© 2025 MARVEL. (Editado por Vitor Carvalho, © MHD)

Realizador revela o segredo por trás do asterisco de Thunderbolts da Marvel

Há sinais que escondem todos os segredos do mundo. E depois há o asterisco misterioso do Thunderbolts.

Desde que o título de “Thunderbolts” ganhou um misterioso asterisco em 2024, os fãs do MCU mergulharam em teorias. Seria uma referência a uma reviravolta? Uma homenagem à banda desenhada? Ou apenas um truque de marketing? A resposta, como descobrimos agora, é mais audaciosa do que qualquer um podia imaginar. E, como todas as grandes surpresas da Marvel, veio acompanhada de uma pitada de génio, uma dose de ousadia e um toque de “só a Marvel faria isto”. AVISO: SPOILERS

Lê Também:
Nova série Sci-Fi da Apple TV+ promete ser o próximo grande fenómeno

Thunderbolts nunca foram os verdadeiros Thunderbolts

Red Guardian Thunderbolts
©2021 Marvel Studios

“Thunderbolts”, realizado por Jake Schreier, reúne uma equipa improvável de anti-heróis e figuras moralmente dúbias, desde a letal Yelena Belova (Florence Pugh) ao conturbado Bucky Barnes (Sebastian Stan). Mas, afinal, porque é que o asterisco estava lá? A resposta não está nos trailers, nem nos teasers, mas sim no momento em que os créditos começam e percebemos que nada era o que parecia.

Assim, depois de enfrentarem a ameaça do Sentry e do Void, os sobreviventes da equipa são manipulados por Valentina Allegra de Fontaine para comparecerem numa conferência de imprensa. E é então que ela os apresenta ao mundo… como os Novos Vingadores. Sim, leste bem. O asterisco no título sempre foi inegavelmente uma pista. O asterisco, portanto, simboliza que o nome “Thunderbolts” era apenas provisório—um asterisco editorial que, no fim, se revelou uma mudança permanente.

Jake Schreier, em entrevista com Brandon Davis, confessou que a ideia surgiu cedo. “Desde o primeiro guião que li, o final estava lá: eles seriam apresentados como os Novos Vingadores”, revelou. O asterisco foi uma sugestão sua, inicialmente pensada para “um único anúncio”, mas que a Marvel abraçou com entusiasmo. “Lembro-me de chegar ao dia das sessões de fotos e pensar: ‘Oh, vocês estão mesmo a levar este asterisco a sério, huh?'”, brincou.

Lê Também:
Tom Cruise apanhado ao lado de famosa atriz 26 anos mais nova

O futuro do MCU está a ser reescrito

Florance Pugh em Thunderbolts
© 2025 MARVEL.

Esta reviravolta não é apenas um truque narrativo—é uma peça fundamental no tabuleiro do MCU. Assim, os “Thunderbolts” (ou melhor, “Novos Vingadores”) estão confirmados para “Avengers: Doomsday“, e a sua presença colidirá inevitavelmente com a equipa liderada pelo Capitão América de Sam Wilson (Anthony Mackie). Duas equipas de Vingadores, duas visões diferentes de justiça.

Assim, Schreier comparou o momento ao arco dos Dark Avengers na banda desenhada, onde Norman Osborn usurpou o título de Vingador após a “Invasão Secreta”. “Kevin Feige adora uma reviravolta no final”, disse.

Mas será que estes anti-heróis têm o que é preciso para serem os rostos do MCU? Ou serão apenas peões num jogo maior? A resposta chegará em 2026, quando o Doutor Doom bater à porta. Até lá, uma coisa é certa: a Marvel provou inegavelmente, mais uma vez, que até um simples asterisco pode mudar tudo.

Achas que estes Thunderbolts merecem o título de Vingadores? Deixa a tua opinião nos comentários.


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *