Pro Evolution Soccer 2013 (PS3)

 

 
Editora:
Konami 

Produtora: Konami

 

Género: Desporto

 

Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC, PS2, PSP, WII, 3DS

 

Classificação Etária: 3+

 

 

Enredo: n/a
Jogabilidade: 9/10
Gráficos: 8/10
Som: 8/10
Nota Final: 8/10

 

Pro Evolution Soccer foi o grande rei do futebol na anterior geração de consolas, mas na atual nunca se conseguiu impor, falhando em acertar na fórmula certa. No ano passado vimos um PES que mudou bastante e este PES 2013 é a confirmação que o caminho certo está a ser percorrido. Este é, sem dúvidas, o melhor PES desta geração.

 

Uma das primeiras alterações a ser notada é a física implementada. Primeiro na bola, que parece muito mais real ao bater na relva ou no corpo dos jogadores. Outra diferença e grande melhoria em relação ao anterior, está na Inteligência Artificial. Facilmente se nota que os outros jogadores se movem com muito mais tática implementada, tanto na defesa como no ataque. Na parte atacante, todos os movimentos dos jogadores estão mais rápidos se olharmos à sua reação, e vemos como interagindo com os nossos movimentos, a nossa equipa se move procurando espaços e caminhos para a baliza. Mas é na defesa que se nota a IA do jogo, com marcações cerradas, dobras e defesa em linha a funcionar bem (o que já não podemos dizer dos avançados que por vezes se esquecem que o fora-de-jogo existe).

Quem for um jogador experiente e jogar nas dificuldades mais altas, terá um esforço adicional para vencer, isto apesar de nessas dificuldades o computador usar mais a sua capacidade de processamento do que a inteligência criada pelos programadores.

 

Gráficos: Uma vez mais, PES consegue caracterizar jogadores como ninguém e facilmente identificamos dezenas de jogadores, não só pela face, mas pela própria forma de correr, passar ou rematar. Basta um instante para identificarmos Cristiano Ronaldo, Messi, Pepe, etc…

Infelizmente os gráficos de PES 2013 estão ultrapassados e pede-se uma revolução gráfica com urgência. No geral as movimentações estão boas, mas ainda existem algumas ações em que os movimentos não parecem reais ou fora do contexto.

 

Jogabilidade: A grande novidade deste PES é a sua jogabilidade! Temos agora um maior controlo sobre o jogador, com a capacidade de fazer passes e remates em 360 graus, permitindo alargar toda a nossa criatividade para ofensivamente executar belas jogadas. No entanto, PES não evoluiu na parte “realista” mas sim na parte “arcade”, sendo a mistura entre realismo e arcade o grande trunfo deste jogo, fazendo recordar os anos de ouro do jogo da Konami.

Outra grande revolução é o sistema de defesa. Agora já não nos basta carregar no “X” e correr ao lado do adversário até lhe tirar a bola. Teremos antes de executar no momento certo a ação de desarme o que no início irá originar algumas faltas da nossa parte.

 

Som: A banda sonora é curta mas faz bem o seu trabalho, tal como os comentários e ainda o público nos estádios. Após testar tanto os comentários portugueses como os ingleses, acho que os nossos até estão melhores, visto que os ingleses apresentam bugs e por vezes não ajudam em nada o ambiente do próprio jogo.

 

Com uma maior imprevisibilidade e uma física melhorada, a Konami também baixou o ritmo de jogo, permitindo-nos ganhar controlo e a capacidade de executar melhor os cortes que necessitam do timing certo. Contudo, ao fim de alguns jogos não resisti em aumentar a velocidade, tornando a experiência mais empolgante.

PES vive ainda assombrado pela falta de licenças (apenas 4 equipas portuguesas e um inglesa são verdadeiras) mas ganha quando nos presenteia com a Liga dos Campeões e a Copa Santander Libertadores, onde se sente o fantástico ambiente destas competições. Também se notam algumas discrepâncias nas classificações dos jogadores e custa a acreditar que Aimar possa ter um overall mais baixo que Emerson, ou que o Sporting esteja tão mal cotado. Esperamos que sejam pormenores para melhorar em atualizações.

Os modos de jogo é outro ponto onde PES ganha, graças à sua Liga Master que mantém a fórmula vencedora. Infelizmente quase não existem inovações nestes modos e pede-se não só melhorias, mas também um novo sistema de transferências de jogadores.

 

No global este é, volto a dizer, o melhor PES desta geração, dando um grande passo em frente e criando uma boa harmonia entre arcade e realismo. Tem ainda muito a melhorar, mas nota-se que a Konami ouviu as críticas e percebeu o porquê da insatisfação dos fãs. Uma série que voltou ao caminho certo e certamente irá recuperar muitos jogadores.

 

Pontos fortes:

  •  Liga dos Campeões, Libertadores e Liga Master continuam bons, apesar de necessitarem de inovação!
  • Nova jogabilidade
  • Muitos jogadores são fáceis de se identificar e sentimos as suas características ao controlá-los
  • É um prazer jogar nos estádios portugueses

Pontos fracos:

  • Os critérios de arbitragem têm de ser melhorados
  • Gráficos mostram alguma idade
  • Há animações irrealistas e que não são alteradas há anos
  • Falta de licenças

 

LP

3 thoughts on “Pro Evolution Soccer 2013 (PS3)

  • Boas, eu gostaria de saber como participar é que eu nao consigo. obrigado

  • Caro Michael

    Na linha dos upgrades que temos por objectivo ir implementando e tal como tínhamos anunciado, foi ativado no site um sistema de registo e validação de fã da n/pagina facebook, designadamente nas paginas dos passatempos. Fizémo-lo acompanhar duma mensagem que surge numa caixa azul.

    Os nossos leitores que já são fãs da nossa pagina fb, apenas terão pois de, na pagina do passatempo no SITE, e numa primeira vez, clicar na (x) cruzinha junto ao GOSTO mesmo junto á mensagem, e depois novamente no GOSTO, para o site assumir esse registo. Das próximas já acederão sem qualquer restrição.

    É possível que o mesmo leitor ao aceder através dum outro pc, smartphone, tablet, etc … tenha de repetir o processo, e como habitualmente permitir nele a criação de cookies. Revejam pois a vossa situação e dêem -nos feedback assim que ultrapassada a questão. Mto Obg.

    MHD, Obg

  • Na master, quando recuso uma oferta pelo meu jogador ele fica insatisfeito, mesmo sendo campeao de algum torneio ele deseja sair do clube, como posso melhorar o auto estima dele, ou recusa a oferta sem o ofende-lo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *