Queer Lisboa 17, programa de dia 26 de Setembro

Dia 26 de Setembro, em Lisboa, acontece o sétimo dia do festival, com novas exibições em competição por melhor longa-metragem e melhor documentário.

Na categoria de longa-metragem, serão exibidos Joven y Alocada de Marialy Rivas, filme premiado no Festival de Sundance, que procura representar a idade da comunicação online através de Daniela, uma adolescente criada no seio de uma família evangélica, que lida com a incompatibilidade da sua pulsão sexual com os dogmas da sua religião, e Facing Mirrors de Negar Azarbayjani, que se trata da primeira ficção iraniana com um protagonista transsexual, Edi, que enfrenta a oposição e violência transfóbica do seu pai.

Na categoria de documentário, será apresentado Uncle Bob, do realizador Robert Oppel, que é também o protagonista, reencarnando o seu tio Robert Opel, artista e activista gay de São Francisco, assassinado em 1979.

Na secção de Queer Art será apresentado Les Rencontres D’Après Minuit de Yann Gonzalez, no qual um jovem casal e a sua criada travesti recebem quatro convidados: A Cadela, A Estrela, O Garanhão e O Adolescente. Tem ainda lugar, esta noite, a exibição do primeiro programa de Curtas Queer Art, que explora as relações entre as estéticas queer e o universo da ficção científica.

Nos dias 26 e 27 de Setembro, terá lugar na ZDB At Home with Little Joe, um evento que resulta de uma colaboração entre o Queer Lisboa, a revista Little Joe e os artistas plásticos João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira. Nestes dois dias, entre as 19h e as 2h, irá decorrer um programa de filmes e festas onde se exploram as potencialidades da casa enquanto lugar de expressão gay, activismo e domesticidade desviante.

A consulta detalhada do programa pode ser encontrada através de queerlisboa.pt/agenda.

SL