Queer Porto 2015 | Vencedores

 

O documentário norte americano “The Royal Road”, de Jenni Olson, venceu o prémio Melhor Filme, na primeira edição do Festival Internacional de Cinema Queer Porto.

Além de ter vencido o prémio de melhor filme, Jenny Olson recebeu três mil euros, prémio atribuído pela RTP. Além disso, o realizador tem ainda a possibilidade de ver a sua produção, “The Royal Road”, a ser transmitida no canal de serviço público.

O júri da competição, composto por José Capela, Rui Filipe Oliveira e Toby Ashraf, premiou também “The Night”, do cineasta chinês Zhao Hao, com uma Menção Especial. O prémio do público para Melhor Filme foi para o documentário “De Gravata e Unha Vermelha”, da brasileira Miriam Chnaiderman.

Lê também: Peter Greenaway encerra edição do Queer Lisboa

Nesta primeira edição do Queer Porto, que decorreu entre 7 e 10 de outubro, foram exibidos 28 filmes de 13 países. Como forma de mostrar que o festival no Porto não é uma mera extensão da festa de cinema queer de Lisboa, nenhuma das longas-metragens apresentadas no Porto foi mostrada na capital, exceto a “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz.

Consulta ainda: Calendário | Festivais de Cinema 2015

O diretor artístico do Queer Porto, João Ferreira, garantiu estar já assegurado financiamento para mais dois anos de festival, com apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

No próximo ano, o Festival de Cinema Queer Porto decorre entre 4 a 8 de outubro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *