Óscares 2014 | Vestidos das Melhores Atrizes marcam história da cerimónia desde 1929

 

Toda a gente sabe que a cerimónia dos Óscares da Academia tem duas grandes finalidades: celebrar e premiar os grandes feitos do cinema do ano passado e admirar (ou não!) os vestidos escolhidos pelas nossas estrelas preferidas.

Gwyneth Paltrow em Ralph Lauren, Julia Roberts em Valentino e Halle Berry em Elie Saab…escolher o vestido certo para a cerimónia é quase tão importante para as nomeadas a “Melhor Atriz” quanto a própria estatueta dourada.

Graças a uma agência de media digital londrina é agora possível ver todos os “vestidos vencedores” numa só imagem. A MediaRun Digital criou uma infografia de todos os vestidos utilizados pelas atrizes premiadas desde a primeira cerimónia dos Óscares, em 1929.

Ao todo são 67 vestidos retratados de forma detalhada, incluindo o icónico vestido verde de Grace Kelly (Edith Head) aquando do seu reconhecimento por “The Country Girl” em 1955 e o incrível Elie Saab de Halle Berry, utilizado na noite em que ganhou a estatueta em 2002 por “Monster’s Ball”.

O primeiro vestido vencedor foi o de Janet Gaynor, em 1929, pela sua performance em três filmes: “Seventh Heaven” (1927), “Sunrise: A Song of Two Humans” (1927) e “Street Angel” (1928). Esta foi a única ocasião em que uma atriz ganhou um único Óscar por diversos papéis. Naquele tempo não existia a competição feroz de hoje em dia pelo modelito do melhor designer e Gaynor recebeu a sua estatueta envergando um vestido simples de uma marca de pronto-a-vestir. O primeiro vestido de um designer conhecido foi um Irene, utilizado por Vivien Leigh em 1940 aquando da premiação por “Gone With The Wind”.

Lê Também:   Depois de Assassinos da Lua das Flores, Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio reunem-se para este tão aguardado biopic

A última imagem da infografia é a réplica do vestido Dior utilizado por Jennifer Lawrence em 2013. A jovem ganhou o Óscar de Melhor Atriz pela interpretação em “Silver Linings Playbook”. Este ano, estando uma vez mais nomeada e sendo o rosto oficial da marca Dior, é natural que a escolha da atriz recaia noutro vestido da casa francesa. Também Reese Witherspoon atravessou a passadeira vermelha em 2006 (“Walk the Line”) vestindo um design de Dior.

Mas o estilista com maior número de vitórias ao longo dos anos tem sido Armani, vestindo três vencedoras: Jessica Tandy em 1990 (“Driving Miss Daisy”), Jodie Foster em 1992 (“The Silence of the Lambs”) e Emma Thompson em 1993 (“Howard’s End”).

Neste closet virtual há também alguns designs “criminosos”. As mangas em balão de Marlee Matlin (1987), o jumpsuit em polyester de Sissy Spacek (1981) e o laço gigante no vestido de Loretta Young (1948) são verdadeiros exemplos de crimes da moda.

Lê Também:   Depois de Assassinos da Lua das Flores, Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio reunem-se para este tão aguardado biopic

A imagem lista também as 16 ocasiões nas quais uma atriz não compareceu na cerimónia para recolher o seu prémio. Katherine Hepburn, Elizabeth Taylor, Maggie Smith e Glenda Jackson são algumas das atrizes que não tiveram oportunidade de desfilar os seus looks – e eternizá-los- na passadeira vermelha.

Esta retrospetiva serve para nos relembrar que – mesmo que façam juízos questionáveis dos melhores filmes, atores, argumentos e realizadores do ano passado – os Óscares da Academia são, pelo menos, uma montra para as maiores mentes contemporâneas da moda.