Bitcoin: Tudo sobre a Reserva Estratégica de Donald Trump
Qual o impacto no preço de Bitcoin se for criada a Reserva Estratégia nos EUA?
Trump falou imenso sobre Bitcoin na sua campanha e já como Presidente dos EUA falou da criação da Reserva Estratégica de Bitcoin. Afinal, o que é isto?
Para contexto, os países têm as suas reservas estratégicas com ativos que sejam essenciais. Desde petróleo, açúcar, medicamentos, urânio, ouro, entre muitos outros, estes são alguns dos ativos que os maioria dos países tentam guardar para casos de emergência. Agora espera-se que os EUA, e não só, comecem a guardar Bitcoin, o que aumentará ainda mais a escassez de um ativo financeiro em que no total só existirão 21 milhões de moedas. A escassez será tal, tendo em conta o que se espera ser a procura, que começam agora a aparecer outras formas de termos Bitcoin, sendo a que desperta a atenção, o cada vez mais falado: cashback.
Que outros países irão comprar Bitcoin?
Desde a sua criação, há pouco mais de 10 anos, que Bitcoin é vista por muitos como Ouro digital: é um ativo com muita liquidez, com enorme escassez e de alta durabilidade. A isto juntam-se alguns trunfos: Bitcoin é muito mais fácil de guardar, de transferir entre pessoas e um dia deixará de ser possível criar mais. E estamos praticamente no máximo do que pode ser criado. E é neste cenários que vários países começaram a comprar Bitcoin.
O caso mais falado no ano passado foi o de El Salvador, que começou a comprar Bitcoin todos os dias, e podemos dizer que o investimento deu resultado. Por outro lado, também no ano passado a Alemanha vendeu toda a Bitcoin que tinha quando esta estava a 53 mil dólares. Valor que duplicou meses depois e o país perdeu uma excelente oportunidade de lucrar bastante mais. Claro que a valorização traz um problema: é cada vez mais caro comprar um bocadinho de uma Bitcoin e isso poderá afastar investidores com menor poder de compra. É aí que, uma vez mais, entram em jogo outras formas de se tentar ganhar Bitcoin e acumular.
O conceito de cashback tem ganho força nos últimos tempos, porque é ideal tanto para as instituições (por várias questões), mas também para as pessoas que, visto que já teriam de gastar dinheiro, ao menos recebem um bocadinho de volta. Claro que muito depende no que se pode usar estes cartões de cashback e o que pagam de volta, mas imaginem que subscrevem a Netflix. Agora imaginem que recebem 10% da subscrição de volta em Bitcoin… apelativo, certo? E esta será uma das formas cada vez mais usadas para termos um ativo que muitos querem começar a acumular. Aqui a melhor oferta é o WhiteBIT Nova, um cartão Visa da exchange WhiteBIT (marca que patrocina o FC Barcelona) que permite gastarmos dinheiro num hipermercado e termos um retorno até 10% de tudo o que gastamos. Imaginem isto num ano… Mas já voltamos a este conceito!
Outro ponto importante é se os países que começarem a criar Reservas de Bitcoin, se irão anunciar esse facto. Sabe-se que a China tem Bitcoin, mas não se sabe quanto. Muito indicam que outros países asiáticos estão a comprar, e a estes juntam-se alguns países europeus. Se estes países guardarem as suas Bitcoins, a diminuição da quantidade em circulação levará a preços mais altos, mas também a maior volatilidade. Isto poderá levar a criptomoeda para valores máximos mas também a ter quedas fortes e com alguma frequência. No vídeo de hoje exploramos o que poderá acontecer, quais os impactos e quando, e o que poderemos fazer.
Claro que quem acredite na tecnologia, o ideal será também comprar, esperando que a escassez do ativo e a procura de países e empresas leve o valor para níveis de lucro considerável. Mas existem outras formas como, por exemplo, receber Bitcoin em cashback nas compras que vamos fazendo. Assim, por muito pouco que seja, será sempre lucro, visto que normalmente já temos de fazer as compras, porque não ganhar 10% de cashback em Bitcoin? Infelizmente, o conceito de cashback em Portugal ainda não é muito divulgado, mas pode existir aqui uma poupança considerável a longo prazo, porque se recuperarmos 10% numa boa percentagem de tudo o que gastamos durante um ano, o retorno será fantástico para as nossas carteiras, e em Bitcoin, pode ser ainda melhor!
Video| Ainda vale a pena investir em Bitcoin?
Vais investir?