Foto de Ocko Geserick no © Pexels

Eis o que acontece às redes sociais de quem morre

Para além de uma questão que já te terá passado pela cabeça, é importante planear o que fazer com as redes sociais antes de morrer.

A verdade é que até há 15 anos esta era uma questão que não se colocava. As redes sociais ainda eram muito pouco conhecidas e o último dos pensamentos era sobre o que fazer quando se morresse. Porém, os tempos são outros e cada rede social tem um posicionamento sobre esta questão.

Facebook

Permite apagar a conta em caso de morte ou indicar um contacto para gerir a conta (memorial). No primeiro caso, é necessário que alguém envie uma fotografia da certidão de óbito à Meta. É importante certificares-te de que alguém próximo sabe deste teu desejo.

Em relação à segunda hipótese, deve ser alguém em quem confies e que esteja disposto a gerir o perfil, nomeadamente lidar com tudo o que isso acarreta. Embora para algumas pessoas tal possa ser emocionalmente desgastante, outras encontro conforto nestes momentos, pelo que deve ter isto em conta para te certificares de que escolhes a pessoa certa. O Facebook explica como o fazer:

  • No perfil principal, clica na tua foto de perfil no canto superior direito do Facebook.
  • Seleciona Definições e privacidade e, depois, clica em Definições.
  • Clica em Centro de Contas e, depois, em Dados pessoais.
  • Clica em Controlo e propriedade da conta e, depois, em Conversão em memorial.
  • Clica em Converter em conta memorial ou em Eliminar após o falecimento. Se optares por converter a tua conta em memorial, vais ter de selecionar um contacto legado para gerir a tua conta.
  • Para confirmar, clica em Seguinte.




Instagram

Os utilizadores não têm poder para decidir sobre a eliminação das contas. Uma conta pode ir para memorial a pedido de uma pessoa autorizada ou de um familiar na posse de uma certidão de óbito, mas não é possível mexer nas imagens, vídeos ou definições de privacidade que estão em vigor nessa conta.

Os Termos de Utilização do Instagram são claros: o utilizador é proprietário do seu conteúdo, mas dá permissão ao Instagram para o utilizar como entender, desde que esteja na plataforma. Embora ninguém possa apagar uma conta após a morte, o Instagram tem o direito de utilizar o conteúdo da conta.

Twitter

A única rede social que não tem uma política em vigor sobre o assunto. Permite, no entanto, que um membro da família ou um representante autorizado contacte o Twitter e peça a eliminação da conta. A plataforma solicitará cópias da certidão de óbito, bem como o bilhete de identidade do requerente e, possivelmente, algumas informações adicionais.

Sabias destas disto?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *