"... Até tocar o Azul do Mar" © Midas Filmes / Screenings

Screenings Funchal | Programação para Março 2022

Conhece a programação dos Screenings Funchal para março de 2022. Há muito cinema a acontecer na Ilha da Madeira.  

Os Screenings Funchal em março prometem trazer o que de melhor se faz no cinema internacional. É um mês de março incrível que traz filmes da China, França ou Geórgia até aos Cinemas NOS do Fórum Madeira.

Será um mês de viagens, mas não se trata de incursão dos Screenings Funchal por promoções turísticas. Os filmes escolhidos meticulosamente por Pedro Pão retratam realidades que à primeira vista nos parecem estranhas, mas que remetem para questões e sentimentos que nos ligam a todos. Precisamos disso neste momento.

O público madeirense poderá fazer uma viagem espiritual até à China e desvendar os segredos de uma nação, fazer uma viagem romântica e mágica até à Geórgia. Entre os países, tocará o azul do mar e contemplará os céus para perceber o que é isto a que se chama Humanidade.

Os Screenings Funchal apresentam ainda um filme russo na sua programação de março, algo extremamente necessário nos trágicos dias que correm. O boicote aos filmes russos que se começa a sentir em festivais de cinema e em termos de distribuição é algo completamente chocante. Cancelar a cultura revolucionária desse país é cancelar as vozes que rapidamente denunciam o comportamento totalitário e federalista de Vladimir Putin e que são absolutamente contra a invasão ucraniana. As histórias que nos chegam da Rússia não são histórias de propaganda, mas antes histórias de todos os dias, que precisam de ser contadas para celebrar a liberdade de expressão e pensamento que o próprio mundo ocidental defende. Um homem não deve, de todo, apagar séculos de história cultural que tiveram e continuarão a ter um papel importante na história das imagens em movimento.

Lê Também:
European Film Challenge | O estranho mundo de Yorgos Lanthimos

Todos os filmes dos Screenings Funchal em março

Screenings Funchal
Programação dos Screenings Funchal para março © Screenings / Cinemas NOS

A MHD mantêm-te atualizado sobre os Screenings Funchal. Para ficares a conhecer toda a programação entra na página do projeto cinematográfico criado por Pedro Pão. 




“…Até tocar o azul do mar”, 5 e 6 de março às 21h

Uma sinfonia em 18 capítulos sobre a sociedade chinesa desde 1949. Narrado por três importantes romancistas chineses: Jia Pingwa, Yu Hua e Liang Hong, nascidos nas décadas de 50, 60 e 70 respectivamente. Ao partilhar as suas vivências da infância à idade adulta, abordando a realidade e a literatura, o filme tece uma história espiritual de 70 anos do povo chinês indicando os momentos de viragem na história do país.




Kitoboy – O Salto do Baleeiro, 11 e 12 de março às 21h

Leshka mora numa aldeia isolada no Estreito de Bering, que separa a Rússia da América. Ele é um adolescente que leva uma vida muito monótona num local remoto do mundo. Mas a chegada recente da internet à aldeia levará a que se apaixone por uma rapariga que vê num site erótico de webcams. O primeiro amor de Leshka transforma-o completamente: ele agora está determinado a encontrar a rapariga no mundo real, onde uma viagem alucinante espera por ele.




Petit Maman – Mamã Pequenina, 18 e 19 de março às 21h

Nellyy, 8 anos, acabou de perder a avó e está a ajudar os pais a esvaziar a casa de infância da mãe. Explora a casa e a floresta à volta, onde a mãe, Marion, costumava brincar e onde construiu uma cabana. Um dia, a mãe parte sem explicações. E Nelly conhece uma menina, mais ou menos da sua idade, na floresta. Está a construir uma cabana e chama-se Marion. Este é o regresso de Sciamma a um tema recorrente em toda a sua obra: a infância, agora sob a perspectiva do luto.

Aproveita para ler a nossa crítica a “Petit Maman”, que teve antestreia nacional no Festival de Cinema de Berlim em 2021.




O Que Vemos quando Olhamos para o Céu?, 25 e 26 de março às 21h

Na cidade ribeirinha de Kutaisi, Geórgia, o amor de verão e a febre da Copa do Mundo estão no ar. Depois de se encontrarem algumas vezes por acaso, os planos da farmacêutica Lisa e do jogador de futebol Giorgi para se encontrarem no dia seguinte são frustrados quando acordam magicamente transformados, sem forma de se reconhecerem. Esta fábula romântica repleta de realismo mágico é um exemplar perfeito do brilhantismo do cinema europeu contemporâneo.

“O Que Vemos quando Olhamos para o Céu?” é uma sessão especial dos Screenings Funchal. Fica atento às redes sociais do festival para conhecer mais detalhes sobre este evento.

Diz-nos nas redes sociais ou nos comentários abaixo qual destas projeções dos Screenings Funchal estás mais interessado em assistir. 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1423 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.