12 Óscares em apenas 4 filmes levam a Cinemundo ao pódio
Os quatro filmes distribuidos pela Cinemundo venceram doze das vinte e três categorias dos Óscares 2025, incluindo a de Melhor Filme.
Este ano, os Óscares não tiveram um vencedor declarado ou um favorito absoluto. Em 2024, “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, venceu oito Óscares. No ano de 2003, “O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei”, venceu onze Óscares. E em 1997, “Titanic”, de James Cameron, também venceu onze Óscares.
Já em 2025, o vencedor da noite foi “Anora”, de Sean Baker, com cinco Óscares. No entanto, foi a cerimónia dos recordes quebrados. Adrien Brody fez o discurso mais longo de sempre e é o vencedor do Óscar de Melhor Ator com mais screentime de todos os tempos.
E o próprio Sean Baker, é a primeira pessoa a levar para casa quatro Óscares relativos ao mesmo filme, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Edição e Melhor Argumento Original. O último a fazer este feito foi Walt Disney, mas por quatro filmes diferentes.
Filmes com distribuição Cinemundo lideram noite dos Óscares
Regressando agora ao nosso país, o vencedor da noite foi a Cinemundo. Em conjunto, os filmes nomeados aos Óscares, distribuídos pela Cinemundo, venceram doze das vinte e três categorias.
Entre eles, destacam-se “Anora”, “O Brutalista”, “Wicked” e “Dune: Part 2”. “Anora” e “O Brutalista” eram os dois grandes concorrentes para o prémio de Melhor Filme, que acabou por ir para “Anora”. Assim, o filme de Sean Baker venceu um total de cinco Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Edição, Melhor Argumento Original e Melhor Atriz, para Mikey Madison.
“O Brutalista” arrecadou, então, três prémios, também em categorias importantes, nomeadamente a de Melhor Ator, para Adrien Brody, Melhor Cinematografia e Melhor Banda Sonora.
Juntos, “Wicked” e “Dune: Part 2” foram os reis das categorias técnicas. “Wicked” venceu Melhor Design de Produção e Melhor Guarda Roupa, e “Dune Part 2” ganhou Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.
Por fim, tanto “Anora” como “O Brutalista” ainda estão disponíveis nos cinemas nacionais. “Dune: Part 2” pode ser visto na Max Portugal. A cerimónia que premiou estes quatro grandes filmes, com distribuição da Cinemundo, ocorreu na madrugada de domingo, dia 2 de março, com apresentação de Conan O’Brien.
Já foste ao cinema ver os filmes vencedores dos Óscares?