Beatriz Pessoa |© Primavera Sound Porto 2023/ Hugo Lima

Primavera Sound Porto 2023 | Beatriz Pessoa e a herança da lusofonia

Entre 7 e 10 de junho de 2023, a Magazine.HD acompanha o Primavera Sound Porto 2023, que regressa ao Parque da Cidade, em Matosinhos. Quanto ao concerto que abriu as lides no palco principal, tratou-se de Beatriz Pessoa no palco Porto.

Lê Também:   Primavera Sound Porto 2023 | Os melhores transportes para lá chegares

O Primavera Sound Porto está de regresso ao segundo grande centro urbano de Portugal com quatro dias repletos de concertos. Com um novo recinto com mais palcos, e a troca de sponsor da NOS para a Vodafone (mas por agora sem nenhuma marca associada ao nome), o Primavera regressa com um público numeroso e muitos headliners apelativos, começando logo por Kendrick Lamar no primeiro dia, e passando por nomes sonantes como Blur, New Order, Pet Shop Boys, Rosalía ou Halsey nos dias seguintes.

A abrir o novíssimo palco central, o palco Porto, tivemos direito a uma atuação em língua portuguesa- em bom português de Portugal e do Brasil, também – por parte da talentosa e melodiosa Beatriz Pessoa. Pessoa veio apresentar o seu novo álbum PRAZER PRAZER” em primeira mão, tendo o álbum sido lançado a 3 de março de 2023 pela Discos Submarinos.

Depois de já ter passado por inúmeros festivais de renome à escala nacional, Beatriz Pessoa passa pela primeira vez pelo Primavera – isto após ter marcado presença em festivais de norte a sul, do Super Bock em Sock ao Marés Vivas, do Festival F ao NOS Alive. Em 2022, Beatriz acompanhou MARO a Turim, participando na badalada atuação de “Saudade Saudade”. Agora, apresenta-se plena na primeira linha e enchendo ela mesma o palco.

A música de Beatriz Pessoa, que podemos ouvir logo pelas 17h45, à medida que os festivaleiros entravam ainda no recinto que havia inaugurado há coisa de 5/10 minutos, é profundamente assente numa comunicação entre a música portuguesa e brasileira, bebendo a sua identidade de ambas em igual medida. Desta forma, ao longo de cerca de 45 minutos podemos ouvir os seus sons capazes de aliar uma sonoridade indie pop a ritmos brasileiros tradicionais, como a Bossa Nova.

Primavera dia 1
O início de dia auspicioso |©Primavera Sound Porto 2023/ Hugo Lima

Num concerto inaugural, de palco, de dia e de festival, Beatriz Pessoa apresentou-se no Primavera Sound Porto como uma presença forte, dinamizadora e capaz de captar o público. Apresentou um disco, homenageou artistas que perdemos recentemente e teve ainda tempo para anunciar, “à Rihanna”, a sua gravidez.

Uma artista com raízes no Jazz, Beatriz Pessoa gravou o seu álbum no Brasil e, por isso, neste concerto não podia deixar de prestar homenagem às grandes Gal Costa e Rita Lee (na forma de um medley), que recentemente nos abandonaram. Entre homenagem e nova música, Beatriz Pessoa soube equilibrar esta sua primeira passagem pelo Primavera Sound Porto.

 

BEATRIZ PESSOA | PRAZER, PRAZER, SINGLE DE LANÇAMENTO, NÃO PÔDE FALTAR NO PRIMAVERA SOUND

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *