Faleceu o lendário ator Robert Redford, aos 89 anos
Considerado um dos maiores sex symbols masculinos do cinema norte-americano, Robert Redford faleceu hoje aos 89 anos de idade.
Com uma das carreiras mais respeitadas de Hollywood, o ator Robert Redford era adorado por todos aqueles que com ele tiveram o privilégio de contracenar. No total, a estrela de “Nós ao Anoitecer” atuou em filmes e séries por mais de seis décadas, construindo um legado icónico e incomparável.
Hoje, 16 de setembro de 2025, Cindi Berger, diretora executiva da empresa de publicidade Rogers & Cowan PMK, emitiu um comunicado onde informa que Robert Redford faleceu pacificamente durante o sono, na sua casa no Utah, Estados Unidos, sem especificar a causa da morte.
O ator completara 89 anos a menos de um mês, a 18 de agosto, e deixa agora o mundo do cinema mais pobre.
Quem foi Robert Redford?
Decorria o ano de 1959 quando Robert Redford subiu ao palco da Broadway pela primeira vez. Desde então, nunca parou de fazer espetáculos e, em 1963, protagonizou o seu maior sucesso nos teatros de Nova Iorque. A partir desse instante, o ator foi convidado a participar em diversos programas televisivos, ganhando algum destaque. Além disso, por essa altura, Redford conquistou a sua primeira nomeação ao Emmy.
No entanto, pouco após se estrear na Broadway, Robert Redford estreou-se também no grande ecrã, ao participar em “Tall Story”, filme onde se estreou também Jane Fonda. Curiosamente, os dois desenvolveram uma duradoura amizade e contracenaram em muitos outros trabalhos, culminando na participação em “Nós ao Anoitecer”, um dos últimos filmes em que Redford se apresentou como ator.
Ainda antes da década de sessenta terminar, Robert Redford era já uma figura de destaque em Hollywood, o que lhe valeu o prémio de Ator Revelação nos Globos de Ouro de 1965. Mais tarde, voltaria a ver o seu nome indicado ao grande prémio por mais sete vezes, ganhando em duas ocasiões distintas.
Uma década mais tarde, Robert Redford atuou em “The Sting”, ao lado de Paul Newman, outro ator que formou uma verdadeira dupla da representação com Redford. Como tal, a sua prestação valeu-lhe uma nomeação ao Óscar, prémio que conquistaria em 1980, com “Gente Vulgar”. Apesar de ter recebido mais duas indicações por “Quiz Show”, Robert Redford apenas voltou a ser laureado com o Prémio da Academia em 2002, com uma Estatueta honorária.
Criador de um dos festivais de cinema mais importantes da atualidade
Além de se ter tornado num dos atores mais respeitados de Hollywood, durante a década de oitenta Robert Redford tornou-se realizador de cinema. A sua estreia aconteceu com “Gente Vulgar”. Ao longo do tempo, o artista consolidou a sua carreira e, com os lucros que arrecadou decidiu criar o Instituto Sundance, sendo que o nome é uma homenagem a uma personagem interpretada por Redford no início da carreira.
Surgiu assim o Festival de Cinema de Sundance, o maior e mais importante festival dedicado ao cinema independente. Desde a sua criação, Robert Redford esteve na direção do festival, um papel que assumiu até meados da década passada. A partir dessa altura, o ator deixou o seu cargo, afastando-se também do grande ecrã. Ainda assim, Redford voltou a atuar em algumas longas-metragens, sendo a sua última participação cinematográfica no filme “Vingadores: Endgame“.
Eras fã de Robert Redford? Qual o teu filme preferido do ator?