Helen Mirren © HBO Portugal

Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses, primeira temporada em análise

Consideras-te um Potterhead e queres pôr os teus conhecimentos à prova? Achas que consegues trazer glória para a tua Casa de Hogwarts? Então “Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses” é mesmo para ti.

You´re a Wizard, Harry”. Fazem 20 anos desde a primeira vez que ouvimos Rubeus Hagrid (Robbie Coltrane) a revelar a verdade a Harry Potter (Daniel Radcliffe), que iria abalar por completo o seu mundo e também o nosso. Ainda se lembram da primeira vez que viram “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001)?

É inegável que a franquia de feitiçaria criada por J. K. Rowling é uma das de maior sucesso de sempre e com um impacto visível em qualquer parte do mundo. A saga expande-se até ao horizonte abrangido uma maratona literária, e várias séries de filmes, videojogos, teatro, parque de diversões… é um verdadeiro Wizarding World!

Lê Também:
Harry Potter: De Volta a Hogwarts recebe trailer oficial

Com a peça de teatro de duas partes, “Harry Potter and the Cursed Child”, escrita por Jack Thorne e baseada na história da autora J.K. Rowling, do próprio Thorne e do diretor John Tiffany a apresentar produções em novos pontos do globo em 2022; e com a antecipada estreia de “Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore” também planeada para 2022, está mais que provado que este universo continua bem vivo e estimulante. Como tal, foi com grande entusiasmo que se receberam as notícias de uma reunião do trio mágico: Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, e ainda do realizador Chris Columbus e mais convidados, para o 20º aniversário do primeiro filme de Harry Potter no especial “Harry Potter: Return to Hogwarts”, a ter lugar a 1 de Janeiro de 2022 na HBO Portugal.

Antes disso, mas ainda dentro das celebrações da série de filmes, a Warner Bros decidiu organizar um programa de quiz dividido em quatro partes, “Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses”. Em Portugal a série teve estreia marcada na HBO Portugal, a 29 de Novembro.

Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses
“Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses” ©HBO Portugal

A minissérie é apresentada pela atriz vencedora de um Óscar, Helen Mirren (“The Queen”, 2006) e conta com convidados especiais como Shirley Henderson (Myrtle Warren), Matthew Lewis (Neville Longbottom), Tom Felton (Draco Malfoy), Simon Fisher-Becker (Fat Friar), Luke Youngblood (Lee Jordan) e Dan Fogler (Jacob Kowalski). Os fervorosos fãs de Harry Potter, Pete Davidson, a estrela do Saturday Night Live, e o comediante Jay Leno também fazem aparições.

“Bem-vindos a Hogwarts – disse a professora McGonagall. – O banquete de início de ano vai começar dentro em breve, mas antes de se sentarem no Salão vai haver a seleção por equipas.” Têm o nome das Casas de Hogwarts na ponta da língua? São elas: Gryffindor, Hufflepluff, Ravenclaw e Slytherin.

Luke Youngblood “Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses” ©HBO Portugal

A cada semana duas equipas defrontam-se, avançando o vencedor para a final, que verá o confronto de três equipas, após um episódio de repescagem. As quatro Casas de Hogwarts são formadas por equipas de três elementos, selecionados aleatoriamente, de um público que também tem um papel ativo no programa.

O quiz é composto por quatro rondas, onde a maioria das perguntas são de escolha múltipla, com quatro opções de resposta, havendo no entanto algumas surpresas. Basicamente é uma versão de “Quem Quer Ser Milionário” ou de “O Preço Certo” do Wizarding World.

E o que espera aos vencedores? Para além da muito cobiçada House Cup, o prémio oferecido à equipa vencedora inclui, uma maratona de compras na loja Harry Potter em Nova Iorque, ingressos para a produção do Broadway Lyric Theatre de “The Cursed Child” e ainda, acesso à antestreia de “The Secrets of Dumbledore”.

Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses
“Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses” ©HBO Portugal

Hogwarts Tournament of Houses” espanta-nos no seu primeiro episódio e envolve o público com a sua grande diversidade de perguntas, cuja dificuldade porá à prova até o mais obstinado Potterhead. A competição amigável e o caloroso apoio do público dão um espirito familiar à série, num programa de entretenimento para relaxar na companhia da família e/ou amigos. O carisma de Mirren encaixa bem no seu papel de anfitriã, revelando ter potencial para uma diretora de Hogwarts do calibre do próprio Dumbledore.

Apesar de cumprir o papel de entreter, o programa podia ser melhorado em alguns aspetos, principalmente se existirem novas temporadas. Para começar, o talento de Luke Youngblood é desperdiçado em aparições muito rápidas e sem grande conteúdo. Chegando ao episódio 3 o esquema das rondas começa a tornar-se monótono, havendo amplo espaço para inovação. Porém, o mais o ponto mais flagrante, e que desencoraja muita gente nesta série, é a forma disparatada com que os participantes apresentam o seu pensamento de forma argumentada, tirando toda a espontaneidade e liberdade que dão uma boa parte do brilho a este tipo de programas.

Hogwarts Tournament of Houses
“Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses” ©HBO Portugal

Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses” é um aperitivo para a reunião mágica de 1 de Janeiro. Estamos ansiosos pelo prato principal!

TRAILER | PRONTO PARA TRAZER GLÓRIA À TUA CASA DE HOGWARTS?

Façam barulho pela vossa Casa de Hogwarts!!

Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses, primeira temporada em análise

Name: Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses

Description: O evento especial em quatro partes que irá desvendar os fãs do Mundo da Feitiçaria dispostos a pôr à prova os seus conhecimentos sobre Harry Potter, pela derradeira honra de serem considerados campeões da Taça da Casas.

  • Emanuel Candeias - 64
  • Marta Kong Nunes - 60
62

CONCLUSÃO

“Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses” apela à nossa nostalgia e ao nosso sentimento competitivo, fornecendo uma boa dose de entretenimento e de desafio. Helen Mirren encanta toda a competição, apesar de Luke Youngblood ser desperdiçado. Dispensava-se sobretudo os guiões estruturados do pensamento dos participantes.

Pros

  • Perguntas variadas e desafiantes
  • Espírito de equipa entre as Casas de Hogwarts
  • Helen Mirren

Cons

  • Não aproveitamento de Luke Youngblood
  • O programa torna-se repetitivo com os episódios
  • Irracional guião para os participantes
Sending
User Review
0 (0 votes)

Emanuel Candeias

Graduado em Hogwarts, foi head-boy de Ravenclaw. Aventurou-se durante uns tempos pela Middle-Earth e por Westeros, tendo feito grandes amizades na House Stark e com os elfos de Lothlórien. De forma a aprofundar os seus conhecimentos contactou grandes mentes como Doctor Banner, Doctor Strange e chegou mesmo a viajar com Doctor Who. Dedicou-se durante uma temporada a fortalecer a sua espiritualidade em Konoha, onde aprendeu com os mestres Goku e Naruto. Neste momento encontra-se perdido no Matrix. O seu sonho é vir a ingressar na Starfleet.

Emanuel Candeias has 271 posts and counting. See all posts by Emanuel Candeias

Leave a Reply