© Element Pictures

Esta recém renovada plataforma de Streaming portuguesa está a oferecer uma bela coleção de séries grátis

De forma a marcar a rentrée, a RTP surpreendeu os seus espectadores com grandes novidades nas suas séries. Assim, a semana começou com a estreia da nova série portuguesa “Situações Delicadas” (2025, Diogo Lopes) em exclusivo na RTP Play. Contudo, o grande investimento da televisão pública foi, na verdade, nas séries internacionais.

São 20 as novas séries em estreia exclusiva na RTP Play. Dou destaque a algumas delas, tendo a RTP já informado que esta novidade será para manter semanalmente. Assim, a partir de segunda-feira podemos ter mais grandes novidades.

Lê Também:
Esta série portuguesa com Daniela Ruah já é das mais vistas da HBO Max

Em que consiste a novidade da RTP Play?

Situações Delicadas
© RTP

Aproveitando a estreia da série “Situações Delicadas”, a RTP lançou um hub exclusivamente dedicado a séries. Aqui podes encontrar, além das séries já exibidas anteriormente pelos canais do grupo público, 20 séries completamente inéditas na plataforma sem terem sido exibidas em emissão linear.

Assim, na categoria de “Exclusivas RTP Play” podes encontrar uma variedade de séries que vai de encontro às escolhas comuns da RTP2. Ou seja, várias séries internacionais de várias nacionalidades. Do Reino Unido à Polónia passando pela Espanha ao Canadá, a oferta é, claro, muito variada. Destaco-te algumas delas.

Pessoas Normais é o grande destaque internacional

A grande adição ao catálogo da RTP Play é, efetivamente, “Pessoas Normais” (2020, Catherine Magee). Anteriormente, a série esteve no catálogo da HBO Max e foi igualmente exibida no AMC. Contudo, nunca foi exibida pela RTP.

A série “Pessoas Normais” teve exibições internacionais sobretudo em plataformas de streaming, nomeadamente na sua estreia na BBC Three quando existia apenas de forma digital. Apesar disso, é uma obra que ganhou um alcance bastante grande, sendo aplaudida quer pela crítica quer pelo público.

Com 12 episódios, “Pessoas Normais” conta a história de um romance conturbado entre Marianne (Daisy Edgar-Jones) e Connell (Paul Mescal).

Lê Também:
A série infantil Ovelha Choné está prestes a abandonar esta plataforma de streaming

Black Daisies, para amantes da ficção científica

© Canal+ Polska

Vinda desde a Polónia, “Black Daisies” (2023, Mariusz Palej) é mais uma série que iniciou a sua vida online na plataforma de streaming do Canal+ Polska. Mais tarde teve exibição na televisão linear no canal do grupo: Canal+ Premium.

No centro da narrativa está Lena (Karolina Kominek-Skuratowicz), uma geóloga que regressa à sua cidade, Walbrzych, depois de saber que a sua filha – com quem não fala há anos – é suspeita do rapto de várias crianças.

Com a sua investigação, Lena chega até aos túneis subterrâneos abandonados desde a II Guerra Mundial. Pelo meio e com a ajuda de um amigo de infância, vai ainda descobrir ligações entre o desaparecimento das crianças e uma suposta filantropa local num percurso com vários fenómenos paranormais.

São, pois, 8 episódios completamente inéditos em Portugal para veres em exclusivo na RTP Play.

Big Mood – Oito ou Oitenta, uma divertida e complicada britcom

Outro grande destaque na RTP Play é a igualmente britânica “Big Mood – Oito ou Oitenta” (2024-, Camilla Whitehill). Com 6 episódios, esta é uma série originalmente exibida no Channel 4.

A série é o retrato da amizade de Eddie (Lydia West) e Maggie (Nicola Coughlan) que se torna complicada à medida que surge a uma delas um distúrbio de bipolaridade. Será que a amizade delas vai sobreviver?

Face ao sucesso da história, “Big Mood – Oito ou Oitenta” foi, entretanto, já renovada para uma 2.ª temporada com mais 6 episódios.

Lê Também:
5 verdadeiras pérolas da TV para ver na Netflix

Para fãs de séries médicas, Enfermeiros

Ao longo de 10 episódios, a série originalmente exibida no canal Global no Canadá, “Enfermeiros” (2020-21, Adam Pettle) é, pois, a aposta perfeita da RTP Play para quem já sente saudades de séries como “House” (2004-12, David Shore) ou “Anatomia de Grey” (2005-, Shonda Rhimes).

“Enfermeiros” já passou em Portugal no canal de cabo Star Life, sob o título original “Nurses”. Contudo, é inédita no que aos canais abertos diz respeito. Existe uma segunda temporada de 10 episódios mas, por enquanto, a mesma ainda não está disponível na RTP Play.

A série conta a história de um grupo de cinco enfermeiros no Hospital St. Mary, em Toronto, um hospital bastante movimentado onde eles tentam ajudar a salvar vidas ao mesmo tempo que equilibram as suas próprias vidas.

A não ser na RTP Play, Não há pai que aguente

Protagonizada por Aimee Lou Wood – de “Sex Education” (2019-23, Laurie Nunn) e “The White Lotus” (2021-, Mike White) – “Não Há Pai Que Aguente” (2024-, Danielle Ward) é uma comédia da BBC Three com 6 episódios. A BBC já renovou a série para uma segunda temporada, ainda sem data de exibição. A obra é uma estreia inédita no nosso país.

No centro desta comédia britânica está um pai divorciado que se muda para a casa da sua filha depois de ela sofrer uma gravidez não planeada.

Após um encontro casual, Gemma (Aimee Lou Wood), de 24 anos, descobre que está grávida. Face a isto, vai pedir ajuda ao seu pai Malcolm (David Morrissey), depois de a sua mãe os ter abandonado e fugido com o dinheiro da família. A certa altura, a colega de casa de Gemma decide mudar-se e, assim, Gemma vai acabar por pedir ao pai para ir viver consigo.

Lê Também:
Emmys 2025 | Todos os vencedores da cerimónia

A Peste, depois da COVID-19, o mal ainda não acabou na RTP Play

Numa co-produção franco-belga, a RTP Play apresenta-nos ainda a série “A Peste” (2024, Gilles Taurand e Georges-Marc Benamou), exibida originalmente no canal público francês France 2. A saber, esta ficção é livremente inspirada do livro homónimo de Albert Camus. É uma estreia inédita em Portugal.

Esta é, pois, uma minissérie de 4 episódios que nos vem relembrar os complicados anos negros da COVID-19. A narrativa da série acontece em 2030. Depois de uma pandemia global, a COVID-19 vai continuando a atacar de forma sazonal. Para complicar, descobriu-se agora uma nova variante do bacilo da peste chamada YP2. A cidade onde é encontrada esta peste é isolada pelo governo que mantém um misterioso plano.

Para quem gosta de História, As Noites de Tefía

Originalmente criada para a plataforma de streaming espanhola Atresplayer – do mesmo grupo que lançou a série “La casa de papel” (2017-21, Álex Pina) – chega até à RTP Play “As Noites de Tefía” (2023, Miguel del Arco). É igualmente uma estreia inédita em Portugal.

Trata-se de uma minissérie espanhola de 6 episódios ambientada num campo de trabalho franquista durante os anos 60 do século XX. Acompanhamos a história de prisioneiros que são transportados para histórias contadas por um colega de beliche de El Tindaya, um cabaret imaginário onde cada um dos prisioneiros tem um alter ego.

No centro desta prisão franquista estão detidos todo o tipo de “parasitas” para o regime de Franco: vagabundos, dissidentes, presos comuns e, claro, homossexuais. A série baseia-se no livro “Viaje al centro de la infamia” de Miguel Ángel Sosa Machín (2010).

Neste artigo, destaquei-te sete séries a descobrires na RTP Play. No entanto, tens ainda outras 13 por descobrir. Dá uma vista de olhos na plataforma porque certamente serás surpreendido com ofertas para todos os gostos!


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *