roaming

Preços do roaming na União Europeia vão continuar inalteráveis até 2023

As novas medidas de roaming implementadas pela Comissão Europeia vão entrar em vigor já no próximo mês de junho.

Recentemente a Comissão Europeia aprovou uma proposta que visa manter inalteráveis os preços do roaming nas comunicações móveis no espaço Europeu, facilitando a vida a todos os cidadão que se desloquem dentro da União Europeia, já que não terão custos acrescidos por não estarem no se país.

A decisão da extensão das regras de roaming aconteceu na passada quarta-feira, numa sessão extra marcada pelo Parlamento Europeu, a Comissão e o Conselho da União Europeia. As actuais regras de roaming vigoram desde 2017, e deixarão de estar em vigor em junho de 2022.

Com o acordo político estabelecido o “roam like home” será alargado até ao ano de 2032. A Comissão Europeia deixa a advertência para que os cidadãos europeus que se desloquem dentro da União Europeia, tenham atenção a algumas alterações que foram aprovadas no âmbito desta última proposta.

Quem te por hábito utilizador o 5G deverá ter especial atenção, visto que apenas poderá continuar a utilizar caso a tecnologia esteja disponível nos operadores locais. Entretanto, as operadoras deverão comprometer-se a informar os seus clientes sempre que se verifique uma situação de alteração na qualidade dos serviços.

Lê Também:   A nova câmara DJI Action 2 captura vídeo 4K de alta qualidade em qualquer lugar

Quando um cliente tem qualquer custo extra de chamada, a operadora deverá notificar o cliente por forma a avisá-lo do sucedido, para que este fique consciente que ao realizar determinada ação terá um acréscimo na sua factura. Esta é uma medida importante já que ajuda os clientes a tomar medidas mais informadas.

Sempre que um país tiver um contacto de emergência diferente, a partir de 2023, as operadoras ficam obrigadas a informar os seus clientes.

Foi, também, implementado um ” limite de despesas de comunicações em serviços marítimos ou aéreos”. Com isto a Comissão Europeia pretende impedir que os cidadãos fiquem surpreendidos quando receberem a sua fatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *