Chungking Express © Jet Tone Production

Screenings Funchal | Onda de calor de Wong Kar Wai em julho

Os Screenings Funchal têm um mês de julho recheado de cópias restauradas de Wong Kar Wai. Conhece os filmes do cineasta chinês em exibição.  

O calor do oriente veio mesmo para ficar na Pérola do Atlântico. Depois do Screenings Funchal ter apresentado cópias restauradas e em reposição de filmes de Hong Sang Soo, chegou a vez de serem projetados os filmes de Wong Kar Wai. A MHD não poderia estar mais satisfeita, por esta vontade do projeto navegar por terras mais longínquas, que nem sempre são conhecidas pelos espectadores madeirenses.

Muitas das escolhas para o mês de julho já passaram por Lisboa e pelo Porto, e desta vez os espectadores terão oportunidade de (re)descobrir as obras escaldantes do autor nascido a 17 de julho de 1958 na China. Wong Kar Wai é bastante afamado pelos filmes “Disponível para Amar“, nomeado para o BAFTA em 2001 de Melhor Filme de Língua Não Inglesa e por “O Grande Mestre”, nomeado para os Óscares da Academia de Melhor Fotografia e Melhor Guarda-Roupa. Este mês podem ser visto na sala escura 5 das suas obras.

O Mundo de Wong Kar Wai no Screenings Funchal

Segundo Pedro Pão, esta é uma oportunidade única para o público madeirense e até turistas que estão a chegar à Madeira para enveredar pelo cinema de um dos nomes mais interessantes das últimas duas décadas em cinema asiático.

O Mundo de Wong Kar Wai é um conjunto de 5 obras do realizador de Hong Kong que apesar de chegar mais tarde do que o desejado devido à pandemia chega na hora certa. Até porque quando se trata de ver filmes do WKW qualquer hora é apropriada.
Começamos com Chungking Express que é daqueles filmes que acho que nunca me vou cansar de rever e que se torna ainda mais majestoso numa sala de cinema pois os efeitos e técnicas que o realizador utiliza sobressaem de forma muito mais exuberante numa projeção. Em Portugal creio que raramente se fala disto mas o “Motion smoothing” ou “interpolação de imagem”, disponíveis nas televisões actualmente e cujo termo varia consoante a marca , está a prejudicar gravemente a forma como assistimos a um filme.
É de aproveitar não só a hipótese de ver ou rever estes filmes em cópia restaurada, processo supervisionado pelo próprio WKW, mas a possibilidade de vê-los exactamente como o realizador idealizou. Pedro Pão, fundador do Screenings

Abaixo poderás encontrar as imagens promocionais d’O Mundo de Wong Kar Wai nos Screenings Funchal de Julho! Não percas nenhuma destas obras.

Abaixo poderás conhecer a programação completa dos Screenings Funchal para julho de 2021.




Chungking Express – 02/07/2021 e 03/07/2021 às 21h

Screenings Funchal
© LEFFEST

Sob os neons da paisagem urbana de Hong Kong, duas histórias paralelas exploram a melancolia do amor perdido e a inocência das novas paixões. A primeira narrativa segue o agente 223, um polícia que projecta o seu destino numa colecção de latas de ananás cujo prazo de validade expira a 1 de Maio. Um encontro com uma mulher misteriosa que usa uma peruca loira arranca-o do estado de estagnação em que se encontra. A segunda história desenrola-se em torno do agente 663 e do fim da sua relação com uma assistente de bordo, uma tragédia que chega aos ouvidos do empregado de um snack-bar que começa à procura de formas de o animar. Com as suas cores vibrantes e movimento efervescente, Chungking Express marcou o momento de internacionalização de Wong Kar Wai.

Podes ler a crítica de “Chungking Express” do nosso Senior Editor Cláudio Alves aqui.




Anjos Caídos- 09/07/2021 e 10/07/2021 às 21h

Screenings Funchal
© Block 2 Pictures

Num cenário urbano nocturno, Wong Chi Ming é um assassino a soldo que tenta deixar a sua ocupação. Entre uma relação ambígua com a sua parceira profissional e um encontro com uma prostituta, a sua vida cruza-se com histórias de outras personagens que deambulam as ruas de Hong Kong. Ao longo de episódios excêntricos e de referências à cultura pop, Anjos Caídos é um retrato vibrante da condição de alienação de indivíduos inseridos no ritmo acelerado da vida distorcida da cidade.




Felizes Juntos – 16/07/2021 e 17/07/2021 às 21h

filmes na tv
Leslie Cheung e Tony Chiu-Wai Leung em “Felizes Juntos” (1997) © Block 2 Pictures

Lai Yiu Fai e Ho Po Wing viajam para a Argentina em busca de aventuras. Pouco depois de chegar, o casal incompatibiliza-se e Ho abandona o seu parceiro. Na sua ausência, Lai arranja um emprego num bar de tango em Buenos Aires, até que Ho regressa à sua vida após ser vítima de um espancamento. Mas à medida que a vida de Lai toma uma nova direcção quando este conhece um rapaz Taiwanês, Ho continua o seu caminho de declínio para um lugar de destruição muito diferente daquele que conhecia. Considerada uma das obras mais emblemáticas do New Queer Cinema, Felizes Juntos é um romance turbulento que valeu a Wong Kar Wai o Prémio de Melhor Realizador em Cannes.




Disponível Para Amar – 23/07/2021 e 24/07/2021 às 21h

disponivel para amar leffest critica
“Disponível para Amar” | © LEFFEST

Um retrato delicado de uma história de amor pouco convencional. Enquadrado pela sublime paleta de cores e pelos íntimos slow-motions de Wong Kar Wai, o filme viaja através dos olhares enigmáticos de dois indivíduos que, depois de se mudarem para o mesmo prédio com os seus parceiros ausentes, começam a acreditar que os seus respectivos esposos estão a ter um caso. Na sua solidão e aborrecimento, Chow e Su tornam-se mais próximos à medida que fazem as pazes com os seus fracassos românticos. Uma exploração profunda do acaso, do vazio, da solidão, acompanhada pela melancólica banda sonora de Shigeru Umebayashi, Disponível para Amar é o trabalho mais emblemático e impressionante de Wong Kar Wai.




2046 – 30/07/2021 e 31/07/2021 às 21h

Screenings Funchal
© Jet Tone Production

Chow Mo Wan está a escrever um livro de ficção científica sobre um comboio que viaja para um sítio chamado 2046, onde os passageiros poderão recuperar as suas memórias perdidas e de onde nunca ninguém regressou. Inspirado nas suas próprias aventuras com várias mulheres no Hotel Oriental em Hong Kong, a fronteira entre ficção e realidade em breve começa a esbater-se. Seguindo um rastro de ligações misteriosas, 2046 é considerado a sequela de Disponível para Amar (2000). Mestre da narrativa não-linear, Wong Kar Wai cria aqui uma rede de rostos que se interligam – alguns dos quais afogados em mágoa, outros entregues à paixão – e envolve-os na sua estética tão característica, rica em sombras frondosas e cores contrastantes.

Presta atenção às redes sociais dos Screenings Funchal e ao website oficial para ficares a par de todas as informações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *