Conhece o programa da 5ª Mostra de Cinema da América Latina
O programa da 5ª edição da Mostra de Cinema da América Latina (MCAL) foi apresentado no passado dia 24 de novembro, segunda-feira, no hotel Vila Galé Ópera em Lisboa.
Maria Xavier, a coordenadora de programação da Casa da América Latina (CAL), a instituição que organiza a Mostra, revelou que a diversidade, a qualidade e inclusividade foram fatores determinantes na escolha dos filmes e destes destacou “Relatos Salvajes”, “The Voice Thief”, “La Jaula de Oro”, “As Canções” e “Eduardo Coutinho, 7 de Outubro”.
A 5ª edição da Mostra de Cinema da América Latina entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2014 no Cinema São Jorge em Lisboa e pela primeira vez no Porto, na Casa das Artes, entre os dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro de 2015. Esta extensão corresponde à estratégia da CAL de alargar as relações com a América Latina a outros pontos do país, neste caso através do cinema, para nós veículo privilegiado de transmissão de conhecimento do mundo e de uma América Latina atual e multifacetada.
A 5ª MCAL apresenta três eixos fundamentais: Horizontes, Novos Caminhos e Eduardo Coutinho: Uma retrospetiva.
A produção cinematográfica contemporânea, onde se incluem géneros e temáticas diversas, coproduções e primeiros trabalhos, apresenta-se sob a secção Horizontes, numa alusão ao que nos liga ao Atlântico sul e onde a diversidade é o critério fundamental.
A secção Novos Caminhos leva-nos à descoberta do outro, de outras formas de viver e de estar na vida, de outras identidades. Novos Caminhos dirige-se ao público mais jovem, em idade escolar, numa perspetiva de educação pela interculturalidade e de abertura de horizontes. De que forma o desconhecido que é o outro passa a ser familiar? Um filme de animação sobre a História de um país ou o recurso a jovens protagonistas são alguns dos ingredientes com que esperamos surpreender este público e criar novas identificações. Novos Caminhos são os daqueles que saíram dos seus países em busca de uma vida melhor. A secção é assim marcada por histórias de migrações, fenómeno que continua a determinar a vida de tantos latino-americanos e que em Portugal pode ser sentido através do contacto com aqueles que escolheram o nosso país como destino.
Eduardo Coutinho: Uma retrospetiva é uma forma de reconhecer a obra e homenagear o autor, um dos maiores realizadores do Brasil e documentaristas do mundo. Foram as histórias de vida que apaixonaram Eduardo Coutinho, histórias que procurava captar em entrevistas simples, onde o realizador mostrava as expressões, o rosto, a voz e as hesitações dos seus entrevistados. Audacioso, explorou a paisagem mais inquieta, ambígua, variada, expressiva, desconhecida e familiar do mundo: o rosto humano. Assassinado tragicamente em fevereiro de 2014, Coutinho será lembrado em Lisboa e no Porto, um ano depois da sua morte.
A Casa da América Latina (CAL) foi criada em 1998 com a missão de aproximar Portugal da América Latina através do estímulo ao conhecimento e da cooperação com os países latino-americanos. É uma associação sem fins lucrativos e de direito privado, constituída pelo Município de Lisboa, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pelas Embaixadas dos países latino-americanos e por um conjunto de empresas.
Sabe mais sobre a 5ª Mostra de Cinema da América Latina:
- Site – http://casamericalatina.pt/
- Facebook – https://www.facebook.com/casadamericalatina.pt
Programa da 5ª Mostra de Cinema da América Latina
10 a 14 de dezembro, Cinema São Jorge, Lisboa
10 de dezembro, quarta-feira
- 21h30 (Sala Manoel de Oliveira) – Relatos Salvajes
11 de dezembro, quinta-feira
- 19h00 (Sala 3) – E + Edifício Master
- 21h30 (Sala 3) – Ricchieri + Costa Dulce
12 de dezembro, sexta-feira
- 19h00 (Sala 3) – Jogo de Cena
- 21h30 (Sala 3) – The Voice Thief + Las Analfabetas
13 de dezembro, sábado
- 17h00 (Sala 3) – La Demora
- 19h00 (Sala 3) – Solecito + Los Hongos
- 21h30 (Sala 3) – Los Pantalones Rotos + As Canções
14 de dezembro, domingo
- 17h00 (Sala 3) – A Jaula de Ouro
- 19h00 (Sala 3) – Eduardo Coutinho, 7 de Outubro
- 21h30 (Sala 3) – Azul y no tan Rosa
30 de janeiro a 1 de fevereiro, Casa das Artes, Porto
30 de janeiro, sexta-feira
- 21h30 – E + Edifício Master
31 de janeiro, sábado
- 17h00 – Ricchieri + Azul y no tan Rosa
- 19h30 – The Voice Thief + Las Analfabetas
- 21h30 – Los Pantalones Rotos + As Canções
1 de fevereiro, domingo
- 17h00 – A Jaula de Ouro
- 19h30 – Eduardo Coutinho, 7 de Outubro
- 21h30 – Relatos Salvajes