Séries que te introduziram ao universo anime (parte 1)

[tps_header]

Quer sejas fã, ou não, deste tipo de desenhos animados, garantimos-te que uma destas séries anime apresentaram-te às produções de animação japonesas!

[/tps_header]

Todas as pessoas que se tornam fãs de algo, quer seja um género de música, de filme, de livros, etc, precisaram daquela primeira obra que os apresentou ao tal género e fez com que a pessoa se tornasse fã do género. O mesmo acontece com as séries anime. É certo que há casos excepcionais, mas a maior parte dos fãs de anime, e até mesmo qualquer pessoa que não seja grande apreciadora do tipo de desenho animado, tiveram aquela série (ou séries, se for esse o caso) anime em comum que os apresentou ao mundo anime, muito devido ao facto das séries anime só se encontrarem disponíveis através da televisão quando foram lançadas. Confere a lista que te apresentamos e diz-nos se nós tínhamos ou não tínhamos razão!

[tps_start_button label=”| CLICA e DESCOBRE |” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 14pt;” class=””]




COWBOY BEBOP

 

anime

 

Série aclamada pela crítica, realizada por Shinichiro Watanabe e lançada em 1998. A história ocorre no ano de 2071 e centra-se num grupo de caçadores de recompensas que viajam na nave Bebop. É uma série cheia de aventura, ação, tragédia e comédia. Cowboy Bebop explora ainda alguns conceitos filosóficos como o existencialismo e a solidão. Esta foi uma série anime bastante famosa na altura em que saiu e foi uma das principais responsáveis para a abertura do público ocidental ao desenho animado japonês. O realizador americano  Rian Johnson terá afirmado que Cowboy Bebop influenciou visualmente os seus filmes, principalmente Brick. Cowboy Bebop foi transmitida em Portugal através da SIC Radical.




INUYASHA

 

anime

 

Inuyasha esteve em exibição no Japão entre 2000 e 2004, contabilizando 167 episódios. Em Portugal a série foi transmitida pelos canais Animax a Panda Biggs. A história segue Kagome Higurashi, uma jovem de 15 anos de Tóquio, que é transportada para o período Sengoku, depois de cair num poço no santuário da sua família, acabando por se encontrar com o meio-demónio Inuyasha. Quando um monstro daquela época tenta tirar a jóia mágica Shikon que estava incorporada em Kagome, ela acidentalmente destrói a jóia em vários pedaços que ficam dispersos por todo o Japão. Inuyasha e Kagome começam a viajar para recuperá-los antes que o poderoso demónio Naraku encontre todos os pedaços. Esta é uma série anime de aventura, fantasia e comédia romântica que chegou a alcançar o vigésimo lugar no top 100 das melhores séries anime de 2006 da TV Asahi.




DRAGON BALL Z

 

 

Esta é daquelas séries que dispensa apresentações e é, sem dúvida, a grande responsável pela presença das séries anime em Portugal. Dragon Ball Z é a continuação da série Dragon Ball, e permanece ainda hoje como a série anime mais famosa de todos os tempos. Esta série aparece recheada de longos combates com muita acção. Em Dragon Ball Z, as histórias possuem um ambiente mais sério que nas da série anterior, substituindo a comédia, mas o humor ainda existe em partes da série. Possui vários episódios em que o suspense é entrelaçado aos acontecimentos que inicialmente não parecem ter grande importância, ou de factos despercebidos e revelados com maiores detalhes no auge do tal acontecimento. A série anime foi exibida em Portugal em vários canais como SIC, SIC Radical e SIC K.

Lê Também:   Palworld revela nova atualização direcionada aos fãs de Pokémon

LÊ AINDA: Dragon Ball Super | Series Premiere em análise




POKEMON

 

 

Tal como Dragon Ball Z, Pokemon é outra série que não precisa de qualquer apresentação. A série anime inspira-se na franquia de jogos do mesmo nome e está dividida em cinco temporadas: a série original, Advanced Generation, Diamond & Pearl, Best Wishes! e, atualmente, XY, que começou a ser transmitida em 2013. Cada temporada é baseada num videojogo da franquia. Nas transmissões internacionais, a série é dividida em 17 temporadas. O anime possui uma série spin-off, Pokémon Chronicles, que é baseada nos personagens secundários do anime, e os programas de variedades live action Weekly Pokémon Broadcasting Station, Pokémon Sunday, Pokémon Smash! e Pokémon Get TV, que estrearam no final de 2013, e ainda 18 filmes! Em Portugal a série foi transmitida pela SIC, que ficou responsável pelas 10 primeiras temporadas, e pelo Panda Biggs, que transmitiu as restantes temporadas.




NEON GENESIS EVANGELION

 

Neon_Genesis_Evangelion

 

Neon Genesis Evangelion foi transmitida entre 1995 e 1996 e enquadra-se nos géneros mecha e pós-apocalíptico. A série passa-se em Tóquio, quinze anos depois de um cataclismo global. A história principal centra-se no jovem Shinji, um adolescente que é recrutado pela obscura organização NERV para pilotar em combate uma biomáquina gigante chamada Evangelion contra seres monstruosos conhecidos como Anjos. A série anime explora as experiências e emoções dos outros pilotos e membros da NERV enquanto tentam evitar uma nova catástrofe. A série possui simbolismos e temas religiosos proeminentes nos seus episódios, incluindo imagens do Cabala, Cristianismo, Judaísmo e Xintoísmo. Neon Genesis Evangelion é uma das séries de anime mais bem-sucedida e aclamada da década de 90. É considerada uma crítica e desconstrução do género mecha e tornou-se num ícone cultural, influenciando um renascimento artístico e técnico da indústria de anime. Em Portugal a série teve a transmissão feita pela SIC, e mais tarde, pela SIC Radical.




HEIDI

 

 

Heidi é um verdadeiro clássico das séries anime que faz qualquer pessoa sentir uma forte nostalgia pelos momentos passados junto à televisão só para ver as aventuras da pequena Heidi. Realizada por Isao Takahata (O Conto da Princesa Kaguya) e com a colaboração de Hayao Miyazaki, a série acompanha a sua protagonista nas suas várias descobertas e aventuras nos Alpes suíços, junto do seu avôzinho. Heidi foi transmitida em 1974 no Japão, contando no total com 52 episódios. Em Portugal, o canal responsável pela sua transmissão foi a RTP.

LÊ TAMBÉM: Animes e mangas | O fenómeno japonês em Portugal




DIGIMON

 

digimon

 

Tal como Pokemon, Digimon também se inspira numa franquia de brinquedos digitais, mangas e jogos electrónicos lançados na década de 90. A série anime está dividida nas seguintes temporadas: Digimon Adventure, Digimon Adventure 02, Digimon Tamers, Digimon Frontier, Digimon Savers/Digimon Data Squad, e Digimon Xros Wars/Digimon Fusion. A transmissão da série em Portugal foi partilhada pelos canais SIC, TVI, Canal Panda e Panda Biggs. A história centra-se no contacto entre certos humanos e os Digimons. Quando um humano entra em contacto com um digimon, ele torna-se num digiescolhido, mesmo sem saber disso. Todos os Digimons evoluem conforme o seu treino e idade, porém no caso dos Digimons treinados por digiescolhidos, esta evolução pode ser “forçada”, acontecendo de maneira temporária, de modo que após a luta, o digimon geralmente regressa ao seu estado anterior. A história de Digimon acompanha as várias gerações que protagonizam as temporadas, assim como os seus digimons, nas suas aventuras pelo Mundo Digital (ou Digimundo).

Lê Também:   Palworld revela nova atualização direcionada aos fãs de Pokémon



YU-GI-OH!

 

assistir-yu-gi-oh-online

 

Série inspirada na manga de Kazuki Takahashi e exibida entre 2000 e 2004. Esta é na verdade a segunda adaptação da manga e tem como título original Yu-Gi-Oh! Duel Monsters, porém ficou conhecida no ocidente apenas como Yu-Gi-Oh! e teve um total de 224 episódios, tendo sido transmitida pelo canal SIC. Yu-Gi-Oh! conta a história de Yugi Muto, um rapaz tímido que adora todos os tipos de jogos, mas é muitas vezes vítima de bullying. Um dia, ele resolve um antigo artefato conhecido como o Enigma do Milénio que faz com que o seu corpo se torne hospedeiro de um espírito misterioso com a personalidade de um jogador. A partir desse momento sempre que Yugi ou um de seus amigos era ameaçado por alguém com malvadez nos seus corações, o outro Yugi aparecia e desafiava-os para um perigoso jogo que revela a verdadeira natureza do coração de alguém. Os derrotados eram muitas vezes submetidos a um castigo chamado Penalty Game.




NAVEGANTES DA LUA

 

sailormoon

 

Sailor Moon, ou Navegantes da Lua, foi uma das séries anime mais populares em Portugal na década de 90. A exibição começou em 1995, no canal SIC, durante o programa infantil Buéréré. Devido ao enorme sucesso, a série começou a ser transmitida na TVI em 2000, no programa infantil Batatoon. Dois anos depois começou a ser exibida no Canal Panda, mas só em 2011 o canal passou a transmitir as temporadas todas. Os críticos elogiam a série anime por retratar amizades fortes, para além do grande número de personagens bastante distintas que têm dimensões e aspectos únicos no decorrer da história e a capacidade de alcançar um público amplo, embora o público-alvo fosse o sexo feminino. A série anime e a manga são citadas como responsáveis por revigorar o género magical girl ao adicionar heroínas dinâmicas e cenas de ação. Depois do seu sucesso, muitas séries anime do mesmo género começaram a ser lançadas.

LÊ MAIS: Nova série de Sailor Moon estreia em Julho




SAKURA, A CAÇADORA DE CARTAS

 

sakuracaçadoradecartas

 

Esta é provavelmente a série menos popular ou conhecida desta lista, mas ainda assim foi transmitida em Portugal e portanto permitiu introduzir um grupo de pessoas ao desenho animado anime. A série foi exibida pelo Canal Panda, pela RTP1,  RTP2 e pelo canal Panda Biggs. Sakura, a Caçadora de Cartas conta a história de Sakura Kinomoto, uma menina de 10 anos que liberta acidentalmente um conjunto de cartas mágicas chamadas Cartas Clow. O seu trabalho é reunir todas essas cartas antes que elas causem transtornos à cidade onde ela vive.


PARTE 2 >>


2 thoughts on “Séries que te introduziram ao universo anime (parte 1)

  • Só um detalhe, a série NEON GENESIS EVANGELION foi originalmente transmitida na SIC e só mais tarde na SIC Radical 🙂

  • Cara Ana,
    Obrigada pela correção! 😉
    Esperemos que este artigo tenha sido do seu agrado 🙂

    Cumprimentos,
    Filipa Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *