Michael Yada / ©A.M.P.A.S.

Óscares 2026: Depois de Pecadores e Black Panther, Ruth E. Carter entra para a história

A cerimónia dos Óscares 2026 realiza-se apenas em meados de março, mas com o anúncio das nomeações surgiram grandes surpresas. Desde filmes favoritos ao maior prémio de Hollywood ignorados pela indústria a números recordes de nomeações. Estes últimos dias têm sido de grande alvoroço entre os fãs de cinema.

Embora popular entre a crítica e as audiências, “Pecadores” surgiu do nada e tornou-se o filme mais nomeado da história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A longa-metragem de Ryan Coogler angariou 16 nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator e a estreante categoria de Melhor Elenco, entre outros.

Pub

No entanto, foi com a categoria de Melhor Guarda-Roupa, que a grande obra de terror sobrenatural se destacou, quebrando mais um recorde. Com o novo filme, Ruth E. Carter arrecadou a sua quinta nomeação aos Óscares, tornando-se assim a mulher negra mais nomeada de sempre nos Óscares.

Lê Também:
Pecadores faz história com 16 nomeações aos Óscares 2026

Pecadores e Black Panther em direção ao recorde

Sinners
© 2025 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved.

Ruth E. Carter iniciou a sua carreira em 1987, com a série “It’s Showtime at the Apollo”, uma série de comédia onde fez parte integral da equipa em 2 episódios. No entanto, desde então a figurinista embarcou em grandes projetos, procurando aprofundar a experiência afro-americana.

Pub Ad Banner

Assim sendo, Carter colaborou com alguns dos maiores nomes do cinema moderno, como Spike Lee, Steven Spielberg e Lee Daniels. No entanto, têm sido as suas parcerias com Ryan Coogler, em “Black Panther“, “Black Panther: Wakanda para Sempre” e “Pecadores” que lhe trouxeram a maior sorte.

Depois de duas nomeações com “Malcolm X” e “Amistad”, Carter tornou-se na primeira mulher afro-americana vencedora de um Óscar de Melhor Guarda-Roupa com “Black Panther”. Em 2023 a figurinista viria a repetir o feito com a sequela, “Wakanda para Sempre“, alcançando agora o recorde histórico de 5 nomeações.

Pub
Lê Também:
Estes são os nomeados aos Óscares 2026

O Óscar 2026 irá para Ruth E. Carter?

Wunmi Mosaku in Pecadores (2025)
©Warner Bros

A cerimónia dos Óscares 2026 promete ser bem competitiva, não só nas categorias principais de Melhor Ator/Melhor Atriz e Melhor Filme, mas também nas mais técnicas. Este ano existem diversos filmes de alta qualidade nomeados para Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia e Melhor Guarda-Roupa, para os quais “Pecadores” é apenas um dos nomeados.

Contudo, isso não significa que Ruth E. Carter não alcançará um novo recorde com a sua 3ª vitória. Porém, com “Frankenstein” e “Hamnet” na corrida, as probabilidades estão contra a figurinista nomeada por “Pecadores”.

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *