Nvidia

Nvidia desenvolve plataforma de inteligência artificial para robots

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou  que estes dois produtos representam o próximo estágio de desenvolvimento da inteligência artificial.

A Nvidia tem estado na vanguarda dos últimos desenvolvimentos da inteligência artificial. Os seus processadores têm sido importantes numa porção considerável da investigação que tem sido realizada na área. E os planos da empresa para o futuro desta área não são humildes: a Nvidia quer liderar a próxima geração de inteligência artificial para uso na robótica.

Durante a Computex 2018 a Nvidia apresentou dois produtos novos: a Nvidia Isaac e a Jetson Xavier. Estes dois produtos são, respectivamente, uma nova plataforma de desenvolvimento e um computador de inteligência artificial. Ambos os produtos foram lançados a pensar em robots autónomos.

Lê Também:   Razer Mamba Hyperflux, em análise

A plataforma Isaac corresponde a um conjunto de ferramentas de software. A ideia é facilitar a vida a empresas que queiram desenvolver e treinar robots. Inclui uma colecção de APIs para conectar câmaras 3D e sensores, uma biblioteca de aceleradores de IA e um simulador de ambientes (Isaac Sim) para treinar e testar robots num espaço virtual.

O computador Jetson Xavier é composto por diversas componentes de processamento. Um Volta Tensor Core GPU, um ARM64 CPU de oito cores, dois aceleradores de aprendizagem NVDLA e processadores estáticos para imagens e vídeos. O impressionante no Xavier é que a Nivdia afirma que o computador consegue 30 triliões de operações por segundo consumindo apenas 30 watts de poder (metade da electricidade utilizada em média por uma lâmpada).

Consideras úteis estes dois novos produtos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *