© RTS / Point Prod / Oble / Netflix

RTP2 estreia nova série com Clive Standen (Vikings)

A RTP2 entra no mês de dezembro com mais uma nova série. Assim, depois da última semana recheada de estreias, parece que o canal público entrou no ritmo das novidades de Natal e vai trazer-nos “Winter Palace” (2024-25, Lindsay Shapero).

“Winter Palace” é uma série de época com a ação a decorrer no final do século XIX nos Alpes Suíços.

Pub
Lê Também:
Sempre, uma ode ao 25 de Abril, chega à televisão portuguesa

Qual a narrativa de Winter Palace?

Winter Palace
© RTS / Point Prod / Oble / Netflix

A série “Winter Palace” traz-nos o nascimento do turismo e férias de desporto nos Alpes Suíços.

A narrativa decorre em 1899. O jovem hoteleiro André Morel tem uma grande ambição na sua vida: deseja abrir o primeiro hotel de cinco estrelas nos Alpes. Este hotel permanecerá aberto durante todo o Inverno. André vai, então, pegar num velho edifício em ruínas para concretizar o seu desejo. A seu lado está o Lord Fairfax, um nobre rico que vai ajudá-lo a gerir a clientela e os funcionários, bem como a enfrentar o mau tempo, para poderem ter sucesso neste arriscado negócio.

Pub

“Winter Palace” tem 8 episódios e é um drama de época repleto de histórias fascinantes e personagens misteriosas que marcam o nascimento do turismo alpino de Inverno.

Lê Também:
Esta comédia de 8 episódios da Netflix já está no top das mais vistas em todo o mundo

Quando estreia a nova série?

“Winter Palace” vai ocupar o horário que está atualmente cativo à série “Amor Verdadeiro” (2024, Charlie Covell e Iain Weatherby). Com o último episódio desta a ir para o ar na próxima quinta-feira 4 de dezembro, “Winter Palace” estreia na RTP2 na sexta-feira 5 às 22h, logo após o “Jornal 2”.

Pub

A saber, “Winter Palace” é uma coprodução entre o canal público suíço RTS1 e a Netflix. No caso da Netflix, contudo, não está disponível em todos os países; nomeadamente, não está disponível em Portugal. De referir que a série fez parte da seleção oficial de alguns festivais como o Festival Internacional de Cinema de Genebra ou o Mercado Internacional Audiovisual de Roma.

Qual o elenco de Winter Palace?

Winter Palace
© RTS / Point Prod / Oble / Netflix

Fazem parte do elenco da série “Winter Palace” nomes como, por exemplo, Cyril Metzger (como André Morel), Manon Clavel (Rose Morel), Simon Ludders (Lord Fairfax), Astrid Roos (Isobel Fairfax), Clive Standen (Lance Raney), Astrid Whettnall (Frau Roth), Vincent Heneine (Chef César Voclain), Alix Henzelin (Julia), Axel Granberger (Marcus), Doris Ittig (Yvette), entre outros.

Pub

Nestes atores, podemos reconhecer Cyril Metzger do filme “O Acontecimento” (2021, Audrey Diwan) onde interpretou Gaspard, Manon Clavel do filme “A Verdade” (2019, Hirokazu Kore-Eda) onde interpretou Manon Lenoir, Simon Ludders que fez de Humboldt em “Bridgerton” (2020-, Chris Van Dusen), Astrid Roos que interpretou Sugar no filme “Na Terra dos Sonhos” (2019, Bruce McDonald), Clive Standen que foi Rollo em “Vikings” (2013-20, Michael Hirst), Astrid Whettnall que interpretou Anne Marchand no filme da Netflix “O Salário do Medo” (2024, Julien Leclercq) e Vincent Heneine que foi Samir Mebrouk na recente série da RTP2 “Follow” (2023, Victoire d’Aboville, Sophie Dab e Florian Spitzer).

Lê Também:
Há 10 novas séries esta semana na Netflix, Disney+ e Apple TV em Portugal, mas estas 4 são as melhores

O que dizem os criadores da série?

Winter Palace
© RTS / Point Prod / Oble / Netflix

Numa entrevista dada ao Centre national du cinéma et de l’image animée a propósito de “Winter Palace”, o produtor Hugo Brisbois abordou a origem da narrativa: “A ideia é inspirada livremente pela vida de um dos primeiros hoteleiros que abriu um estabelecimento nos Alpes durante o Inverno. O seu nome era Johannes Badrutt e ele abriu o Hotel Kulm em St. Moritz (…) Era muito rudimentar na altura. Eram os primeiros dias de esquis de madeira e ainda não haviam teleféricos, pelo que era necessário subir as pistas a pé.”

Pub

Hugo Brisbois referiu-se igualmente à dificuldade de avançar com a produção da série que levou seis anos a começar. Com poucos meios financeiros, foi necessário recorrer a apoios internacionais para realizar “Winter Palace”. Conseguiram, pois, chegar até à Netflix com a ajuda daquela que viria a ser uma das co-produtoras da série, Oble.

Por sua vez, ao Luxury Tribune, o realizador Pierre Monnard estabeleceu alguns paralelos curiosos: “O fascínio da indústria hoteleira sempre me encantou. Tendo observado o funcionamento interno de muitos hotéis de luxo, encontrei paralelos entre o ramo hoteleiro e a produção de cinema. Ambos envolvem trabalho em equipa, criatividade, adaptação e confiança num projeto algo audaz — é preciso acreditar nele sem ter a certeza do sucesso.”

Pub

Por fim, é ainda relevante referir que, apesar de ter sido pensada como uma minissérie, já há uma segunda temporada em desenvolvimento.


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *