Os melhores e piores posters da semana (20/03-26/03)

De coloridas paródias a um Mads Mikkelsen desfigurado, nesta passada semana, a presente conjuntura dos posters do cinema teve tantas vitórias como catástrofes.

Durante a última semana, vários cartazes foram divulgados no mundo do cinema, sendo que alguns foram exemplos de exímia criatividade visual, enquanto outros posters foram tão maus que nem sequer têm o triste benefício de captarem a atenção do público pelo horror da sua incompetência.

 


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Comecemos pelos melhores posters da semana, onde encontramos divertidas paródias, inteligentes jogos de imagens e um inteligente cartaz que revitaliza uma imagem de um filme com mais de cinquenta anos.

 

The Preppie Connection posters

Com a divertida justaposição entre a tagline e a imagem, a composição clássica de todo o design e o imediato impacto que as linhas de cocaína a rasgarem a foto dos atores principais, este é um dos posters mais marcantes da passada semana. Mesmo que o filme se revele como um desastre, The Preppie Connection sempre terá o louvor de ter uma memorável e forte “imagem de marca”.

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War Dogs posters

Este poster de War Dogs, uma futura comédia com Jonah Hill e Miles Teller, é claramente uma paródia de um dos mais icónicos cartazes de cinema já feitos, o poster de Scarface com Al Pacino. A essa famosa imagem, os designers deste cartaz acrescentaram um berrante esquema cromático de tons néon, e a substituir Pacino, temos a ridícula parelha de Teller e Hill. Tendo em conta que toda esta imagem é uma paródia, a tagline desinteressante, os nomes trocados no cimo do cartaz e mesmo o barato efeito de envelhecimento, ganham um certo charme, fazendo deste poster um dos mais deliciosos exemplos da semana.

 

Cannes O Desprezo posters

Finalmente, deixamos aqui um cartaz que não é de um filme, mas sim de um festival, o cartaz oficial para a edição de 2016 do Festival de Cinema de Cannes. Para a imagem publicitária deste ano, o mais respeitado festival cinematográfico do ano selecionou uma das extraordinárias visões conjuradas por Jean-Luc Godard na sua obra-prima O Desprezo. O filme de 1963 protagonizado por Brigitte Bardot e Michel Piccoli é um dos filmes que mais agressivamente olha a sétima arte na história do cinema, pelo que a sua escolha para representar tal celebração parece tão apropriada como sagaz. Para além de tudo isso, o resultado final, com a sua cor amarela e a simetria de toda a composição, é chamativo e bastante memorável. Tudo um que um cartaz deveria ser.

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Dos melhores cartazes da semana passamos aos piores. Se há algo que caracteriza esta seleção é mesmo a terrível execução no que diz respeito à edição digital das imagens.

 

Colonia posters

O cartaz canadiano de Colonia é a primeira catástrofe de mau Photoshop a merecer um infeliz destaque. Não só a integração da foto de Emma Watson é um perfeito exemplo de incompetente manipulação das imagens que só por si é um crime tendo em conta o usual esplendor da atriz em questão. Para além disso, toda a ideia da imagem, com a sua duplicação de Watson e desinspirada composição é, no mínimo, medíocre.

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Criminal posters

Pior ainda que a execução deste cartaz para Criminal é a sua abjeta falta de originalidade. Tal como já foi referido, um ideal poster de cinema deveria ser memorável e chamativo, dois conceitos que os designers deste cartaz aparentemente desconhecem. Com o seu forçado amontoamento dos vários atores do elenco, cor desinspirada e uma imagem geral que lembra uma infinidade de outros cartazes recentes, este é um ótimo exemplo de um cartaz perfeitamente esquecível. Nem mesmo a sua falta de qualidade o fazem memorável.

 

Men & Chicken posters

Por fim, temos um cartaz com uma ideia que poderia ser interessante se fosse minimamente bem executada. É certo que quem for confrontado com a bizarra imagem do poster de Men & Chicken dificilmente se irá completamente esquecer de um Mads Mikkelsen com ar de doido a segurar uma galinha ao lado de um homem com cabeça de ovo, mas o facto é que toda a composição está terrivelmente concretizada, com a cara de Mikkelsen a ser uma vítima particularmente atroz de todo este horror.

 

Veremos se a próxima semana nos trará mais cartazes tão divertidos como o de War Dogs  ou se os únicos risos serão de escárnio por mais um desastre de mau Photoshop.


 

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