Quem sucede a Geta e Caracalla em Gladiador 3 (Ridley Scott)?
Quem assumiu o Império Romano após os gémeos Geta e Caracalla e o que isso significa para “Gladiador 3”, de Ridley Scott.
Sumário
- O filme “Gladiador 2” ultrapassou trezentos milhões de dólares em bilheteira, na segunda semana nos cinemas, e Ridley Scott já expressou interesse em fazer mais uma sequela, “Gladiador 3”;
- Apesar do filme não seguir a história real do Império Romano, há muitas personagens reais em “Gladiador 2”;
- Geta e Caracalla são duas dessas personagens reais, que realmente morreram, mas foram sucedidos de Macrinus, que governou um ano, ao contrário do filme, em que morreu às mãos de Lucius. A sequencia natural da história do filme leva Lucius a assumir o Império Romano em “Gladiador 3”.
Após a o sucesso que está a ser “Gladiador 2”, que já passou a marca dos trezentos milhões de dólares em box office, na sua segunda semana nos cinemas, Ridley Scott já revelou, numa conferência de imprensa antes da premiere nos EUA, que, se depender do realizador, vai mesmo haver um “Gladiador 3”.
Enquanto que o filme não obedece à história real do Império Romano, muitas das suas personagens são baseadas em pessoas reais, como é o caso dos gémeos Imperadores, Geta e Caracalla, interpretados por Joseph Quinn e Fred Hechinger.
Quem se tornou Imperador após Geta e Caracalla e o Impacto em Gladiador 3
Em “Gladiador 2”, antes de Macrinus (Denzel Washington) ter virado os irmãos um contra o outro, Geta e Caracalla estavam em bons termos. No entanto, na realidade, após o seu pai e anterior Imperador, Septimius Severus, morrer, a liderança de Roma ficou para os irmãos, que nunca se deram bem e sempre foram hostis um para com o outro.
Enquanto que no filme, é Macrinus quem manipula Caracalla para matar o irmão, os historiadores dizem que foi Caracalla quem orquestrou a morte de Geta mandando a guarda pretoriana fazer o trabalho. De seguida, Caracalla continuou a governar e tentou apagar o nome do irmão da história, destruindo estátuas, moedas e definindo como ofensa à capital falar ou escrever o nome de Geta.
Tal como na personagem de Denzel Washington, o verdadeiro Macrinus foi responsável pela morte de Caracalla, mas em vez de ter morto o Imperador com as próprias mãos, usou um soldado para o fazer. De seguida, Macrinus declarou-se como Imperador, com o exército romano a defendê-lo.
Ao contrário do filme de Ridley Scott, em que Macrinus é morto pela personagem principal, Lucius (Paul Mescal), na realidade, foi Imperador durante um ano, até ser executado por ordem do Senado.
É aqui que o filme se separa de vez da realidade. Apesar de Lucius ter existido, a sua história não é semelhante à do filme e, tendo morto Macrinus, a ordem natural é que se torne Imperador ou que ofereça o lugar de poder ao Senado, completando o Sonho de Roma do seu avô Marcus Aurelius.
E tu, gostavas de ver mais um filme no mundo de “Gladiador” ou ficavas por aqui?