Posters polacos: bizarro ou genial?

Hoje celebramos a arte do poster polaco e partilha algumas das suas mais célebres criações – as geniais, as curiosas, as peculiares e as horripilantes.

Quando um filme viaja para o estrangeiro, é apenas natural que veja o seu título alterado (por vezes de forma pouco inteligente ou perspicaz), ou o seu material promocional refeito para confluir com os valores e realidades sociais dos diferentes países onde será lançado.

poster é um dos principais mecanismos de venda e promoção de um filme sendo, em várias instâncias, a sua própria cara e a representação (mais ou menos fiel) da experiência que poderá proporcionar, sendo aliás, de importância vital no futuro sucesso do mesmo. Afinal, o material promocional de um filme terá de estar preparado para potenciais extrapolações que vão além do serviço de “mero” poster –merchandise, roupas,bandas-sonoras, edições de vídeo, etc.

Lê Também:
Star Wars tem mais um projecto em desenvolvimento

Nações como a Rússia, a Polónia, a República Checa ou o Japão ganharam fama pelos posters que criaram para filmes clássicos, e que primavam pela criatividade pungente e pelo retrato pouco óbvio do título que apresentavam.

Ainda a era do entretenimento global estava para vir, quando as mentes criativas do mundo – e, no caso particular que abordamos hoje e amanhã, da Polónia – tinham carta-branca para criar a sua visão de um filme, para que este fosse publicitado no seu mercado. Uma série de artistas formaram-se na arte do poster, e felizmente ainda tivemos tempo de ver surgir criações que preenchem todo o espectro do bizarro ao excecional. Por outro lado, e agora infelizmente, os anos de opressão política e social começaram a fazer a indústria definhar, acabando por morrer mesmo em 1989.

Atualmente a criação de posters alternativos ainda existe, mas apenas como exercício criativo para os artistas que mantém a paixão acesa e o génio inconformado, sendo estes expostos e vendidos em galerias de arte.

Lê Também:
Star Wars tem mais um projecto em desenvolvimento

alien-1

aliens-1blade_runner

cabaret

chinatown

crocodile_dundee

gandhi

graduate

Gremlins

jaws2

lebowski

planet_apes-1

raging_bull

raiders_lost_ark

revenge_pink_panther

romancing_the_stone

sex_and_the_city

terms_endearment

the_fly

WEEKEND_at_bernies

witches_eastwick

 

 

NOTA: para os interessados, deixamos um fabuloso artigo sobre a história do legado do design de posters da Polónia que vale muito a pena ler aqui.

Catarina Oliveira

Licenciada em Ciências da Comunicação e com formação complementar em Design Gráfico, além de editora e diretora criativa da MHD é também uma das sócias fundadoras da mais recente face da empresa. Colaboradora de Cinema na Vogue Portugal. Gestora de conteúdo na Lava Surf Culture e NOS Empresas - Criar uma Empresa. Autora do blog de Cinema Close-Up.