Oliver Stone em Portugal no âmbito das Conferências do Estoril

O cineasta americano Oliver Stone vem a Portugal no âmbito das Conferências do Estoril. Edward Snowden também marcará presença. 

Figura incontornável da história do cinema contemporâneo americano, Oliver Stone, depois do sucesso do seu filme Snowden, continua a ser um dos realizadores mais convidados para conferências internacionais no âmbito das ameaças das redes de comunicação online e dos seus respetivos programas. Na verdade, toda a carreira deste cineasta de 70 anos é marcada por vários assuntos ditos polémicos e por questões políticas, económicas, sociais, quer relativas ao seu país, quer a tópicos internacionais. Entre os filmes mais importantes destacam-se Platoon (1986), pelo qual venceu o Óscar de Melhor Realizador, Wall Street (1987), Nascido a 4 de Julho (1989),  JFK (1991), World Trade Center (2006) e Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010).

Como tal e para prolongar a discussão, que certamente será do interesse de muitos, a Câmara Municipal de Cascais escolheu o realizador como uma das figuras a marcar presença no âmbito das Conferências do Estoril, organizadas de dois em dois anos e que este ano de 2017 vão ter lugar entre os dias 29, 30 e 31 de maio. As conferências, que ocorrem desde 2009, terão como principal tema “A Migração Global”, como confirmado pelo vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz. Além disso, contará com a presença de outras figuras portuguesas e estrangeiras de referência, como por exemplo, Edward Snowden, o analista de sistemas cuja vida é contada no filme Snowden.

Edward Snowden, exilado na Rússia desde 2013,  foi acusado de espionagem contra o seu próprio país, os Estados Unidos e irá participar através de videoconferência. Para além de Stone e Snowden estão confirmados os nomes importantes e mediáticos como o do juiz Carlos Alexandre, responsável pela Operação Marquês e pelo caso Sócrates, Baltasar Garzón, conhecido pela detenção do ditador chileno Augusto Pinochet em 1998 e pela atual defesa da equipa de Julian Assange, Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato no Brasil e Antonio di Pietro, procurador italiano que desmascarou casos de corrupção no seu país pela Operação Mãos Limpas.

Oliver Stone
Joseph Gordon-Levitt como Edward Snowden no filme Snowden

Lê ainda: Snowden, em análise

Relembre que o filme Snowden foi calmamente recebido pela crítica norte-americana, mas que ainda pode surpreender, ao conseguir uma nomeação ao Óscar de Melhor Argumento Adaptado, após ter sido nomeado aos conceituados troféus Satellite Awards. Os nomeados aos Óscares são conhecidos no próximo dia 24 de janeiro.

Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Janeiro 2017

2 thoughts on “Oliver Stone em Portugal no âmbito das Conferências do Estoril

  • Vem ai o SPOTLIGHT 2 e, já esta em fase de produção, desde 2004, onde se colocara a NÚ, a fantástica “Imprensa à portuguesa” e seus jornalistas maravilhosos. – Vou convidar o Oliver Stone para dirigir este filme, já que o mesmo já teceu alguns comentários sobre os jornalistas que andam por cá. – Estou à disposição para colaborar com a moralização do jornalismo em Portugal, e quem sabe, poder contrariar Álvaro de Campos (Fernando Pessoa) sobre a Imprensa Portuguesa. A intenção é separar o joio do trigo. – E, para tal, proponho esmiuçar os comentários inseridos neste video de 2 minutos – O juiz, o advogado e o jornalista – https://www.youtube.com/watch?v=z1pU0MvsucE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *