Outsiders, o ciclo de cinema americano, arranca hoje em Portugal
Se gostas de marcar presença nos principais festivais e ciclos de cinema de Portugal então não percas mais uma edição do Outsiders.
Entre os dias 11 e 16 de março realiza-se no Cinema São Jorge (Lisboa) a quarta edição do Outsiders, o Ciclo de Cinema Independente Americano. Ao todo serão doze as obras apresentadas neste evento, estreias inéditas em território nacional mas que conquistaram as audiências internacionais em festivais como o Sundance, South by Southwest ou Veneza.
O “Outro” será o tema deste ano, focando-se em assuntos que preocupam a sociedade moderna americana mas questões bastante internacionais nos dias turbulentos que vivemos. Nas palavras de Carlos Nogueira, o curador deste ciclo do Outsiders: “Pareceu-nos que a questão do ‘outro’, ou, se quisermos, a alteridade, seria uma das chaves da crispação que tem alastrado a todos os setores da sociedade americana.(…) Os doze filmes incluídos no programa deste ano levantam mais questões do que as respostas que dão, mas permitem, estamos certos, enriquecer o olhar sobre os vários ‘outros´ que preocupam a sociedade americana de hoje”.
Os filmes destaque presentes no Outsiders 2025
O primeiro filme do ciclo é “Thelma” de Josh Margolin, e protagonizado por June Squibb (atriz nomeada para os Óscares por “Nebraska”, de Alexander Payne). No dia 13 de março estreia “Earth MaMa” de Savanah Leaf (vencedor do Prémio de Primeira Obra Excecional nos BAFTA). Já a 14 de março é a vez de poderes ver, por exemplo, “Mountains” de Monica Sorelle.
Ainda a 14 de março estreia “Ingrid Goes West” de Matt Spicer, com Aubrey Plaza (“The White Lotus“), vencedor dos prémios de Melhor Primeira Obra nos Independent Spirit Awards e Melhor Argumento no festival de Sundance. Dois dias depois, no sábado 15 de março, podes ver “Most Beautiful Island” de Ana Asensio (vencedor do Grande Prémio Narrativa do Festival South By Southwest), e “Fremont” de Babak Jalali (vencedor o Prémio John Cassavetes no Independent Spirit Awards, e o Prémio de Realização no Festival de Karlovy Vary).
No último dia do Outsiders, a 16 de março, terás a oportunidade de conhecer “Ghostlight” de Kelly O’Sullivan e Alex Thompson. A obra foi vencedora Prémios de Realização e Interpretação do Seattle International Film Festival, e prémio John Cassavetes nos Independent Spirit Awards).
Além destes destaques, o Outsider incluirá diversos documentários bem como a presença de cineasta para palestras que não vais querer perder. Podes ficar a conhecer a programação completa no site do ciclo de cinema.
Qual o filme que mais queres ver no Outsiders deste ano?