede, manter o controlo total automático da mesma e realizar ações sem interrupções no serviço”.

A Nokia tem desenvolvido hardware avançado, combinado com um novo design de software no sentido de oferecer serviços de 100G PON. Com esta tecnologia, a Nokia consegue reduzir a latência para os sub-milissegundos, até em condições mais críticas, onde a internet poderia apresentar maior dificuldade.

A plataforma MF-14 vai permitir escalas de 25G PON, 50G e até 100G PON. De acordo com a Frontier Communications, as ligações da Nokia são as mais rápidas do mercado, e refere que a Nokia está totalmente alinhada com aquilo que será a fibra do futuro, onde se espera chegar-se a 100G no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *