© ARP Sélection

Novo filme de Richard Linklater, com Zoey Deutch e Guillaume Marbeck, encanta Cannes

Richard Linklater (realizador de “Boyhood: Momentos de uma Vida”, 2014) está de volta com um novo filme. Atualmente em competição na seleção oficial do Festival de Cannes de 2025, o autor traz-nos “Nouvelle Vague”. Esta obra é uma homenagem a Jean-Luc Godard, falecido em 2022. Assim, Richard Linklater fez um filme sobre Godard durante a rodagem de “O Acossado” (1960) contado no estilo e forma de Godard enquanto filmava “O Acossado”.

Lê Também:
Seleção Oficial 2025 reflete um mundo em transformação — e Portugal marca presença com cinco filmes | Diário do Festival de Cannes 2025 (Dia 1)

Nouvelle Vague estreou em Cannes e já tem trailer

Depois de já ter estreado “Blue Moon” no Festival de Berlim em fevereiro deste ano, Richard Linklater está já de volta com mais um filme. “Nouvelle Vague” estreou no dia 17 de maio no Festival de Cannes e conta a história da produção de “O Acossado” (1960, Jean-Luc Godard). Este filme de Godard foi um dos primeiros filmes da Nova Vaga Francesa que se iniciou em 1959 com “Os quatrocentos golpes” de François Truffaut e que se prolongou pelos anos 60.

No trailer do filme é percetível o tributo que Richard Linklater faz a Jean-Luc Godard filmando os bastidores de “O Acossado” com o mesmo estilo com que Godard filmou o seu filme. Nisso inclui-se a imagem em 4/3 e a preto e branco, bem como o uso da câmara à mão, tal como na obra de Godard. Além disso, é um filme falado em francês e inglês, tal como “O Acossado” e é feito com atores franceses. Exceção feita a Zoey Deutch que, tal como Jean Seberg em “O Acossado”, é uma atriz americana. Para lá dos bastidores de “O Acossado”, Richard Linklater traz outras referências da Nova Vaga Francesa neste seu filme. Nomes como François Truffaut, Claude Chabrol, Jacques Rivette ou Éric Rohmer são todos interpretados por atores e são personagens neste filme.

Lê Também:
O poético “Sound of Falling”, de Mascha Schilinski, e um intenso “Two Prosecutors”, de Sergei Loznitsa, abriram a Competição | Diário do Festival de Cannes 2025 (Dia 3)

O elenco do filme Nouvelle Vague

Nouvelle Vague, de Richard Linklater
© ARP Sélection

O elenco de “Nouvelle Vague” inclui Guillaume Marbeck como Jean-Luc Godard (realizador de “O Acossado”), Zoey Deutch como Jean Seberg (Patricia em “O Acossado”), Aubry Dullin como Jean-Paul Belmondo (Michel Poiccard em “O Acossado”), Matthieu Penchinat como Raoul Coutard (diretor de fotografia de “O Acossado”) e Adrien Rouyard como François Truffaut (realizador, por exemplo, de “Os quatrocentos golpes”).

Além disso, protagonizam o filme, Antoine Besson como Claude Chabrol (realizador, por exemplo, de “Um Vinho Difícil”, 1958), Roxane Rivière como Agnès Varda (realizadora, por exemplo, de “Duas horas na vida de uma mulher”, 1961), Jean-Jacques Le Vessier como Jean Cocteau (realizador de, por exemplo, “A Bela e o Monstro”, 1946), Côme Thieulin como Éric Rohmer (realizador de, por exemplo, “A Minha Noite em Casa de Maud”, 1969), Laurent Mothe como Roberto Rossellini (realizador de, por exemplo, “Roma, Cidade Aberta”, 1945) e Jonas Marmy como Jacques Rivette (realizador de, por exemplo, “O Amor Louco”, 1969).

Lê Também:
Entre a transcendência de "Sirât" e o realismo sombrio de "Dossier 137" | Diário do Festival de Cannes 2025 (Dia 5)

Filmes da Nova Vaga Francesa no streaming

Anna Karina
Anna Karina em “Pedro, o Louco “(1965) |©Société Nouvelle de Cinématographie (SNC)

Na FilmIn é possível ver vários dos filmes de Jean-Luc Godard. Entre eles – e no âmbito da fase da Nova Vaga Francesa no cinema – destaca-se “O Acossado” (1960) no qual “Nouvelle Vague” se inspira. Além disso, podes ainda ver “Pedro, o Louco” (1965), “O Desprezo” (1963) ou “Uma Mulher é uma Mulher” (1961). De Jacques Rivette, a FilmIn disponibiliza “O Amor Louco”. De Jacques Demy a FilmIn também disponibiliza vários títulos. Podes ver, por exemplo, “Lola” (1961) ou “A Baía dos Anjos” (1963). De Alain Resnais, a FilmIn disponibiliza o emblemático “O Último Ano em Marienbad” (1961), enquanto a MUBI disponibiliza “Hiroshima, Meu Amor” (1959). De Agnès Varda, a MUBI disponiliza “Duas horas na vida de uma mulher”. Por fim, de François Truffaut, a MUBI disponibiliza “Os quatrocentos golpes” e “Jules e Jim” (1962).

Lê Também:
O Esquema Fenício: Wes Anderson leva a sua estética ao limite numa comédia familiar excêntrica | Diário do Festival de Cannes (Dia 7)

Filmes de Richard Linklater no streaming

Escola do Rock
Escola do Rock | © 2003 Paramount Pictures. All Rights Reserved.

O realizador de “Nouvelle Vague” não tem, atualmente, uma oferta muito grande no streaming. No entanto, há ofertas em diferentes plataformas. Na Max, os dois primeiros títulos da trilogia “Antes” estão disponíveis: “Antes do Amanhecer” (1995) e “Antes do Anoitecer” (2004). Na Prime Video está disponível “Assassino Profissional” (2024). Por fim, na SkyShowtime está disponível “Escola de Rock” (2003).

Lê Também:
Festival de Cannes 2025: Todas as críticas e notícias da nossa equipa em direto

Loading poll ...

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *