© Foto de Ivan Babydov no Pexels

Halving de Bitcoin explicado | O que é, o que muda e para que valores pode ir BTC?

Só acontece a cada 4 anos e é o evento mais importante desta criptomoeda. Irá Bitcoin atingir o valor de 100 mil dólares?

As criptomoedas são um ativo financeiro bastante volátil e que tem criado verdadeira fortunas nos últimos anos. Bitcoin, a mais famosa e a primeira criptomoeda, está neste momento acima dos 60 mil dólares. Algo que há uns anos parecia apenas uma alucinação, afinal concretizou-se. As criptomoedas são agora algo gigante, com milhares de projetos diferentes, com objetivos e regras diferentes, e que estão a ser levantadas em termos de valorização pelos novos ETFs sendo o caso mais conhecido o da BlackRock, com valores gigantescos de dinheiro a entrar neste ativo.

Porém, a notícia de hoje é o Halving de Bitcoin, um acontecimento que acontece a cada 4 anos e que costuma ser o início de uma forte valorização da criptomoeda criada por Satoshi Nakamoto.  Tentando resumir bastante o que é afinal este Halving, digamos o seguinte: a cada 10 minutos é criado um novo bloco na rede Bitcoin e moedas são criadas. No início, em 2009, quando Bitcoin foi criada, a cada novo bloco eram criadas 50 novas BTC. A cada Halving esse valor foi reduzido para metade. E com o Halving que está a acontecer, a quantidade produzida passará para 3,125 BTC.




Afinal o que muda com isto? Em primeiro lugar, a oferta vai diminuir, o que aliado a uma possibilidade de se manter a mesma procura, levará Bitcoin a aumentar o seu valor. Para sermos objetivos em termos de valores, após o 1º Halving, BTC valorizou 100 vezes. No segundo Havling valorizou 30 vezes e no 3º foram 7,5 vezes, o que levou BTC de um valor de 0,09 cêntimos  em 2009 para 64 mil dólares ao momento em que este artigo está a ser escrito. Nunca outro ativo financeiro subiu tanto em tão pouco tempo.

Lê Também:   Worldcoin Explicada | O que é? Tecnologia de topo ou scam?

Para além disto, o que mais muda? Que valores poderá atingir e quando? O que farão os mineradores que agora têm apenas metade dos ganhos? Até que ponto os ETFs tornarão diferentes os meses a seguir ao Halving? E, também muito importante, como ficará a dominância de BTC até ao fim de 2025?

No vídeo de hoje, explicamos o que é afinal este Halving e, sem entrarmos em detalhes muito técnicos, afinal o que costuma acontecer neste evento e, se voltar a acontecer, a que valores chegará BTC?

VIDEO | BITCOIN VAI CHEGAR AOS 100 MIL DÓLARES?

Autor: Luís Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *