Robert Redford | Curiosidades sobre o ícone de Hollywood

[tps_header]

Robert Redford é um dos maiores ícones do mundo do cinema. Será que sabes tudo sobre ele? Fica a conhecer um pouco mais sobre o actor e realizador.

[/tps_header]

Em 2019, o “clube dos actores” ficou um bocadinho mais pobre com a despedida de Robert Redford do mundo da representação. O ícone de Hollywood, que já tem 82 anos e uma carreira a chegar aos 60 anos, admitiu em agosto passado que o filme “O Cavalheiro com Arma” seria a sua última aventura enquanto actor.

Agora, esperamos que considere entrar em projectos de realização no futuro, uma vez que o próprio não descartou essa hipótese de imediato. Até lá, lembramos algumas curiosidades sobre o icónico Sundance.

ACTOR E REALIZADOR

Robert-Redford-Realizador
Robert Redford no set de “O Segredo de Milagro”, o seu segundo filme enquanto realizador

Robert Redford faz parte do grupo de actores que passaram para trás das câmaras. A sua estreia na realização, com “Gente Vulgar” (1980), valeu-lhe o reconhecimento da Academia, trazendo nesse ano o cobiçado Óscar de Melhor Realizador. 



PERDEU UM PAPEL POR NÃO PARECER UM FALHADO

Robert-Redford-Downhill-Racer
Robert Redford no filme “Os Corredores da Montanha”

Uma coisa é perder um papel por conflito de agendas, outra é perder por causa do aspecto (demasiado bom!). Robert Redford sempre manifestou interesse em interpretar o protagonista de “A Primeira Noite” mas nunca conseguiu o papel por causa de Mike Nichols, o realizador. O seu amigo considerou que o actor era demasiado bem parecido para conseguir fazer-se passar por falhado! O papel acabou por ir para Dustin Hoffman.




SUNDANCE E O SEU BIGODE

Butch-Cassidy-Sundance-Kid
Robert Redford e Paul Newman, no filme “Dois Homens e Um Destino”

Um dos seus papéis mais icónicos foi o de Sundance, em “Dois Homens e Um Destino” e ao que parece a ideia do bigode foi sua. Segundo Michael Feeney Callan (“Robert Redford: The Biography“, Richard Zanuck, um dos executivos do estúdio pediu que Robert rapasse o bigode mas esteve manteve-se autêntico, dizendo que iria dar autenticidade à personagem. O bigode foi para a frente!



O LEGADO DE SUNDANCE

Festival Cinema Sundance 2018 – Barbara Chai (moderadora), Robert Redford (Fundador e Presidente do Instituto Sundance), Keri Putnam (Directora Executiva do Instituto Sundance) e John Cooper (Director do Festival de Cinema de Sundance) no primeiro dia de conferências de imprensa da última edição do festival

Robert Redford é a mente por trás de um dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema à data de hoje. Inicialmente, com o salário de “Butch Cassidy and the Sundance Kid” (“Dois Homens e Um Destino”), comprou uma zona de ski em Utah, “Timp Haven” e que mais tarde se tornou “Sundance”. Anos mais tarde, decidiu dar início ao Sundance Film Festival.

À data de hoje é o mentor por trás do festival, do Sundance Institute, Sundance Cinemas, Sundance Catalog e Sundance Channel, todos em Park City, Utah, próximos da área de ski. A Sundance Productions também faz parte do seu legado Sundance.  



O PADRINHO DOS FILMES INDIE

robert-redford

Em abril de 2014 foi nomeado pela revista Time, no anual TIME 100, como uma das pessoas mais influentes do mundo. A revista intitulou-o de “Godather of Indie Film” pelo seu papel na divulgação de novos projetos através do Sundance Film Festival.  



PRÉMIOS HONORÁRIOS

Robert-Redford-Oscar

Com um carreira que já está perto dos 60 anos, Redford já recebeu dois importantes prémios honorários. Em 1994 foi o escolhido para o Cecil B. DeMille Award, dos Globos de Ouros. Em 2002, recebeu o prémio honorário da Academia Americana pelo seu trabalho enquanto actor, realizador, produtor, criador do Sundance e por ser uma inspiração para os realizadores de todo o mundo.



POLIO EM CRIANÇA

Robert-Redford-Martha-Hart
Robert Redford e a sua mãe, Martha Hart

Robert Redford teve polio em criança e foi essa experiência que o inspirou para o documentário “Cathedrals of Culture” (2014), onde se focou no Salk Institute for Biological Studies em San Diego, California. O actor/realizador quis prestar homenagem a Jonas Salk, o cientista que desenvolveu a primeira vacina contra a doença.

Este documentário foi, até à data, o seu último trabalho como realizador.



JOVEM REBELDE

Young-Robert-Redford

Durante a sua juventude, parece que Robert teve vários encontros com a polícia, ainda que por delitos menores. Um dos motivos pelos quais tinha problemas com a lei: entrava nos quintais dos vizinhos para aproveitar as suas piscinas quando estes se encontravam fora.  



PRIMEIRO CASAMENTO – VEGAS

robert-redford
Robert Redford e a sua primeira mulher, Lola Van Wagenen

O primeiro casamento do actor, com Lola Van Wagenen, foi em Las Vegas, numa cerimónia a dois. Contrariando a rapidez dos casamentos de famosos em Las Vegas, este casamento durou 27 anos e juntos tiveram 4 filhos.



PARENTALIDADE DIFÍCIL

robert-redford-familia

Redford e Lola tiveram o primeiro filho após um ano de casamento mas este morreu tragicamente aos 5 meses de idade, vítima de síndrome de morte súbita infantil. Uma situação que o actor continua a considerar difícil de superar, considerando que é uma cicatriz que nunca irá sarar.
O seu filho mais velho também teve vários problemas de saúde que envolveram dois transplantes de fígado.



O CAVALHEIRO COM ARMA

O filme, à data, é o último projecto do realizador enquanto actor. A sua vontade de descansar falou mais alto e anunciou recentemente que iria reformar-se no que diz respeito à interpretação. O filme chegou aos cinemas de Portugal este ano.

Quantas curiosidades destas já conhecias?

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *