“O Coveiro”, de André Gil Mata venceu Prémio Yorn MOTELx 2013

 

O Coveiro“, de André Gil Mata, foi a curta escolhida entre nove a concurso, no Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, tendo sido ainda atribuída uma menção honrosa a “Desespero“, de Rui Pilão.

Para decidir a película vencedora, o festival contou com um júri constituído pelo humorista Nuno Markl, pela jornalista Safaa Dib e pelo presidente da direcção do Razor Reel Fantastic Film Festival, Thierry Phlips.

2013104891

O filme foi premiado – e citando palavras do júri – devido à “(…) sua concepção extraordinariamente poética, cumprindo o melhor da tradição literária do horror evidenciados numa narração ímpar, a sua composição técnica irrepreensível e de grande originalidade e a criação de uma história sobre marginais redimidos pelo amor e as estranhas criaturas da noite que povoam as trevas, esta proposta que combina o maravilhoso, o onírico e o horror”.

A obra de Rui Pilão, “Desespero”, recebeu ainda uma menção especial pela estruturação dos elementos da história e pelo modo perturbante como expõe um lar enlouquecido pelo desemprego do pai de família.

A curta vencedora foi contemplada com um prémio monetário no valor de 3000€, apoio em serviços de pós-produção no valor de 2500€ da Pixel Bunker, um fim-de-semana de inspiração proporcionado pelos Hotéis Belver e, ainda, o Méliès d’Argent para Melhor Curta-Metragem.

2013104891

Desde a sua primeira edição, em 2009, que o Prémio MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa, é considerado como um dos pontos altos do festival, cumprindo um dos principais objectivos: o incentivo à produção nacional de filmes de terror. Este ano, o nome do prémio é partilhado com o patrocinador principal do festival, passando a designar-se Prémio Yorn MOTELx 2013.

O MOTELx (organizado pelo CTLx – Cineclube de Terror de Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, E. E. M, como parceiros estratégicos, e em co-produção com o Cinema São Jorge) é o representante de Portugal na Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF), ao lado de outros importantes festivais como o festival de Sitges (Espanha), o BIFFF (Bruxelas) ou Frightfest (Londres).

Captura-de-ecrã-2013-07-24-às-08.42.20