Rayman Legends (PS3) | Análise

 

 rayman legends  

  • Editora: Ubisoft
  • Produtora: Ubisoft Montpellier
  • Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii U, PS Vita

 

Classificação 

[starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

 

“Rayman Legends” é um daqueles jogos em que não está em causa se gostam do género ou não, mas sim de quantas horas precisarão para o acabar, porque este novo jogo da Ubisoft é impossível de ser deixado a meio!

Enredo: A história é o normal num jogo de plataformas: caminhar pelos níveis, descobrindo novos mundos, salvando personagens amigas e colecionando algo. “Rayman” pega na fórmula usada por todos e melhora-a em alguns aspetos, tornando-se num dos melhores jogos de sempre no género. Os mundos são variados, cheios de cor, vida e durante os mais de 120 níveis, estaremos sempre a ser surpreendidos pela criatividade dos seus programadores. Esse será, provavelmente, o maior trunfo do jogo: a capacidade de ir inovando, de introduzir novas formas de irmos avançando num jogo que puxará cada vez mais por nós… e consecutivamente iremos jogar níveis que nos fascinam cada vez mais. Para o fim o jogo torna-se difícil e acreditem que terão de dominar tudo o que o jogo nos possibilita. No fim, será muito recompensador.

screen1_large

Jogabilidade: Demoramos apenas alguns minutos até percebermos toda a física do jogo e o que a jogabilidade nos pode oferecer. A partir daí, será apenas a nossa capacidade para melhorar e dominar um jogo que se tornará bastante difícil no fim. Em termos técnico, o jogo apresenta uma jogabilidade quase perfeita, que nos permite sentir a personagem e que encaixa perfeitamente no jogo. “Rayman Legends” é um jogo que respira com a sua jogabilidade, ganhando qualidade a cada ambiente novo. Voar, nadar, correr, disparar, resolver enigmas, tudo é intuitivo ao ponto de o jogo quase não ter necessidade de nos explicar nada. Sejam adultos ou crianças, jogadores experientes ou iniciados, este jogo é fácil de se perceber e jogar no início, e depois só teremos de melhorar. Neste aspeto é interessante ver como uma personagem que apresenta apenas 3 movimentos básicos, se consegue, aos poucos, tornar numa personagem que nos transporta para o interior do jogo, vibrando com os novos e nunca se tornando monótono.

screen2_large

Gráficos: Cheios de cor, vida e brilho. Esta obra prima da Ubisoft é de tal forma vasto e vibrante que nos níveis de contra-relógio até temos pena de não conseguir aproveitar toda a beleza gráfica que vai ficando para trás a grande velocidade. Com cenários polidos e uma imaginação incrível presente a cada instante, a verdade é que estamos perante um caso raro em que a beleza dos gráficos se transforma em alegria para o jogador, e imediatamente simpatizei com o jogo. As personagens são engraçadas, os bosses apresentam que traços “arrepiantes” que caracterizam os “maus da fita” dos desenhos animados e tudo encaixa na perfeição. Ainda no aspeto gráfico, é preciso salientar que o jogo não demora, nunca, mais do que 2 ou 3 segundos para carregar um nível e enquanto joguei nunca detetei quebras de frame rate, nem mesmo quando jogado a 4 jogadores.  O jogo proporciona momentos hilariantes e outros de cortar a respiração tal é a forma como “entramos” no jogo. As animações das personagens são outro trunfo do jogo, tanto nas personagens jogáveis como nos vários inimigos que vão aparecendo e que por vezes apetece deixar vivos para vermos como interagem connosco.

screen3_large

Som: Imaginem um jogo vibrante onde cada ação do nosso boneco influencia a música do jogo. É isso que “Rayman Legends” nos oferece. A banda sonora é de luxo e leva-nos à nossa infância, onde os desenhos animados e as suas músicas preenchiam as nossas mentes durante horas. Os efeitos sonoros estão ao nível do jogo e preparem-se para ouvir alguns clássicos quando menos se espera. Cada música encaixa com o nível e com a nossa jogabilidade, ao ponto de em certos níveis, os de contra-relógio, ajudarem a mantermos o ritmo que desejamos. Estes pequenos detalhes podem parecer inúteis em certos momentos mas acreditem que não o são e toda a experiência de jogo é melhorada por sentirmos que tudo está conectado e não estamos apenas a jogar, mas sim a viver uma aventura de animação onde tudo foi pensado ao pormenor.

screen4_large

Com mais de 120 níveis, memoráveis lutas de bosses e vários modos de jogo, preparem-se para passar muitas horas em frente da vossa consola. “Rayman Legends” é um dos melhores jogos de plataformas desta geração e percebe-se as elevadas notas que recebeu de toda a crítica. Até quatro jogadores, o jogo é fantástico tanto em single como em multi, e aos poucos ganhamos uma enorme necessidade de passar todos os níveis, salvar todos os nosso amigos (são 700!) e aproveitar tudo o que o jogo tem para nos oferecer… e quando menos esperarem, aparece algo novo que nos deixa surpreendidos. E se isso não bastasse, podemos colecionar monstros, raspadinhas, roupas, jogar níveis de jogos anteriores da série, melhorar os nossos tempos online, e jogar futebol com os nossos amigos, onde os golos e os risos preenchem toda a partida.

“Rayman Legends” é um jogo para toda a família, para qualquer idade, para qualquer género de jogador. É bom, é mesmo muito bom! Se gostarem do género ou se tiverem crianças em casa, este é um jogo a comprar, já! E daqui a muitos tempo, ainda o estarão a jogar.

 

Pontos fortes:

  • Cenários cheios de cor, vida e muito diversificados
  • O jogo apresenta novidades constantemente, mantendo o desafio
  • Banda sonora encaixa nos níveis e em tudo o que fazemos
  • Mais de 120 níveis e muito para colecionar
  • Jogabilidade de topo
  • Muito divertido tanto em single como em multiplayer

Pontos fracos:

  • Não existe co-op online

 LP


Também do teu Interesse:


Lê Também:   Este muito aguardado jogo de Star Wars para a PlayStation e Xbox já tem lançamento marcado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *