Scope 100: Veja o filme que quer que vá estrear nas salas!

A Scope 100 é uma plataforma europeia que quer criar uma comunidade de 100 cinéfilos portugueses para seleccionar um filme que vai estrear nas salas nacionais. Basta inscrever-se em www.cinemabold.pt/scope100 até 25 de Novembro.

Cinema Europeu

A nova distribuidora Cinema Bold, que está associada à Alambique Filmes é a representante nacional deste projecto Scope 100, uma plataforma cinéfila de espectadores para escolherem um filme europeu que querem ver estreado nas salas nacionais: o lema é 100 Participantes. 7 Filmes. 1 Decisão.

Vê trailer Cinema Europeu

Lançado com o apoio do Programa Europa Criativa, obviamente a ideia é promover o mais possível a circulação e estreia de filmes europeus nas salas — a produção europeia  é sete vezes maior que a norte-americana embora circulação seja largamente deficiente — e ao mesmo tempo envolver os espectadores nos processo de distribuição e lançamento desses filmes nas salas e posteriormente, em outras plataformas.

Ida

Por isso, a Scope 100, procura criar e fidelizar uma comunidade de 100 cinéfilos portugueses, que serão os responsáveis por visionar e avaliar sete filmes que se destacaram ou foram premiados nos principais festivais internacionais de cinema do mundo.

‘…Scope 100, procura criar e fidelizar uma comunidade de 100 cinéfilos portugueses…’

Filmes estes que pela massificação do cinema de Hollywood têm, apesar da sua enorme qualidade, muitas vezes grandes dificuldades de difusão comercial e que infelizmente não chega aos espectadores ou está pouco tempo em cartaz.

A Grande Beleza

No final do processo, os 100 participantes irão, não só, votar e escolher um filme da selecção que será distribuído comercialmente nas salas de cinema nacionais pela distribuidora Cinema Bold, como serão também convidados a participar na preparação de acções de promoção e lançamento do filme vencedor, através dos seus meios próprios como por exemplo as suas redes sociais e perfis no facebook.

‘…são convidados a participar na preparação de acções de promoção e lançamento do filme vencedor, através das (…) suas redes sociais e perfis no facebook.’

As inscrições dos participantes na Scope 100 podem ser feitas em www.cinemabold.pt/scope100, até 25 de Novembro próximo e estão abertas a todos os espectadores e cinéfilos com mais de 18 anos.

Roma Cidade Aberta

A Scope 100, está a ser desenvolvida pela plataforma Festival Scope (França) e a Gutek Film (Polónia), em colaboração com as distribuidoras europeias Aerofilms (República Checa), Stadtkino (Áustria), Imagine (Bélgica), Arthaus (Noruega), Cinefil Co (Hungria), Folkets Bio (Suécia), Kino Pasaka (Lituânia), Potemkine(França), e Cinema Bold (Portugal).

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colaborou no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’  (2014) e 'Mar Urbano Lisboa (2019). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’ (2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’ (2012), Mostras de Cinema da América Latina (2010 e 2011), 'Vamos fazer Rir a Europa', (2014), Mostra de Cinema Dominicano, (2014) e Cine Atlântico, Terceira, Açores desde 2016, até actualidade. Foi Director de Programação do Cine’Eco—Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela de 2012 a 2019. É membro da FIPRESCI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *